Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 13 Fev 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre depilação a laser
  • O que é depilação a laser?
  • Como funciona a depilação a laser?
  • As fases de crescimento dos pelos
  • Quem é o candidato ideal?
  • Quais partes do corpo podem ser depiladas?
  • Quais tipos de lasers estão disponíveis?
  • Quem entrar em contato para uma sessão de depilação a laser?
  • Como se preparar para uma sessão de depilação a laser?
  • Como ocorre uma sessão de depilação a laser?
  • Contra-indicações e riscos
  • Os prós e contras da depilação a laser
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Vídeo realizado por Fina Forma

Informações sobre depilação a laser

A depilação a laser é um tratamento cada vez mais popular entre todos aqueles que, tanto homens quanto mulheres, buscam uma solução "definitiva" para eliminar pêlos indesejáveis.

O número de pessoas que preferem o laser aos métodos mais tradicionais de depilação, como a depilação com cera ou navalha, está em constante crescimento, pois remove os cabelos quase em sua totalidade e de forma definitiva.

depilação permanente

O que é depilação a laser?

A depilação a laser é um método de depilação que, após a sessão, garante o afinamento do cabelo, retarda o crescimento e quase garante seu total desaparecimento.

Não é considerado uma depilação permanente
, pois mesmo após o tratamento é necessário fazer uma ou duas vezes por ano de sessões de manutenção para garantir resultados duradouros ao longo do tempo.

É interessante saber que o termo depilação significa a remoção da parte visível do cabelo, enquanto o processo de depilação elimina o cabelo. na íntegra, incluindo o bulbo capilar.

pelos no corpo

Como funciona a depilação a laser?

A depilação a laser utiliza as propriedades térmicas de um feixe de luz de alta frequência. Em poucas frações de segundo o calor é transferido para o cabelo, causando a destruição do bulbo e da pilifera, deixando-o incapaz de gerar cabelo por longos períodos de tempo.

Especificamente, este tratamento é conhecido como fototermólise seletiva, a luz do feixe de laser é absorvida pela melanina contida na haste do cabelo e transmitida, na forma de calor, ao bulbo, desta forma a capacidade de criar um novo cabelo é inibida. É bom lembrar que com o laser não se pode danificar todos os pêlos, apenas aqueles que crescem.

crescimento dos pelos

As fases de crescimento dos pelos

É importante saber que os cabelos passam por um ciclo de crescimento que é dividido em 3 fases, cada uma das quais pode durar vários anos. Nem todos os cabelos estão na mesma fase ao mesmo tempo, é por isso que várias sessões de remoção de pêlos a laser são necessárias para remover permanentemente todos os pêlos indesejáveis. Você pode obter até 2500 folículos pilosos em 2,5 cm de pele, mas apenas 100 deles podem ser tratados com o laser. Dito isso, consideramos três diferentes estágios de crescimento do cabelo:

  • Fase anágena, é a fase de crescimento, em que a raiz é maior e mais visível. Esta é a fase em que a depilação a laser é a mais eficaz. Esta fase pode durar de 3 a 7 anos.
  • Fase catágena, é a fase de involução do cabelo, durante a qual este lentamente se separa da raiz, até se separar completamente, caindo. A fase catágica dura cerca de 1 semana.
  • A fase telógena, a lâmpada está em repouso, terminou seu ciclo de crescimento e é invisível. É a fase menos indicada para realizar uma sessão de depilação a laser.

    Nem todos os pêlos da mesma fase ao mesmo tempo e podendo trabalhar apenas com os pêlos em crescimento, várias sessões são necessárias para se obter um bom resultado. Entre uma sessão e outra, deve-se evitar o uso de cera ou qualquer outro tipo de depilação para evitar interromper o ciclo de crescimento.

depilação eficaz

Quem é o candidato ideal?

As pessoas com cabelos escuros e peles são as que têm uma resposta melhor, onde há maior contraste entre pele e cabelo, o laser tem o melhor. No entanto, é bom lembrar que, mesmo que exista atualmente um laser que produza bons resultados em todos os tipos de pele, a depilação será mais eficaz quando houver um contraste significativo entre a cor da pele e a do cabelo.
O mais fácil de manusear são os cabelos escuros, seguidos pelos vermelhos e depois os louros, que são de longe os mais difíceis.

Para pessoas idosas com cabelos quase brancos, o laser não é uma boa opção, já que essa cor reflete a luz e não agride o cabelo.
Com relação à idade, é possível se submeter a esse tratamento desde a puberdade, embora deva ser levado em conta que, devido às alterações hormonais típicas da adolescência, os pêlos podem aparecer novamente.

remover pelos

Quais partes do corpo podem ser depiladas?

Você pode usar este método de remover o cabelo em todo o corpo e no rosto, incluindo os genitais e as áreas mais delicadas, como virilha e axilas.
Depilação a laser é cada vez mais usada para remover pêlos do rosto e pescoço. Além disso, é cada vez mais solicitado por aqueles que usam este método para tratar e remodelar a área da barba.

maneiras de retirar os pelos

Quais tipos de lasers estão disponíveis?

Diferentes tipos de lasers estão disponíveis no mercado, embora as tecnologias mais eficazes sejam aquelas que atuam em indivíduos de pele clara e pele escura. Estão atualmente disponíveis vários lasers que produzem excelentes resultados para outros tipos de pele.
Com base no tipo de pele e no tipo de cabelo, o médico recomenda o tratamento mais eficaz e adequado para cada caso.

sessão de depilação

Quem entrar em contato para uma sessão de depilação a laser?

Você pode entrar em contato com diferentes profissionais para realizar uma sessão de depilação a laser, seja um médico estético, um dermatologista ou uma esteticista qualificada. No Brasil é possível buscar profissionais médicos também para esse tratamento, além de verificar com o mesmo profissional se há alguma anormalidade hormonal para tratar.

cuidados com a pele

Como se preparar para uma sessão de depilação a laser?

Não são necessárias precauções especiais antes de ir às sessões de depilação a laser: apenas a área a tratar deve ser cuidadosamente raspada. É aconselhável fazê-lo dias antes e não aplicar qualquer tipo de creme, perfume ou desodorante para evitar irritações na pele.

Antes de se submeter a esse tipo de tratamento é necessário uma visita especializada que estabeleça o tipo de pele e condição da pele, a cor e a espessura do cabelo, o número de cabelos presentes para escolher o tipo de laser mais adequado. O médico elaborará um quadro completo do estado geral de saúde do paciente, para excluir o possível uso de drogas contraindicadas à depilação a laser e testes clínicos relacionados. Neste ponto será o médico para indicar o número de sessões necessárias e quais são os resultados que esperamos alcançar através do uso de várias tecnologias. Para um melhor tratamento, não é recomendado o uso de lâmpadas de bronzeamento e é bom limitar a exposição ao sol nas três semanas anteriores. Outono e inverno são os períodos mais adequados para se submeter a um tratamento de depilação a laser.

procedimento de depilação

Como ocorre uma sessão de depilação a laser?

É um tratamento não invasivo que ocorre na clínica e não requer anestesia. A área afetada deve ser previamente raspada com uma navalha porque o cabelo será queimado e a vaporização pode causar queimaduras. Além disso, o cabelo longo conserva a energia do laser na parte mais superficial do cabelo sem conseguir alcançar o bulbo. Em alguns casos, antes da depilação pode ser aplicado um gel refrescante ou creme anestésico para minimizar o desconforto durante o tratamento.
O ajuste da luz laser, a potência e a frequência variam dependendo das características do cabelo, do fototipo e das lesões ou imperfeições da pele.

Dependendo da área a ser tratada também variam o tempo, que começa a partir de 15 minutos para pequenas áreas, calcula-se que cada pulso de laser atue em uma área de cerca de dois centímetros quadrados. Durante todo o tratamento, o paciente e o médico devem usar óculos de proteção para evitar danos aos olhos com luz laser.

a partir da primeira sessão, é possível ver os resultados: após cerca de duas semanas da sessão, os pêlos crescentes que foram tratados cairão sem a necessidade de raspá-los. Estes não são resultados definitivos, após 6-8 semanas eles vão começar a ficar mais finos e será hora de começar uma nova sessão.

Entre uma sessão e a próxima há um intervalo de 4-6 semanas, em cada sessão cerca de 15-20% dos cabelos são eliminados e o número total de sessões varia de pessoa para pessoa.

Esta não é uma terapia dolorosa, geralmente há um leve formigamento, semelhante ao de um choque; para as áreas mais delicadas e as pessoas mais sensíveis à dor, um creme anestésico pode ser aplicado algumas horas antes

riscos da depilação

Contra-indicações e riscos

A depilação a laser é uma técnica segura que não tem contra-indicações particulares, no entanto, há algumas pequenas precauções que devem ser tomadas em consideração e por isso é sempre aconselhável testar uma pequena superfície do corpo, e assim ver como reage pele ao tratamento.

O aparecimento de edemas e pequenas queimaduras, que mais parecem de sol, são um dos efeitos colaterais mais comuns no caso de tratamento com laser muito forte e costuma desaparecer dentro de alguns dias.

Após a sessão, a área pode aparecer avermelhada e inchada, mas tudo desaparece depois de algumas horas. Durante as semanas seguintes, será necessário evitar a exposição ao sol, que poderia causar o aparecimento de manchas escuras hiperpigmentadas, recomendamos aplicar um creme protetor solar de alta, especialmente se a área tratada está no rosto.

Mesmo o uso de alguns medicamentos orais, antibióticos e tratamentos hormonais combinados com depilação a laser podem causar manchas na pele, por isso devem sempre ser relatados ao médico. Finalmente, embora não seja um tratamento invasivo, não é recomendado durante a gravidez ou no caso de indivíduos epilépticos.

desaparecer os pelos do corpo

Os prós e contras da depilação a laser

As vantagens da depilação a laser são muitas: é uma depilação quase indolor, reduz o diâmetro dos cabelos, a quantidade e reduz o seu crescimento até que sejam invisíveis a olho nu. Ademais, o cabelo cresce menos rapidamente, reaparecendo apenas depois de meses.

Além disso, a pele não é continuamente estressada raspando a lâmina ou encerando, permanecendo lisa e evitando irritações irritantes, como foliculite.

Como já mencionado, não é um método eficaz para cabelos brancos ou mal pigmentados e após cada sessão não é possível se expor ao sol durante as quatro semanas seguintes.

Perguntas Frequentes

A depilação a laser para a barba é definitiva? "Com experiência própria, o laser é muito mais eficaz que luz pulsada. No entanto, é mais para reduzir, porque o resultado fica aproximadamente um ano. Normalmente são necessárias 4 sessões e, eventualmente, uma extra. É um procedimento bem dolorido e consideraria a opção de fazer com sedação se for fazer toda. Se for fazer somente na parte inferior, podendo usar anestesia." Dr. Robson Netto

É possível retirar os pelos e fazer-los nunca mais voltar?"A depilação a laser age pela interação da energia luminosa com a melanina, que gera aquecimento e necrose das células responsáveis pela produção dos pelos. Após a finalização do tratamento, são indicadas sessões anuais para manutenção dos resultados."Mybeleza

Sou mulher e tenho barba, o que pode ser? "O melhor a fazer é procurar um médico endocrinologista que solicite alguns exames, pois isto pode ocorrer por fatores hormonais." Marias Estética & Podologia

Tenho vitiligo, posso fazer a depilação a laser? "O laser funciona sim em cima de tatuagens, mesmo em cima de cicatrizes. É importante saber qual é o laser que está sendo usado. Pela sua descrição é uma tatuagem escura, é uma tatuagem que dá para dar um resultado satisfatório. O número de sessões dependerá da qualidade da tatuagem e do tipo de pigmentos usado. Uma tatuagem feita por amador, normalment, o resultado é mais rápido." Clínica Haim Erel

Planos médicos cobrem a depilação a laser? "Nenhum plano cobre depilação a laser, pois é considerado procedimento estético." Dra. Ruth Graf

Quanto tempo é necessário esperar de uma sessão a outra? "O que vai determinar o tempo entre cada sessão é o ritmo de crescimento dos pelos. Você terá algumas áreas que o intervalo entre as sessões poderá chegar ate 2 meses e algumas áreas (como a barba nos homens) que terá que fazer outra sessão apos 7/15 dias." Clínica Haim Erel

Em pele morena, é possível fazer a depilação a laser? "Você pode fazer sim, mas tem que ter a maior cautela na escolha do profissional. Não são todos os aparelhos que podem ser feitos em pele morena, correndo o risco de manchar a pele. Nós temos o aparelho Xeo Cutera. Este aparelho é um dos mais modernos que existe tanto na parte de depilação como rejuvenescimento." Dra. Ruth Graf

Depoimentos

"Já tinha tentando várias formas de depilação a laser e nenhuma tinha visto resultado. Até que comecei a fazer com o aparelho milesman e hoje ,na 7 sessão, quase não tenho pelos e cada vez sinto menos dores nas sessões."

Ver experiência

TabataCarvalho - São Paulo (cidade), São Paulo

"No começo é difícil ver o resultado, mas logo após a primeira sessão e após alguns dias é possível ver o quanto esse tratamento é bom. Recomendo que todas as pessoas que são insatisfeitas com seus pelos. Alguns sentem dores mas dura poucos segundos e o resultado vale a pena. É importante para melhorar a auto estima das pessoas que fazem pois é possível ficar varios dias sem pelos após a depilação, diferente da cera. Além de não ter tanta dor, a depilação dura muito mais. O preço é mais alto mas compensa muito mais"

Ver exoeriência

Clara18 - Belo Horizonte (Minas Gerais), Minas Gerais

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."