Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 8 Mar 2019

• Informações sobre a Drenagem Linfática
  • O que é drenagem linfática?
  • Quais são os objetivos da drenagem linfática?
  • Quem pode se beneficiar da drenagem linfática?
  • Como encontrar um profissional especializado em drenagem linfática?
  • Como é uma sessão de drenagem linfática?
  • Depois da sessão de drenagem linfática
  • Riscos / efeitos colaterais

Vídeo realizado por Clínica Nautilus

Informações sobre a Drenagem Linfática

Vindo da palavra latina lympho, que significa água. A água tem um grande papel no corpo: alimentará as células, participará da defesa imunológica e da destruição de intrusos, e também drenagem e filtração de resíduos. O corpo humano contém 3 litros de água, em média. Em alguns casos, a circulação pode falhar, ocorrendo vários sintomas: membros inchados, celulite, pernas pesadas, estrias, etc. Um tratamento para esse problema é a drenagem linfática.

métodos para drenagem

O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma massagem projetada para estimular a circulação da água e nutrientes no corpo. Existem diferentes técnicas:

Drenagem linfática manual de acordo com o método Vodder:
Esta técnica consiste em fazer movimentos circulares, exercendo uma pressão variável com as mãos.
Drenagem Linfática Mecânica:
Também conhecida como pressoterapia este método utiliza as pernas com botas infláveis, conectadas a um compressor. O compressor irá inflar cada compartimento individualmente, exercendo pressão controlada nas pernas de baixo para cima.
Drenagem linfática manual:
Diretamente resultante do trabalho de Vodder, esta técnica combina o método Vodder e a pressoterapia.

benefícios da drenagem

Quais são os objetivos da drenagem linfática?

O objetivo principal da drenagem linfática é lutar contra o edema linfático e, assim, reduzir o risco de insuficiência venosa e o desenvolvimento de doenças associadas.
Além disso, há outros benefícios ligados com a prática da drenagem:

• Fortalecer as defesas imunitárias e, portanto, ajudar o corpo a combater melhor as doenças,
  • Alívio da sensação de pernas pesadas,
  • Ajudar a combater o stress com o efeito relaxante da massagem
  • Lutar contra a celulite e contra qualquer degradação da pele devido à fadiga ou envelhecimento.
combate a celulite

Quem pode se beneficiar da drenagem linfática?

A drenagem linfática pode ser feita em duas situações: por prescrição médica do médico ou por motivos estéticos.

No ambiente médico, ele irá, em particular, ser necessária em caso de linfedema, edema associado com uma doença neurológica, inflamação reumática, eczema, acne ou sinusite. As sessões também podem ser prescritas após a lipoaspiração. No caso de um objetivo estético, as sessões de drenagem linfática participarão do rejuvenescimento da pele e/ou combaterão a celulite, o estresse e a fadiga. No entanto, drenagem linfática não é recomendada se:  infecção aguda, tumor maligno, tuberculose, hipertireoidismo, doença cardíaca, trombose ou asma grave. Somente se o seu médico aconselhar para tal.

Portanto, mesmo se você deseja realizar a drenagem linfática por razões estéticas, você deve consultar o seu médico antes de garantir que isso é possível.

profissional para drenagem linfática

Como encontrar um profissional especializado em drenagem linfática?

Aqui, novamente, será necessário distinguir o uso médico do objetivo estético. No caso de uma prescrição médica, é essencial recorrer a um massagista aprovado - fisioterapeuta. Antes de qualquer consulta, você tem a oportunidade de verificar suas habilidades entrando no site do Conselho Federal de Medicina ou de Fisioterapia. No caso de sessões de drenagem linfática esteticamente projetadas, você pode recorrer a diferentes profissionais: massagista profissional - fisioterapeuta ou esteticista. Se você optar por ir a um centro de beleza, recomendamos que você verifique suas habilidades e sua seriedade, pedindo o treinamento recebido e o equipamento utilizado. É sempre mais recomendado estar assistido por um profissional médico.

tipos de drenagem linfática

Como é uma sessão de drenagem linfática?

O curso de uma sessão de drenagem linfática dependerá da técnica usada:

Para uma drenagem linfática manual, a pessoa está deitada na mesa de massagem, nua e coberta com um lençol. Somente a área a ser tratada é descoberta para que o profissional possa praticar a massagem. A sessão dura uma hora às 1:30.
Para drenagem linfática por pressoterapia, a pessoa também está deitada. Depois de definir o dispositivo, o médico fornecerá botas descartáveis. O médico pode aumentar o poder da massagem durante a sessão se o tratamento for bem suportado. Nesse caso, a sessão dura cerca de 35 minutos

sessões de drenagem

Depois da sessão de drenagem linfática

A drenagem linfática tem múltiplos benefícios. A pele é progressivamente apresenta melhores por estar drenada e oxigenada e, como resultado, há uma diminuição nas inflamações localizadas, uma melhor elasticidade da pele, diminuindo o efeito "casca de laranja". Alguns pacientes notaram uma melhora considerável na qualidade do sono, graças ao efeito relaxante da massagem.

inchaço e gordura

Riscos / efeitos colaterais

Sendo uma técnica não invasiva, a drenagem linfática não causa efeitos colaterais. Da mesma forma, não há risco de drenagem linfática, desde que você respeite as contraindicações e  conselhos do seu médico.

Porém o maior "risco" continua sendo uma imperfeição de resultado, principalmente no caso de drenagem linfática para fins estéticos. Na verdade, esse método é menos radical do que algumas cirurgias estéticas, como facelift ou lipoaspiração. Alguns pacientes podem, portanto, ficar desapontados com os resultados obtidos.

• O que é o efeito pernas cansadas, o que produz isso? "Essa mal estar de dor nas pernas, se for frequente pode ser pelo trabalho de você exerce, ficar muito tempo em pé ou muito tempo sentada pode ocorrer dores por falta de circulação. Mas dependendo da sua idade pode ser início de uma osteopenia que é causada pela redução do cálcio nos ossos em consequência da falta de tomar sol diariamente. O melhor é procurar uma profissional para fazer uma boa avaliação e determinar o seu problema, se for má circulação é bom fazer drenagem linfática que estimula a circulação e melhora muito as dores. E não se esqueça de tomar sol diariamente para ter saúde, pois ele é que processa a vitamina D no nosso corpo e ela é responsável pela síntese de várias substância que necessitamos para ter uma boa saúde." Marias Estética & Podologia
  • O que posso fazer para combater a retenção de líquidos? "Uma dieta equilibrada associada a procedimentos estéticos, como como drenagens linfáticas, pode ajudar você a combater a retenção de líquidos. Cuidado com chás milagrosos ou diuréticos que provocam uma desidratação momentânea que fará o seu corpo reter mais líquidos a seguir. Beba água sempre que sinta sede que o seu organismo é muito poderoso para manter tudo em funcionamento" Dra. Caroline Kroeff
  • É normal a drenagem linfática deixar hematomas? "A drenagem linfática não deixa hematomas, pelo contrário ajuda o organismo a absorver o edema e hematomas, por isso é indicado em pós operatório. A massagem modeladora pode acontecer de ficar com algum hematoma." Dra. Ruth Graf
  • A drenagem linfática tira a gordura do corpo? "A drenagem linfatica nao tira gordura localizada, como o nome diz, ela diz, ela melhora atraves da manipulaçao a parte da drenagem linfatica e com isso melhora a retençao de liquido no local."  Clínica Haim Erel

• Estou grávida, posso fazer o  procedimento? "A drenagem linfática é muito indicada para amenizar o inchaço na gravidez, porém deve ser feita por profissionais especializados. É importante ter a autorização do seu obstetra. Não são todas as gestantes que podem fazer e nem em qualquer período da gestação. Normalmente é indicada após o terceiro mês." LM Laser

"Eu resolvi procurar esse procedimento, porque tive três gestações, o que resultou muita celulite e gordura localizada. Eu tive um pouco de medo de pagar e não ter muito resultado, mas como não tinha dinheiro suficiente para pagar uma plástica resolvi arriscar. Depois da terceira sessão comecei a ver os resultados e fiquei feliz. A parte mais difícil era as dores provocadas por alguns dos aparelhos usados, mas aguentava quieta sempre pensando que no término de cada sessão eu ia poder ver o resultado cada vez melhor."

Josi8 - Tamarana, Paraná

"A drenagem linfática quando feita por um profissional qualificado, é o complemento perfeito pra dietas e cirurgias, pois elimina o excesso de líquido no corpo. Eu comecei um tratamento de 10 sessões de drenagem, já estou na 5 e os resultados são fantásticos. Sem retenção de líquidos, barriga menor, super recomendo!"

JoanaMachado1 - Rio de Janeiro (cidade), Rio de Janeiro

"Não poderia estar mais satisfeita!
    Tenho muita retenção de líquido e antes de começar meu tratamento com a drenagem linfática eu tinha muito desconforto no final do meu dia, sempre ficava com a as pernas muito inchadas e doloridas, após iniciar a drenagem 1 vez por semana, a qualidade da minha vida melhorou muito!! Sempre após o meu trabalho faço minha drenagem e vou para casa muito mais leve e feliz!"

Maite1 - Belo Horizonte (Minas Gerais), Minas Gerais

"Já tinha tentado vários tratamentos estéticos para perder gordurinhas localizadas e me livrar da odiada celulite. Só gastei tempo e dinheiro porque o resultado foi praticamente zero. Não digo que as técnicas que experimentei não são eficazes, mas meu corpo não reagia bem. Então decidi fazer a última tentativa e provar a termoterapia. Foi quando entendi que o que pedia o meu corpo era calor rsrsrsrs. Os resultados foram visíveis após a primeira sessão. Adorei tudo, principalmente a forma como cuidaram de mim na clínica."

NecaDutra35 - Estrelado, Espírito Santo