Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 12 Jun 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre depilação a laser
  • O que é depilação a laser?
  • Como funciona a depilação a laser?
  • As fases de crescimento dos pelos
  • Quem é o candidato ideal?
  • Quais partes do corpo podem ser depiladas?
  • Quais tipos de lasers estão disponíveis?
  • Quem entrar em contato para uma sessão de depilação a laser?
  • Como se preparar para uma sessão de depilação a laser?
  • Como ocorre a sessão de depilação a laser?
  • Contra-indicações e riscos
  • Os prós e contras da depilação a laser
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Vídeo realizado por Fina Forma

Informações sobre depilação a laser

A depilação a laser é um tratamento cada vez mais popular entre todos aqueles que, tanto homens quanto mulheres, buscam uma solução "definitiva" para eliminar pêlos indesejáveis.

O número de pessoas que preferem o laser aos métodos mais tradicionais de depilação, como a depilação com cera ou navalha, está em constante crescimento, pois remove quase todos os pêlos e tem uma duração muito maior.

depilação permanente

Muitas pessoas se sentem mais confortáveis sem pêlos

O que é depilação a laser?

A depilação a laser é um método de depilação que, após a sessão, garante o afinamento do cabelo, retarda o crescimento.

Não é considerado uma depilação permanente
, pois mesmo após o tratamento é necessário fazer sessões de manutenção para garantir resultados duradouros.

pêlos indesejados

É necessário parar a depilação por um tempo

Como funciona a depilação a laser?

A depilação a laser utiliza as propriedades térmicas de um feixe de luz em alta frequência. Em poucas frações de segundo o calor é transferido para o cabelo, causando a destruição do bulbo, deixando-o incapaz de gerar cabelo por longos períodos de tempo.

É necessário lembrar que o laser não pode danificar todos os pêlos, apenas aqueles que estão crescendo. Por isso, seja necessário parar a depilação normal por um tempo antes do tratamento, assim os resultados no final serão melhores.

crescimento dos pelos

O fase do crescimento dos pêlos influência no tratamento

As fases de crescimento dos pelos

É importante saber que os cabelos passam por um ciclo de crescimento dividido em 3 fases. Nem todos os cabelos estão na mesma fase ao mesmo tempo, é por isso que várias sessões de remoção de pêlos a laser são necessárias para remover todos os pêlos indesejáveis. Você pode obter até 2500 folículos, mas apenas 100 deles podem ser tratados com o laser. Dito isso, consideramos três diferentes estágios de crescimento do cabelo:

  • Fase anágena:  fase de crescimento, em que a raiz é maior e mais visível. Esta é a fase em que a depilação a laser é a mais eficaz. 
  • Fase catágena: fase de involução do cabelo, onde lentamente se separa da raiz, até se separar completamente e caindo.
  • A fase telógena: terminou seu ciclo de crescimento e é invisível. É a fase menos indicada para realizar uma sessão de depilação a laser.
depilação eficaz

Dependendo do tipo de pêlo os resultados são diferentes

Quem é o candidato ideal?

Em teoria, todas as pessoas podem se submeter a depilação a laser. Porém, somente o profissional será a pessoa mais capaz de assegurar que o indivíduo pode realizar o tratamento. Isso porque, será analisado a estrutura do pêlo e as possibilidades do tratamento ter sucesso, ou não.

Para pessoas idosas com cabelos quase brancos, o laser não é uma boa opção, já que essa cor reflete a luz e não há efeito, portanto para pessoas que têm pêlos mais escuros o tratamento tem mais chances de conseguir melhores resultados.

Com relação à idade, é possível se submeter a esse tratamento desde a puberdade, embora deva ser levado em conta que, devido às alterações hormonais da adolescência, os pêlos podem aparecer novamente.

pêlos da virilha

Pode ser feita em homens e mulheres

Quais partes do corpo podem ser depiladas?

É possível utilizar o tratamento para remover pêlos em todo o corpo e rosto, incluindo os genitais e as áreas mais delicadas, como virilha e axilas.
Além disso, é cada vez mais solicitado por aqueles que usam este método para retirar e remodelar a área da barba.

maneiras de retirar os pêlos

Cada pessoa pode receber um tratamento diferente

Quais tipos de lasers estão disponíveis?

Hoje em dia diferentes tipos de lasers estão disponíveis no mercado, embora as tecnologias mais eficazes sejam aquelas que atuam em indivíduos de pele clara. Para as pessoas que têm a pele morena há o risco de deixar manchas, por isso é necessário ter muito cuidado com o equipamento utilizado.

 Com base no tipo de pele e no tipo de cabelo, o médico recomenda o tratamento mais eficaz e adequado para cada caso.

sessão de depilação

Profissionais médicos são mais indicados

Quem entrar em contato para uma sessão de depilação a laser?

Sabe-se que muitos centros de beleza realizam o procedimento hoje em dia, mas é necessário buscar a opinião médica sobre essa possibilidade.

Então, para a sua segurança, busque um profissional de dermatologia na sua cidade.

cuidados com a pele

As épocas mais frias são as melhores

Como se preparar para uma sessão de depilação a laser?

É aconselhável não aplicar qualquer tipo de creme, perfume ou desodorante para evitar irritações na pele.

Para um melhor resultado, não é recomendado o uso de lâmpadas de bronzeamento e é bom limitar a exposição ao sol nas três semanas anteriores. Outono e inverno são os períodos mais adequados para realizar o procedimento.

pêlos do corpo

Os resultados são imediatos

Como ocorre a sessão de depilação a laser?

Antes da depilação pode ser aplicado um gel refrescante, ou creme anestésico, para minimizar o desconforto durante o tratamento. O ajuste da luz laser, a potência e a frequência variando de acordo com as características do cabelo.

Em média a sessão dura entre 15-20 minutos. Durante todo o tratamento, o paciente e o médico devem usar óculos de proteção para evitar danos aos olhos com luz laser. Já a partir da primeira sessão, é possível ver os resultados.

Estes não são resultados definitivos, pois após 6-8 semanas eles vão começar a ficar mais finos, sinal de que já é necessário refazer o procedimento.

Algumas áreas do corpo podem ser mais sensíveis que outras, mas o tratamento não é doloroso.

riscos na depilação

Os resultados geralmente são positivos

Contra-indicações e riscos

A depilação a laser é uma técnica segura que não tem contra-indicações particulares, no entanto, há algumas pequenas precauções que devem ser tomadas em consideração porque cada paciente pode apresentar uma sensibilidade diferente.

O aparecimento de edemas e pequenas queimaduras, que mais parecem de sol, são um dos efeitos colaterais mais comuns desse tratamento, mas desaparece com o passar dos dias.

Será necessário evitar a exposição ao sol, que poderia causar o aparecimento de manchas escuras, recomendamos o uso de protetor solar, especialmente se a área tratada está no rosto. Finalmente, embora não seja um tratamento invasivo, não é recomendado durante a gravidez ou no caso de indivíduos epilépticos.

quantidade de pêlos no corpo

Para os pacientes há mais vantagens que desvantagens

Os prós e contras da depilação a laser

As vantagens da depilação são: É um processo quase indolor, reduz de maneira considerável a quantidade de cabelo e retarda o crescimento dos mesmos por um tempo.

As desvantagens são: O processo não pode ser feito em cabelos brancos, a pessoa deve evitar a exposição solar e talvez ocorra alguma complicação.

Perguntas Frequentes

A depilação a laser para a barba é definitiva? "Com experiência própria, o laser é muito mais eficaz que luz pulsada. No entanto, é mais para reduzir, porque o resultado fica aproximadamente um ano. Normalmente são necessárias 4 sessões e, eventualmente, uma extra. É um procedimento bem dolorido e consideraria a opção de fazer com sedação se for fazer toda. Se for fazer somente na parte inferior, podendo usar anestesia." Dr. Robson Netto

É possível retirar os pelos e fazer-los nunca mais voltar?"A depilação a laser age pela interação da energia luminosa com a melanina, que gera aquecimento e necrose das células responsáveis pela produção dos pelos. Após a finalização do tratamento, são indicadas sessões anuais para manutenção dos resultados."Mybeleza

Sou mulher e tenho barba, o que pode ser? "O melhor a fazer é procurar um médico endocrinologista que solicite alguns exames, pois isto pode ocorrer por fatores hormonais." Marias Estética & Podologia

Tenho vitiligo, posso fazer a depilação a laser? "O laser funciona sim em cima de tatuagens, mesmo em cima de cicatrizes. É importante saber qual é o laser que está sendo usado. Pela sua descrição é uma tatuagem escura, é uma tatuagem que dá para dar um resultado satisfatório. O número de sessões dependerá da qualidade da tatuagem e do tipo de pigmentos usado. Uma tatuagem feita por amador, normalment, o resultado é mais rápido." Clínica Haim Erel

Planos médicos cobrem a depilação a laser? "Nenhum plano cobre depilação a laser, pois é considerado procedimento estético." Dra. Ruth Graf

Quanto tempo é necessário esperar de uma sessão a outra? "O que vai determinar o tempo entre cada sessão é o ritmo de crescimento dos pelos. Você terá algumas áreas que o intervalo entre as sessões poderá chegar ate 2 meses e algumas áreas (como a barba nos homens) que terá que fazer outra sessão apos 7/15 dias." Clínica Haim Erel

Em pele morena, é possível fazer a depilação a laser? "Você pode fazer sim, mas tem que ter a maior cautela na escolha do profissional. Não são todos os aparelhos que podem ser feitos em pele morena, correndo o risco de manchar a pele. Nós temos o aparelho Xeo Cutera. Este aparelho é um dos mais modernos que existe tanto na parte de depilação como rejuvenescimento." Dra. Ruth Graf

Depoimentos

"Já tinha tentando várias formas de depilação a laser e nenhuma tinha visto resultado. Até que..."

Ver experiência

TabataCarvalho - São Paulo (cidade), São Paulo

"No começo é difícil ver o resultado, mas logo após a primeira sessão e após alguns dias é possível ver o quanto esse tratamento é bom. Recomendo que..."

Ver exoeriência

Clara18 - Belo Horizonte (Minas Gerais), Minas Gerais

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."