Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 20 Fev 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre a Crioterapia
  • O que é a crioterapia?
  • Qual o objetivo da crioterapia?
  • Quem é candidato para esse tipo de tratamento?
  • Como encontrar meu médico?
  • O que acontece durante a primeira consulta?
  • Como é o procedimento?
  • Como é o pós-operatório?
  • Quais são os resultados esperados?
  • Possíveis riscos e efeitos colaterais
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
crioterapia procedimento

Informações sobre a Crioterapia

A crioterapia é uma técnica eficaz para tratar casos diferentes. Este é um procedimento que visa acalmar vários tipos de dor em nosso corpo, como os hematomas, por exemplo. Os atletas também usam para recuperar mais rapidamente e melhorar seu desempenho. A base do procedimento é simples, levará cerca de 2 minutos a -110°C em uma sala fria.

nitrôgenio líquido

O que é a crioterapia?

É um tratamento a frio, o princípio é aplicar o nitrogênio líquido na área problemática, através de um vaporizador, um contato com um cotonete embebido em água ou uma sala fria especialmente preparada para o que é chamado de crioterapia corpo inteiro.

Para quem ainda não conhece as propriedades do nitrogênio líquido, é um agente criogênico que permite ter muito rapidamente o congelamento do tecido desejado (a -25 ou -50 ° C), sua temperatura inicial é -192 ° C. Durante o tratamento, a pele ou lesão tratada ficará branca. É interessante notar que a maioria das lesões descritas como "benignas" pode ser destruída a partir de -30 ° C. Para alcançar este estágio, será necessário manter a zona branca entre 10 e 30 segundos.

A explicação mais técnica da crioterapia é a seguinte: A água nas células será cristalizada por choque térmico com nitrogênio. Quando o contato entre a pele e o nitrogênio é interrompido, a área tratada se aquecerá gradualmente e isso só fortalecerá o processo. Essas diferentes fases são chamadas de "congelamento-descongelamento". Muitas vezes, os pacientes precisarão de apenas um ciclo, mas em situações um pouco mais graves, como as verrugas espessas, levará dois ciclos.

A crioterapia é especialmente adequada para aqueles que sofrem de dor crônica persistente e atletas de alto nível. Este último utiliza-o para recuperar a uma velocidade e carga acima do nível de treinos, sendo a oxigenação dos músculos favorecida pela diminuição da temperatura corporal. Portanto, haverá menos risco de dor muscular e microlesões musculares.

 objetivo da crioterapia

Qual o objetivo da crioterapia?

A vantagem dessa técnica é que ela pode ser usada para tratar vários tipos de problemas. Entre os mais conhecidos, por exemplo, o tratamento de verrugas de pele, verrugas genitais, manchas marrons, quimioterapia e perda de cabelo, ceratoses solares e crescimentos de corte que é geralmente encontrado sob as axilas, ao redor do pescoço ou sob as dobras da virilha.

A crioterapia como mais uma maneira de afinar o corpo, chama-se criolipólise
. Este é o melhor método de lipoaspiração médica desde o final da década de 90. Os depósitos de gordura serão eliminados sem que o paciente tenha que se submeter a lipoaspiração ou outra cirurgia cosmética mais ou menos pesada. O objetivo é reduzir as áreas de gordura usando frio para atingir as células de gordura. Ao fazer isso, a silhueta será bem esculpida e os resultados serão bastante convincentes. Você pode escolher esta técnica para todas as partes do corpo que você deseja reduzir, a técnica é realizada no consultório.
Os principais objetivos da crioterapia também afetam dois efeitos significativos: o efeito antiinflamatório e o efeito analgésico. O frio provoca uma diminuição no tamanho dos vasos sanguíneos, o que efetivamente reduz o inchaço das articulações durante a vasodilatação em caso de inflamação.

pacientes de crioterapia

Quem é candidato para esse tipo de tratamento?

É possível que todos sejam candidatos à crioterapia, mas seguirão as várias precauções corporais e técnicas que o médico lhe explicará durante a primeira consulta. Os pontos a serem abordados podem estar relacionados ao consumo de álcool ou outras substâncias ou a atividades esportivas.
Claro, este tratamento é apenas para adultos, as crianças não serão capazes de segui-lo, é o mesmo para as mulheres grávidas. Entre as contraindicações a serem levadas em conta, deve-se notar que as pessoas que usam um marca-passo, que estão em diálise, que sofrem de alergia ao frio, distúrbios circulatórios ou hipertensão também não serão capazes de acessá-lo. Se você tiver problemas de saúde, você deve listá-los ao seu médico para não correr riscos.

médicos para a crioterapia

Como encontrar meu médico?

Para crioterapia, você precisará recorrer a um especialista aprovado e competente. É melhor escolher um médico ou fisioterapeuta que possa fazer esse tipo de cirurgia. Além disso, mesmo que um centro especializado ofereça tratamento, saiba que ele deve sempre ser realizado sob supervisão médica. O risco de queimaduras é cuidadosamente calculado e remoto, especialmente garantindo que o ar na sala fria ou nas caixas, por exemplo, seja o mais seco possível. Os riscos que você pode correr para uma sessão de crioterapia são reais, e é por isso que recomendamos que você não seja tentado pela pressa na escolha de seu médico.
Não hesite em fazer alguma pesquisa no site da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas para verificar se o médico que você escolheu será registrado

pré operatório crioterapia

O que acontece durante a primeira consulta?

Para ter certeza de que você é capaz de seguir uma crioterapia, você terá que passar pelo passo essencial que é a consulta pré-operatória. Durante esta fase, ele irá tomar sua pressão arterial e você passará uma bateria de testes para verificar cuidadosamente se você não tem riscos de contraindicações para o tratamento.
Você precisará falar abertamente sobre toda a sua história médica com seu médico, para que ele possa construir seu perfil e determinar o que fazer. Depois, ele lhe dará todas as informações necessárias sobre a operação, bem como pistas sobre os resultados esperados. Também será a hora de você fazer todas as perguntas que irão "tranquilizá-lo" nos dispositivos ou procedimentos a seguir.

tratamento crioterapia

Como é o procedimento?

Para crioterapia parcial, o dermatologista precisará remover a pele se necessário, então terá que arranhar a lesão com um bisturi se for uma verruga, pois é uma lesão espessa.

O nitrogênio será então aplicado sem anestesia, seja com um spray de criopulverização ou com um cotonete. A diferença está na profundidade do congelamento, o recipiente do cryospray está sob pressão, pode chegar a uma zona mais profunda. Na maioria dos casos, para pequenas lesões, utiliza-se principalmente um cotonete. A outra opção será usada principalmente para lesões espessas e múltiplas.

Não haverá curativo necessário para essas lesões, mas um creme de cura pode ser necessário em alguns casos. Se alguém está lidando com lesões superficiais, apenas uma sessão será suficiente. Para outros casos, levará várias sessões com algumas semanas de intervalo.

Para a crioterapia de corpo inteiro, o paciente deve entrar em uma sala fria como sauna e cobrir com uma touca, luvas, protetores auriculares, meias, maiô e máscara de cirurgião para evitar queimar. Objetos de metal devem ser removidos (piercing, relógios ...). Subsequentemente, deverá introduzir dois sacos de aclimatação, primeiro a -10 ° C, depois a -60 ° C, antes de entrar na câmara a -110 ° C. A sessão pode durar entre 2 e 4 minutos. Para o médico ver se está tudo bem, as câmeras são instaladas na sala com um sistema preciso de controle de temperatura.


Há também o que se chama de crioterapia parcial do corpo, que envolve levar o paciente a um cilindro (cabine individual) com apenas a cabeça do lado de fora, mas sempre com as mãos e os pés protegidos. A temperatura dentro destes "cryosaunas" está entre -120 ° C e -150 ° C.

pós operatório crioterapia

Como é o pós-operatório?

Na fase pós-operatória, o edema pode ser visto na área tratada, especialmente se for em uma parte do corpo onde a espessura da pele é bastante fina (como nas pálpebras, por exemplo).
Algumas pessoas podem ver uma bolha cheia de sangue ou líquido nas horas seguintes à sessão, mas elas não se preocupam, é bastante normal. Nesses casos, o médico deve perfurar, esvaziar e desinfetar sem remover a parte superficial da pele para evitar a erosão, que será dolorosa e retardará a fase de cicatrização. As infiltrações também são frequentes, mas darão lugar a uma crosta que desaparecerá depois de alguns dias.

O tempo de cicatrização é muito curto, mas pode depender de cada paciente. Em geral, levará dez dias, no máximo, contra uma semana para alguns pacientes.

pós operatório crioterapia

Quais são os resultados esperados?

Depende dos objetivos que você definiu com seu dermatologista ou médico. Se você optou pela crioterapia parcial, será capaz de eliminar completamente ou reduzir significativamente a dor se tiver pesquisado o efeito analgésico. Deve-se notar que são os atletas de ponta que mais usam esse tratamento para reabilitação rápida e efeitos antiinflamatórios.

Para quem quer usar a crioterapia para emagrecer, é bem eliminar entre 30% e 45% de gordura. Apenas esperará até que o corpo evacue as células adiposas destruídas, pode durar cerca de 12 semanas. Alguns médicos propõem dobrar a crioterapia com lipólise para um melhor resultado.

As pessoas que optaram pela crioterapia de corpo inteiro poderão acalmar seus problemas de reumatismo ou hematomas.

riscos da crioterapia

Possíveis riscos e efeitos colaterais

É um tratamento seguro, mas complicações são possíveis, mesmo que sejam raras. Entre os riscos para não se desviam, há casos de superinfecção em áreas de atrito e dobras, mas será suficiente para o tratamento com antibióticos e anti-sépticos para superar. A hipopigmentação também pode ser notada em pessoas com pele opaca, mas permanecerá apenas algumas semanas.

Se for um tratamento em uma verruga, pode haver uma deformação da unha se a área tratada estiver na base dela. Cicatrizes são muito raras, mas é importante enfatizar que isso é possível.

Para evitar qualquer tipo de complicação, não é aconselhável tocar nas crostas, tomar banho se você tiver uma e expor-se ao sol. Se você está planejando sair de férias, é melhor atrasar seu tratamento. Além disso, após as sessões agendadas, ele usará um creme de cura para ação mais rápida.

Perguntas Frequentes

  • O que é melhor para tirar verruga: laser ou crioterapia? "Depende do tipo da lesão. Só é possível responder com avaliação presencial." Clínica Horta Duarte
  • Crioterapia consegue bons resultado em quelóides?"A crioterapia pode reduzir alguns casos de cicatriz queloideana e até sumir com eles, tudo vai depender do tamanho das mesmas."Dr. Fabricio Francischone
  • Quanto custa esse tratamento? Por lei brasileira apenas é possível passar valores em consultório.
  • O plano de saúde cobre esse tratamento? É necessário entrar em contato com o seu plano para tirar essa dúvida, geralmente os planos não cobrem procedimentos que sejam considerados estéticos. 

Depoimentos

"Tenho 1,65cm e pesava 70kg, quem olha esse número acha que é pouca coisa mas garanto que a diferença é gigantesca, na minha luta por um corpo saudável, após já ter perdido 10kg, eu procurei saber sobre a criolipólise e me interessei, realizei o procedimento, minha barriguinha foi sugada para dentro de um potinho e congelada, não senti dor alguma o único desconforto era ficar na mesma posição por um tempo, depois a moça retirou minha barriga de lá e mais parecia uma pedra vermelha, haha, mas era normal, depois de uns minutos voltou ao normal, no dia não observei nenhuma mudança visual, porém já disseram que o resultado vem com o tempo e que temos que beber muita água e fazer exercícios, eu continuei na academia e me alimentando bem, e sem perceber reduzi muitos centímetros, hoje peso 55kg e ainda tenho uma gordurinha sobrando claro, pretendo realizar novamente o procedimento, espero obter novos resultados positivos!"

Ver experiência

nah_paula - Campinas (São Paulo), São Paulo

"Tenho 30 anos de idade e vou contar um pouco sobre o tratamento que fiz em outubro deste ano. Acho que este relato pode ajudar quem está interessado em eliminar gordurinhas extras e não quer passar por uma lipoescultura. Então deixo aqui minha opinião para orientar quem ainda está em dúvida e buscando informação.

Escolhi o centro da Dr. Janaina para fazer uma uma criolipolise, que é um procedimento estético que elimina gordura através de técnicas de resfriamento e com aparelhos específicos para este tratamento. E funciona! Eu acho que este tratamento é uma opção boa para eliminar pouca gordura localizada. Também não senti nenhum inômodo, todo o processo foi indolor. A médica e equipe sempre esclareceram minhas dúvidas e fiquei totalmente satisfeita com o atendimento oferecido do centro."

Ver experiência

Milene8 - São Paulo (cidade), São Paulo

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."