Informações sobre o tratamento

A endodontia é a área da odontologia que trata lesões do nervo e da raiz do dente, evitando infecções graves e extração do dente afetado. Conhecido também por tratamento de canal, consiste na retirada do tecido mole da parte interna do dente, que pode estar sadio, infectado, inflamado ou necrosado. É feita uma abertura na coroa ou na parte posterior do dente (no caso de dentes frontais), removendo o tecido infeccionado e fechando com um preenchimento específico. O acabamento é feito com uma restauração que dá uma aparência natural ao dente.

Tempo intervenção
60-90 minutos
Anestesia
Local
Hospitalização
Não é necessária
Recuperação
1-5 dias
Efeitos
Imediatos
Resultados
Permanentes

O que o custo pode incluir

  • Cirurgia
  • Anestesia
  • Revisões

Vantagens

  • Permite tratar o problema de canal, prevenindo a perda do dente
  • Impede que a infecção atinja a raiz dos dentes vizinhos
  • Acaba com a dor causada pelo dente infectado

Resultados esperados e riscos

Os resultados são imediatos. Apesar de ser uma cirurgia segura, a endodontia também pode ter complicações, como sangramento, infecções, má cicatrização, dor aguda e perda do dente.

A intervenção

Depois de aplicar anestesia, o cirurgião dentista perfura a coroa do dente afetado para limpar a infecção. Depois de uma semana, a abertura é selada com uma obturação. Se o dente foi muito comprometido, é realizada uma coroa com resina para restaurá-lo.

Cuidados após a intervenção

Após a endodontia, o paciente deve tomar a medicação receitada para evitar infecções e diminuir a dor. É recomendada manter uma dieta leve nos primeiros dias até que haja acompleta cicatrização, além de manter uma correta higiene bucal.

Contraindicações

A endodontia não é indicada para gestantes e lactantes. Também não é recomendada para pacientes com diabetes, problemas de circulação e de cicatrização. O cirurgião dentista avaliará todos os casos para verificar se o paciente é candidato à técnica.

O conteúdo publicado por Cirurgia.net é apenas informativo e orientado a compreender, de forma geral, em que consiste um tratamento em condições normais. Esta informação não pode ser considerada, em nenhum caso, como conselho médico.

Experiências

Ver todas

Pratico artes marciais já faz muitos anos. Sempre tomei muito cuidado e nunca tive nenhum problema até o dia que sai com pressa de casa e esqueci o protetor de dentes. No meio da luta recebi um golpe forte na boca que acabou quebrando dois dentes. Demorei muito para ir ao dentista e pela dor que estou sentindo acho que deve ter algo inflamado. Comentei a situação com um primo distante que é dentista e, segundo ele, provavelmente terei que fazer um tratamento de canal. Agora estou procurando um profissional na minha região que possa me confirmar esta informação.

Passei todo o ano passado me privando de muitas coisas e juntando dinheiro para poder fazer um tratamento de canal, sofri horrores durante as sessões por causa da dor para no final não conseguir o resultado que eu esperava. Todo o meu esforço foi em vão. Estou muito decepcionada, triste e com dor, já que meus dentes continuam inflamados. Não tenho dinheiro para começar tudo de novo, mas sei que preciso resolver este problema senão vou acabar perdendo os meus dentes. Busco um especialista que avalie a situação e me diga quantas sessões mais são necessárias.

Tive um acidente de bicicleta e acabei quebrando dois dentes da parte de cima. Foi só um pedacinho do dente, não dei muita importância porque nem dá pra ver muito. Acontece que outro dia fui pesquisar na internet e acabei entrando em pânico com a infomação que encontrei. Tudo indica que terei que fazer um tratamento de canal se eu não quero perder os dentes. Estou bastante assustado porque parece que este procedimento é bem complexo. Gostaria de conhecer a experiência de quem já fez este tratamento, como funciona, os prós e os contras.

1 comentário

Em outubro do ano passado fiz uma restauração num dos dentes da parte de baixo. O dentista pediu uma radiografia para saber se precisava fazer tratamento de canal. Ele disse que não precisava porque a carie não era profunda. Acontece que, desde então, eu não consigo mastigar sem sentir dor neste dente. O mesmo dentista já abriu o dente duas vezes e diz que não sabe porque me dói. Se ele não sabe, eu muito menos. Isso é normal?

Iniciei um tratamento de canal, fiz duas sessões e tive que parar porque não aguento a dor. A dentista disse que é coisa da minha cabeça e que não poderia doer tanto assim já que o dente foi anestesiado. Faz um mês desde a última visita e ainda sinto dor, mesmo tomando anti-inflamatório. Estou preocupada porque preciso retornar e acabar o tratamento, mas só de pensar em tudo que sofri me entra o pânico e começo a tremer. Gostaria de saber se esta dor é normal e em quanto tempo deveria retomar o procedimento para manter o resultado do que já foi feito.

Na última vez que fui ao dentista foi diagnosticada uma cárie que, segundo ele, deveria ser tratada urgentemente. Como eu não sentia dor, pensei que ele queria me empurrar um tratamento para poder cobrar bem mais do que valia a limpeza. Acontece que o tempo passou e a coisa se complicou. O dente começou a doer e, eu com vergonha do dentista, fui procurar outro que me disse com todas as letras que minha única opção para salvar o dente é fazer um tratamento de canal. Gostaria de conhecer a experiência de quem passou por este tratamento.

Passei quase dois anos aguentando um pequeno incômodo que eu tinha num dos dentes de trás. Por ser algo que eu podia aguentar, fui relaxando e deixando o tempo passar porque sempre tinha coisas mais importantes que ir ao dentista. Esse pequeno incômodo se transformou num pesadelo. Não deu mais para esperar e fui obrigado ir a consultar. Para minha surpresa terei que fazer um tratamento de canal. Gostaria de conhecer a experiência de quem já fez este tratamento, se dói muito, quantas sessões é preciso e se o resultado é garantido.

Faz alguns meses comecei a sentir uma dor de dente moderada. Como só me doía de vez e quando, fui deixando até conseguir um tempinho para ir ao dentista. Ainda não consegui ir ao dentista e a dor aumentou ao ponto da minha boca latejar. A dor aumenta com o calor e não tem analgésico que faça ela diminuir. Eu acho que a raiz inflamou. Tenho a sensação que o dente cresceu e tenho muita dificuldade para mastigar. Além disso, quando baixo a cabeça, parece que o dente pesa uns 10Kg. Preciso urgentemente encontrar um profissional que me ajude a me livrar desta dor.

Era apenas uma dor de dente e como não incomodava muito e eu não tinha tempo para ir ao dentista, fui disfarçando com analgésicos e gargarejo com ervas. Até que chegou o dia que acordei desesperado no meio da madrugada, com uma dor insuportável não só no dente, mas em toda a cabeça. Fui levado imediatamente ao Pronto Socorro e, após quase duas horas de espera, o dentista de plantão encontrou uma infecção que atingiu a raiz do dente. Graças à atenção e profissionalismo do doutor Adilsom deu tempo de fazer um tratamento de canal, mas foi por pouco que não perdi o dente.

Temas do fórum

Ver todos
Temas Mensagens Última mensagem
quero saber da endodontia
joaocarlos9 · Vitória (Espírito Santo)
joaocarlos9 5 9 Fev 2017
5 9 Fev 2017
4 30 Dez 2016
5 14 Dez 2016
Pergunte ao médico

perguntas

Ver todas

Artigos

Ver todos

Centros destacados

Ver todos

Clínica Fina Estampa

1 recomendação

A Clínica Fina Estampa é um espaço moderno e bem equipado, que reúne toda a infra-estrutura necessária para cuidar da estética do seu corpo e rosto, sempre com muita segurança e resultados satisfatórios. Nossos tratamentos são inovadores e as técnicas utilizadas por nossos especialistas são aprimoradas ao longo de anos de experiência em estética.À frente do setor de cirurgia plástica, está a Dra. Giovana Haeser, CRM 21254 / RQE 13311 e 15029. Nosso centro também conta com dermatologistas, odontologistas, fisioterapeutas, esteticistas e especialistas em ortomolecular.A sede da Clínica Fina Estampa está localizada em Porto Alegre e atendemos pacientes interessados de toda a região. Entre em contato e agende uma consulta com um dos especialistas.ginecomastiamamoplastiaplástica do abdômenlipoesculturamicropigmentaçãoclareamento dentalortodontiabotoxpeeling

Porto Alegre (Rio Grande do Sul) Rio Grande do Sul

OdontoWell

Na OdontoWell reunimos profissionais especializados nas principais áreas da Odontologia, oferecendo aos pacientes tratamentos modernos e eficientes. Trabalhamos com muita ética e profissionalismo, tratando de desvincular a imagem de sofrimento do trabalho do dentista.EspecialidadesNossa equipe traça sempre o melhor plano de ação na hora de cuidar da saúde bucal e estética de nossos pacientes, aliando competência a rapidez e conforto. Serviços odontológicos de qualidade e com preço justo, dentre eles clareamento dental, endodontia, próteses e implantes.LocalizaçãoNossa clínica conta com a estrutura necessária para atender os pacientes com segurança e conforto. Estamos num excelente ponto de Belo Horizonte, no Bairro Mangabeiras. Entre em contato para agendar uma primeira consulta. Será um prazer receber a sua visita.

Belo Horizonte (Minas Gerais) Minas Gerais

Odonto Estética Gilcelia Carneiro

Odonto Estética Gilcelia Carneiro oferece tratamentos de qualidade e que estão em dia com as inovações na Harmonização Orofacial. Nossa estrutura é equipada com o que há de mais moderno, tudo isso visando a satisfação de nossos pacientes.EspecialidadesTemos todos as especialidades de tratamentos odontológicos, com serviços de periodontia, endodontia, implantes, restaurações em resina e porcelanas, blocos e coroas metal free, além de clareamentos. Nossos tratamentos são coordenados, para se obter a máxima qualidade possível. Também oferecemos tratamentos de Harmonização Orofacial com aplicação de toxina botulínica. Buscamos sempre novos conhecimentos em atualizações, pós-graduações e congressos, para ser capazes de oferecer aos pacientes a segurança e o conforto que tanto esperam.LocalizaçãoSituado na zona Sul do Rio de Janeiro, em Ipanema, há mais de 20 anos, a Odonto Estética Gilcelia Carneiro está de portas abertas para receber sua visita. Entre em contato para agendamentos e mais informação.

Rio de Janeiro (cidade) Rio de Janeiro