Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 22 mai 2020

Navegação

  • Informações sobre a Drenagem Linfática
  • O que é drenagem linfática?
  • Quais são os objetivos?
  • Quem pode realizar?
  • Como encontrar um profissional especializado?
  • Como é uma sessão?
  • Depois da sessão
  • Riscos e efeitos colaterais
  • Perguntas frequentes
  • Bibliografía

Vídeo realizado por Clínica Nautilus

Informações sobre a Drenagem Linfática

A água tem um grande papel no corpo: alimentar as células, participar da defesa imunológica e drenar resíduos.

O corpo humano contém 3 litros de água, em média. Em alguns casos, a circulação pode falhar, ocorrendo vários sintomas: membros inchados, celulite, pernas pesadas, estrias, etc.

Um tratamento para esse problema é a drenagem linfática.

métodos para drenar o corpo

Dependendo do caso as técnicas podem variar

O que é drenagem linfática?

A drenagem linfática é uma massagem projetada para estimular a circulação da água e nutrientes no corpo. Para esse procedimento, existem diferentes técnicas:

  • Manual: Consiste em fazer movimentos circulares, exercendo uma pressão variável com as mãos.
  • Mecânica: Também conhecida como pressoterapia este método utiliza as pernas com botas infláveis, conectadas a um compressor. O compressor irá inflar cada parte individualmente, exercendo pressão controlada nas pernas de baixo para cima.
  • Manual e Mecânica: O método que combina as duas técnicas acima.
benefícios

Ajuda tanto a previnir doenças como a melhorar o funcionamento do corpo

Quais são os objetivos?

O objetivo principal da drenagem linfática é lutar contra o edema linfático e, assim, reduzir o risco de insuficiência venosa e o desenvolvimento de doenças associadas.
Além disso, há outros benefícios ligados com a prática:

  • Fortalecer as defesas imunitárias e, portanto, ajudar o corpo a combater melhor as doenças
  • Alívio da sensação de pernas pesadas
  • Ajudar a combater o stress com o efeito relaxante da massagem
  • Melhora do sistema digestivo
  • Lutar contra a celulite e contra qualquer degradação da pele devido à fadiga ou envelhecimento
combate a celulite

A maioria das pessoas pode fazer o procedimento

Quem pode realizar?

A drenagem linfática pode ser feita em duas situações: por prescrição médica ou por motivos estéticos.

Em caso de ser recomendada por um médico, será para tratar em caso de linfodema, edema associado com uma doença neurológica, inflamações, acne, sinusite ou por problemas no intestino. As sessões também podem ser prescritas após procedimentos, como lipoaspiração, abdominoplastia, entre outros.

No caso de um objetivo estético, as sessões podem ter o objetivo de rejuvenescimento da pele, combate a celulite, o estresse e/ou fadiga.

No entanto, o tratamento não é recomendada em casos de infecção aguda, tumor maligno, tuberculose, hipertireoidismo, doença cardíaca, trombose ou asma grave. 

Portanto, mesmo se você deseja realizar a drenagem linfática por razões estéticas, você deve consultar o seu médico antes.

profissional para o procedimento

Pesquise bastante sobre os profissionais

Como encontrar um profissional especializado?

Aqui, novamente, será necessário distinguir o uso médico do objetivo estético. No caso de uma prescrição médica, é essencial recorrer a um fisioterapeuta

Antes de qualquer consulta, é possível consultar as habilidades de cada profissional entrando no site do Conselho Federal de Medicina

No caso de buscar o procedimento somente por estética, é possível buscar centros que estejam especializados no tema. De toda forma, aconselhamos que você seja avaliado antes por um profissional médico, para ter certeza que pode realizar o tratamento.

tipos

O procedimento é bem rápido

Como é uma sessão?

Para uma drenagem linfática manual, a pessoa está deitada na mesa de massagem, nua e coberta com um lençol. Somente a área a ser tratada é descoberta para que o profissional possa praticar a massagem. A sessão dura em média 1h-2h.
Para drenagem linfática por pressoterapia, a pessoa também vai estar deitada. A máquina vai realizar o procedimento com mais pressão do que a que é feita manualmente, mas o profissional vai regulando a força utilizada durante todo o processo para garantir o conforto do paciente, ademais de garantir os resultados. Nesse caso, a sessão dura um pouco menos, cerca de 35 minutos.

sessões para drenar

É importante beber bastante água após o procedimento

Depois da sessão

A drenagem linfática tem múltiplos benefícios. A pele progressivamente apresenta melhores por estar drenada e oxigenada e, como resultado, há uma diminuição nas inflamações localizadas, uma melhor elasticidade da pele, diminuindo o efeito "casca de laranja".

Alguns pacientes notam uma melhora considerável na qualidade do sono, graças ao efeito relaxante da massagem.

Além disso, logo após o procedimento é possível ver a área menos inchada e ter vontade de ir ao banheiro, já que o corpo é "ativado" a retirar as tóxinas do corpo. 

inchaço e gordura

A maioria dos pacientes está feliz com o resultado

Riscos e efeitos colaterais

Sendo uma técnica não invasiva, a drenagem linfática não causa efeitos colaterais. Dessa forma, não há riscos, desde que você respeite as contraindicações e conselhos do seu médico. 

Alguns médicos comentam que é necessário ter uma alimentação leve após o procedimento, ou evitar fumar ou beber, já que o metabolismo fica mais ativo e a pessoa pode ter problemas na digestão de alimentos.

Porém o maior "risco" continua sendo uma imperfeição de resultado, principalmente no caso de drenar para fins estéticos. Na verdade, esse método é menos radical do que algumas cirurgias estéticas, como facelift ou lipoaspiração. Alguns pacientes podem, portanto, ficam desapontados com os resultados obtidos, considerando insatisfatório.

Perguntas frequentes

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."