Há novidades? Conte à comunidade sobre seu progresso

22 dez 2018 · Atualização: 5 out 2023

Rinoplastia - o desespero dos primeiros dias

Vale a pena
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?

Fiz a cirurgia há 17 dias, e embora eu ainda esteja longe do resultado final, já estou mais calma e acredito que talvez este relato ajude a tranquilizar alguém que esteja passando pelo que eu passei. Como disse, estou com 17 dias de operada e a primeira semana foi bem complicada. Apesar do médico ter me alertado que no início ia ficar bem arrebitado e que eu iria me assustar, acho que eu não tinha absorvido essa informação como deveria.

No dia seguinte à operação, assim que eu tirei o curativo de baixo, me desesperei. Meu nariz estava muuuito empinado. Eu sabia que o curativo estava puxando bem o nariz pra cima, mas mesmo assim não conseguia controlar o medo. Chorei, me arrependi, foi horrível. Principalmente, pq meu nariz não era tão feio assim. Ele me incomodava bastante, principalmente em alguns ângulos, mas nada que comprometesse minha auto estima. Só queria melhorá-lo um pouco. Por isso, fiquei tão apavorada quando me vi. Eu paguei para ficar horrorosa daquele jeito. Sinceramente, não desejo a ninguém o que senti naqueles dias. Pode parecer bobeira, mas acho que só quem passa por isso entende.

Quando cheguei na primeira revisão, após uma semana, vi pela primeira vez o meu nariz sem curativo. Tava esquisitíssimo. Não era meu nariz e aquela não era eu (estar inchada e roxa também não ajudava). Eu acho que só não me desesperei naquele momento, pq pelo menos tava melhor do que com o curativo. Não estava mais parecendo um ratinho como antes, mas mesmo assim não me reconheci. O médico me acalmou bastante, ele é muito bom, tudo tava acontecendo justamente como ele falou, então resolvi confiar.

Continuei mais uma semana com o curativo, e agora estou há três dias sem. Eu sei que estou bem no início do processo, mas já estou me sentindo melhor. O meu nariz ainda não está 100%, mas já melhorou bastante.

O curativo funciona como uma cinta, comprimindo para controlar o inchaço. Depois que você tira, o nariz vai relaxando, ficando mais normal. Além disso, segundo o meu médico, a frente (que era o que mais me desesperava depois da cirurgia) é o que mais demora para ver o resultado.

Então, por mais difícil que seja, é importante tentar ficar calmo. Tentar focar no fato de que não vai ficar assim como está agora (fazia/faço disso um mantra rs). Quando for na consulta, exponha todos os seus receios e suas dúvidas. Com certeza, você não é o primeiro paciente do seu médico a ficar apreensivo logo após a cirurgia. Isso é normal e ele saberá te tranquilizar.

Para quem ainda não fez a cirurgia, é fundamental encontrar um profissional de confiança. Pesquise referências, resultados anteriores, eventuais processos por erro/negligência médica. Trata-se do seu rosto. Nenhum cuidado é excessivo. Além disso, prepare-se emocionalmente (eu não estava). O processo é longo e difícil, principalmente para os ansiosos.

Bem, é isso. Continuo aqui na minha recuperação e torço para que todos nós tenhamos excelentes resultados!!

21

Comentários (21)

Oi Ana! Meu caso é exatamente como o seu. Como vc está ? E o nariz? Seus relatos me tranquilizaram. Fi a minha dia 3/1. Me sinto um ratinho misturado com Michael Jackson.
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Ahh! Outro detalhe. Mesmo eu achando estranho e tal, as pessoas ao redor falam que a mudança foi muito sutil. Que parece que eu emagreci. Elogiaram e tal. A pessoa mais crítica e exigente com o resultado foi só eu mesma. A gente conhece muito bem o nosso rosto. Qualquer alteração gera um estranhamento. Imagina no nariz. É importante lembrar disso também também :)
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Tô me sentindo assim... E olha que o médico avisou que ia ficar empinado...que ia mudar com tempo e blá bla... mais no momento eu nao processei a informação...agora me desespero toda vez que olho no espelho... Espero que esse fase passe logo...
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Oi, arrependida! Sei bem o que você quer dizer. Eu estou com um mês e seis dias de operada e já melhorei bastante. Você ainda está com o curativo, certo? Fica muito diferente quando tira. Eu sei que é difícil acreditar, principalmente quando o espelho tá ali gritando o quao estranho seu nariz está, mas acredite: não fica daquele jeito, de verdade. Seu nariz tá todo comprimido, todo apertado. Depois ele vai relaxando.

Meu nariz já caiu um pouco desde que eu tirei o curativo, mas ainda to no processo também. Não choro mais, mas tem dia que eu fico completamente focada só no nariz. É até difícil trabalhar. Meu principal problema é que eu acho que minha fisionomia mudou e eu não estava preparada pra isso. Eu realmente achava que as mudanças que eu ia fazer não me mudariam tanto. O nariz tá bonito, tá muito melhor do que o meu original, mas eu ainda não me acostumei com ele no meu rosto. Acho que eu não me desespero pq pelo menos minha cara tá melhor do que imaginei que ficaria quando eu me vi pela primeira vez depois da cirurgia. Na verdade, muda muito de um dia para o outro e até mesmo ao longo do dia. Normalmente eu estranho, mas as vezes eu gosto e outras eu acho que nem mudou rs. É muito louco.

Enfim, é preciso muita paciência de verdade. Fica tranquila pq ainda é muito cedo. Eu sei que é difícil, mas pode ficar calma. Você está muito no iniciozinho. Não se baseia nas pessoas que já apresentaram satisfatório. Isso varia muito de como era o nariz antes, do organismo, da recuperação. O único certo mesmo é que o resultado final começa a aparecer em seis meses a um ano. A gente ainda tem um longo caminho.

Até lá tenta não deixar isso te dominar. Eu também to tentando aqui rs. Sempre que achar que tá ruim, lembra que muda muito e não vai ficar daquele jeito!!
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Oi Ana! Suas palavras me ajudaram mais ainda. Agora à tarde vou retirar o gesso.
Como vc, eu tbm não estava preparada para essa cirurgia. Na minha mente, eu ia operar e no dia seguinte estaria feliz com meu nariz novo.
Tbm tive o mesmo pensamento: qq mudança no rosto , mesmo que mto sutil, faz muiiita diferença. E é isso que nos deixa loucas.
Deixa eu te perguntar:
O seu caiu um pouco? Deu uma “abrida”, uma espalhada no rosto?
Um abraço e mto obrigada!
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Oi!! Que bom que te ajudou. É muito reconfortante ver as palavras e experiências de quem passou/está passando por isso. Tenho a impressão que as pessoas ao redor por mais compreensão e empatia que tenham, não conseguem entender de fato nossas angústias. Às vezes, elas não conseguem ver pq são coisas que só nós mesmas reparamos.

Mas enfim...

O meu deu uma caída sim. Sem sombra de dúvidas, não está igual a como estava nem com o curativo, nem como quando tirei. Já melhorou bastante. Deu uma espalhada sim.

Mas ainda está bem marcadinho. Minha ponta está está muuuuito dura. Muito mesmo. Mas acho que isso é bem comum. O relaxamento das estruturas nasais é um processo que vai acontecendo com os meses. E conforme isso vai acontecendo, vai ficando mais natural...

Tenta ficar tranquila. Eu mesma só tive condições de escrever algo aqui depois de 17 dias. Antes meu desespero era tanto que eu não sabia nem colocar em palavras o que estava sentindo.

Beijos e qualquer coisa grita :)
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Meu Deus 😦 É desesperador eu q o diga. Acompanhando já há 5 anos o profissional que me operou e nunca vi relatos de nenhum paciente falando q não deu certo. Sempre olhava as pessoas q operavam e sempre deu certo e após 5 anos resolvi operar e meu nariz tá muito empinado é muito aberto tipo um porquinho que desespero 😫 triste
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Oi, Ana! Tudo bem? Como está seu nariz hoje em dia? Tenho 12 dias de operada e estou passando pelo mesmo, muito nervosa
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Olá! Estou passando por isso meu nariz parece q está na testa de tão empinado é aberto. Meu Deus q desespero nessas nos arrependemos tanto. Não tenho mas como voltar atrás agora é encarar. Que triste estou
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Como vc está agora após alguns meses?
Fazem 23 dias q fiz a minha e o nariz está super empinado, tô desesperada
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Oi Ana tudo bem? Estou com 16 dias de cirurgia e estou passando pela mesma situação :( é horrível, um pesadelo, como está seu nariz hoje? A ponta caiu um pouco? Obrigadaa
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Ola meninas! Estou passando pela mesma situação, segundo dia de operada e meu nariz tá horrível!! Empinado, suuuuuuper inchado e pareço um porquinho! Só choro e estou duas noites totalmente em claro!! Não dormi nada! Meu Deus me programei tanto e descobri que não estava preparada psicologicamente! Já fico pensando na cirurgia reparadora pra consertar!! Me ajudem! Tô desesperada de verdade!
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Oi, a ponta emponada desce, fica tranquila, o inchaço faz teu nariz inteiro subir, eu estou com 98 dias, tá na mesma altura que era antes o meu e no começo tava horrível, mas baixou graças a deus, tô na esperança só de ele definir agr :(
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Aiii tomara que meu nariz desça! O seu está lindo!! Estou igual a um porquinho, além de estar muito inchada, dolorida e o pior de tudo arrependida!!
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Vai sim, isso você pode ter certeza, um conselho que te dou é não ficar reparando nele toda hora, pq ele vai mudar muito, cada dia vai ser um nariz diferente. Ele não vai desinchar certinho sabe, não funciona assim, então tem dias que um lado vai tá mais inchado, tem dias que o outro, tem dias que vc vai amar, tem dias que vai odiar, então não faça o erro que cometi de ficar se torturando e reparando pq vai dificultar o processo. Mas sério, fica tranquila que ele desce, o meu levou uns 60 dias para descer
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Outra coisa, não chore muito pq faz ele inchar e aumenta a chance de dar fibrose ou algum problema de cicatrização, então não fique pirando e tenha calma, eu sei que é **** e difícil, mas juro que me arrependo de não ter escutado quem me falou isso e ter ficado pirando kkkkkk
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
É só resta ter paciência agora né ...hoje pedi receita de ansiolítico pra médica porque já estou há duas noites sem dormir! E a falta de repouso também prejudica na recuperação! Mas olha não é fácil né ...da vontade de sumir!! Obrigada pela força!
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Eu tirei hoje meu curativo e estou com uma semana de cirurgia me sentindo horrível 😭
Tava parecendo um porquinho quando estava com a tala, agora eu estou parecendo um ratinho pois meus lábios superiores estão meio travados. Eu estou desesperada, só sei chorar
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
laiseariadine olá, como vai? Flor, é normal no começo esse inchaço, você vai ver um melhor resultado daqui uns 4 meses.
Vai dando notícias para nós, tá bom?!
Temos esse grupo de operadas: https://forum.cirurgia.net/rinoplastia/grupo-rinoplastia-2021-61951

Beijos e seja bem-vinda a CirurgiaNet 💕
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Olá laiseariadine estou com 11 dias de operada! Meu lábio superior também está travado e meu nariz está inchado, principalmente a ponta que parece uma bolinha! Fique calma querida, o nariz vai mudar bastante nos próximos meses,pelo menos é isso que todo mundo fala e que tenho visto em diversas fotos! Vamos ter paciência que em breve estaremos belas! Bjo
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Obrigada por compartilhar seus medos. Estou com mesmo sentimento tirei a tala e que mais me incomodava no meu nariz era ponta e para mim ela está igual. Porém a ponta e que mais demora que desinchar e ter paciência e pensar positivo.
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?
Responder
Tem certeza de que deseja excluir essa foto?

Você gostou desta história? Conte-nos a sua aqui!

Anúncio
O sonho da Rinoplastia

Fiz a minha tão sonhada Rinoplastia e na mesma cirurgia fiz Septoplastia e Turbinoplastia, com osteotomias laterais. Desde de menina, sonhava em fazer a Rinoplastia e dia 17/01/18, esse tão sonhado dia chegou!
O que me surpreendeu muito foi...

Ler mais
Rinoplastia

Fazem dois meses no dia 22/04 que fiz minha rinoplastia, o tipo do meu nariz e negroide bem barraquinha, o meu médico disse que só levantaria...

Ler mais
Rinoplastia Rinoplastia Rinoplastia

Todo o conteúdo desta página é gerado por usuários reais do portal e não por médicos ou especialistas.

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.