Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 19 Jun 2019

• Informações sobre a Crioterapia
  • O que é a crioterapia?
  • Qual o objetivo da crioterapia?
  • Quem é pode realizar a crioterapia?
  • Como encontrar meu médico?
  • O que acontece durante a primeira consulta?
  • Como é feito o procedimento?
  • Como é o pós-operatório?
  • Quais resultados esperar?
  • Possíveis riscos e efeitos colaterais
  • Perguntas Frequentes
crioterapia procedimento

Muitas pessoas buscam esse procedimento

Informações sobre a Crioterapia

Este é um procedimento que visa melhorar vários tipos de dor e problemas de pele, como, por exemplo, hematomas, inchaços, verrugas, e até mesmo celulite.

A base do procedimento é simples, levando cerca de 2 minutos na temperatura de -110°C, concentrado na região tratada.

Porém, é necessário relembrar que o tratamento deve ser feito por um profissional qualificado, porque o mal uso do equipamento pode levar a complicações sérias, como queimaduras de terceiro grau.

nitrôgenio líquido

A crioterapia pode ser realizada por atletas

O que é a crioterapia?

O tratamento é realizado com nitrogênio líquido, substância que vai ser aplicada na região que vai ser tratada, sendo controlada pelo o profissional que está realizando o procedimento.

Durante o tratamento, a pele ou lesão tratada ficará branca. É interessante notar que a maioria das lesões descritas como "benignas" pode ser destruída a partir de -30 ° C. Para alcançar este estágio, será necessário manter a aplicação de nitrogênio por 10 a 30 segundos.

A água nas células será cristalizada por choque térmico com nitrogênio, e pouco a pouco vai se soltando da pele. Em alguns casos pode ser necessário realizar mais de uma sessão, mas geralmente com uma ou duas sessões o procedimento já consegue bons resultados.

A crioterapia também pode ser utilizada por atletas profissionais, diminuindo a sensação de dor e promovendo uma rápida recuperação.

objetivo da crioterapia

Não é um procedimento cirúrgico

Qual o objetivo da crioterapia?

A vantagem dessa técnica é que ela pode tratar vários tipos de problemas. Entre os mais conhecidos, por exemplo, tratamento de verrugas de pele, verrugas genitais, manchas, perda de cabelo, manchas nas axilas, além de dores pelo o corpo, como dores musculares.

A crioterapia também pode afinar o corpo, tirando as células de gordura, mas nesse caso se chama criolipólise. O objetivo é reduzir as áreas de gordura usando frio para atingir as células de gordura, sem ser necessário cortes ou operação, como no caso da lipoaspiração.

Os principais objetivos da crioterapia também afetam dois efeitos significativos: anti-inflamatório e analgésico. O frio provoca uma diminuição no tamanho dos vasos sanguíneos, o que efetivamente reduz o inchaço das articulações durante a vasodilatação em caso de inflamação.

pacientes de crioterapia

É preciso consultar o profissional

Quem é pode realizar a crioterapia?

Todos podem ser candidatos à crioterapia, mas apenas um profissional da área pode dar a autorização para esse procedimento, o que deve ser respondido na primeira consulta.

O tratamento não pode ser feito em crianças e em mulheres grávidas, ou que estejam amamentando.

Pessoas com uma pele muito sensível também podem não poder fazer o procedimento, o que vai depender de cada caso e da avaliação médica.

médicos de crioterapia

O procedimento deve ter supervisão médica

Como encontrar meu médico?

Mesmo que um centro especializado ofereça tratamento, saiba que ele deve sempre ser realizado sob supervisão médica, já que há riscos de causar queimaduras.

Geralmente os pacientes buscam um cirurgião plástico para realizar o procedimento de crioterapia.

Não hesite em fazer alguma pesquisa no site da Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas para verificar se o médico que você escolheu será registrado

pré operatório crioterapia

Tire todas as suas dúvidas com o profissional

O que acontece durante a primeira consulta?

É essencial buscar um profissional para realizar uma consulta, pesquise bastante sobre os profissionais, e escolha um que mais se encaixe ao seu perfil.

Na primeira consulta o médico escolhido vai tentar entender mais sobre as suas motivações, medos e expectativas. É importante tirar todas as suas dúvidas e esclarecer tudo o que quer conseguir com o tratamento, para que o médico explique o que pode ou não pode ser feito.

Posteriormente o profissional vai analisar a área, determinar a quantidade de sessões necessárias e o valor.

tratamento crioterapia

O profissional deve usar roupas de proteção, assim como o paciente.

Como é feito o procedimento?

O nitrogênio será então aplicado sem anestesia, com diferentes técnicas. Para determinar a técnica escolhida o médico vai analisar a profundidade necessária para o congelamento.

Não haverá curativo, mas um creme pode ser utilizado para que a pele não fique irritada. Se a areá tratada foi superficial apenas uma sessão será suficiente. Para outros casos, levará várias sessões, média de 2-5 com algumas semanas de intervalo.

O paciente deve utilizar diversas coberturas para proteger outras áreas do corpo, evitando queimaduras. Objetos de metal também devem ser removidos, como piercing, brincos, relógios. A sessão pode durar entre 2 e 4 minutos.

É normal que durante o procedimento o paciente sinta o resfriamento e endurecimento da área, mas todo o processo vai ser controlado pelo o profissional, de forma segura para não causar danos a pele e também conseguir os resultados desejados.

pós operatório crioterapia

O processo de recuperação costuma ser bem rápido

Como é o pós-operatório?

Na fase pós-operatória, um edema pode ser visto na área tratada, especialmente se for em uma parte do corpo onde a espessura da pele é bastante fina (como nas pálpebras, por exemplo).

Algumas pessoas podem ver uma bolha cheia de sangue ou líquido nas horas seguintes à sessão, o que é bastante normal. Nesses casos, o médico deve perfurar, esvaziar e desinfetar, para não prejudicar a cicatrização.

No geral são necessários cerca de 10 dias para completar o ciclo da cicatrização, mas isso pode variar de acordo com cada paciente.

pós operatório crioterapia

Os resultados não são imediatos

Quais resultados esperar?

Se você optou pela crioterapia parcial, será capaz de eliminar completamente ou reduzir significativamente a dor dando um efeito analgésico. Muitos atletas utilizam esse procedimento para se recuperar rapidamente de qualquer lesão, ou dor muscular, por exemplo.

Para quem quer usar a crioterapia para emagrecer, é bem eliminar entre 30% e 45% de gordura. Mas é preciso lembrar que esse processo de emagrecimento não é imediato, levando em média até 12 semanas para o corpo retirar as celulas que foram mortas com o frio. Ademais de que, se o procedimento não for acompanhamento de uma vida equilibrada é pouco provável ter bons resultados.

riscos da crioterapia

As complicações são raras, mas possíveis.

Possíveis riscos e efeitos colaterais

É um tratamento seguro, mas complicações são possíveis, mesmo que raras. Entre os riscos há:

• Queimaduras
  • Cicatrizes
  • Necrose
  • Resultado insatisfatório

Para evitar qualquer tipo de complicação, não é aconselhável tocar na área tratada por um tempo, ter cuidado ao tomar banho e não se expor ao sol por algumas semanas.

Perguntas Frequentes

• O que é melhor para tirar verruga: laser ou crioterapia? "Depende do tipo da lesão. Só é possível responder com avaliação presencial." Clínica Horta Duarte
  • Crioterapia consegue bons resultado em quelóides?"A crioterapia pode reduzir alguns casos de cicatriz queloideana e até sumir com eles, tudo vai depender do tamanho das mesmas."Dr. Fabricio Francischone
  • Quanto custa esse tratamento? Por lei brasileira apenas é possível passar valores em consultório.
  • O plano de saúde cobre esse tratamento? É necessário entrar em contato com o seu plano para tirar essa dúvida, geralmente os planos não cobrem procedimentos que sejam considerados estéticos.

"Tenho 1,65cm e pesava 70kg, quem olha esse número acha que é pouca coisa mas garanto que a diferença é gigantesca, na minha luta por um corpo saudável, após já ter perdido 10kg, eu procurei saber sobre a criolipólise e me interessei, realizei o procedimento, minha barriguinha foi sugada para dentro de um potinho e congelada, não senti dor alguma o único desconforto era.."

nah_paula - Campinas (São Paulo), São Paulo

"Tenho 30 anos de idade e vou contar um pouco sobre o tratamento que fiz em outubro deste ano. Acho que este relato pode ajudar quem está interessado em eliminar gordurinhas extras e não quer passar por uma lipoescultura..."

Milene8 - São Paulo (cidade), São Paulo