Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Atualização: 14 jun 2019

Publicidade

Navegação

  • Informações sobre a Criolipólise
  • O que é criolipólise?
  • Quem é o paciente ideal?
  • Contra-indicações de criolipólise
  • Qual especialista entrar em contato?
  • O que acontece durante a primeira consulta?
  • Como é a sessão de criolipólise?
  • Quais áreas podem ser tratadas?
  • Os resultados
  • Manutenção do resultado
  • Mas.. como funciona o tratamento?
  • Efeitos colaterais e riscos da criolipólise
  • Lipoaspiração ou criolipólise?
  • Perguntas frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Informações sobre a Criolipólise

Pode ser que, apesar de praticar esportes e seguir uma boa dieta, a gordura de certas áreas do corpo sejam mais resistentes. Nesses casos, existe a possibilidade de tratar a gordura localizada sem necessidade de recorrer à cirurgia, graças à criolipólise. Conhecida como técnica a de lipoaspiração sem cirurgia.

redução de gordura

método criolipólise

O que é criolipólise?

Durante anos, o frio tem sido usado para destruir alguns tecidos da pele, como verrugas ou outras lesões dermatológicas.

A criolipólise, é uma técnica não invasiva que visa eliminar depósitos de gordura localizada com o frio. A etimologia da palavra "criolipólise" curiosamente significa a destruição (lise) da gordura (lipo) pelo frio (crio). 

Esse é um método que tem sido muito popular nos últimos anos, pois permite que os pacientes se livrem de seus inchaços de líquidos e gordura de forma eficaz, sem ter que passar por uma cirurgia estética e por ter um custo menor.

Isso acontece porque as células de gordura são mais vulneráveis ​​ao resfriamento e por isso, os adipócitos são eliminados no frio sem danificar a pele.

pacientes de criolipólise

Criolipólise não é igual a cirurgia de lipoaspiração

Quem é o paciente ideal?

O paciente ideal é uma pessoa não obesa, com depósitos de gordura localizada resistentes à dieta e as atividades físicas regulares. 

Portanto, homens e mulheres que têm uma boa saúde, e que atingiram a fase adulta, podem passar por esse tratamento.

Apesar dos bons resultados da criolipólise, não podem ser comparados à lipoaspiração, onde há uma perda mais expressiva e rápida de gordura.

método para perder peso

O método não é usado para perder peso

Contra-indicações de criolipólise

A criolipólise não é um método para perder peso e não é aconselhado a pacientes com excesso de peso ou obesidade generalizada.

Essas pessoas precisam, antes de qualquer procedimento estético, fazer uma dieta e ter atividades físicas diárias para recuperar a aparência física, e, principalmente, a sua saúde no geral.

A criolipólise de toda maneira não é recomendado para mulheres grávidas ou lactantes.

gordura congelada

O profissional precisa ter experiência e ser credenciado

Qual especialista entrar em contato?

É importante que um profissional médico qualificado e aprovado conduza sua sessão de criolipólise. Você pode recorrer a um cirurgião plástico, por exemplo.

Os esteticistas possuem aparelhos que atingem temperaturas mais baixas e, portanto, menos eficazes, sendo necessárias mais sessões para obter o mesmo resultado.

Tenha em mente que um mau uso da máquina (baixa regulação da temperatura) pode causar necrose tecidual, por isso é essencial ter um bom especialista.

tratamento para perder medidas

Uma relação paciente-médico é muito importante

O que acontece durante a primeira consulta?

Durante a primeira consulta, o seu especialista irá explicar o funcionamento da criolipólise. Ele examinará e descobrirá se há alguma contra indicação em particular e entender seu histórico médico, escutando suas motivações e queixas. Provavelmente explicará quais são os possíveis resultados.

Aproveite esta consulta para fazer todas as suas perguntas ao seu médico, seja sobre o funcionamento do dispositivo, como acontece o procedimento, as instruções a seguir após a sessão, etc. É possível que o(a) médico(a) aconselhe em conjunto um(a) nutricionista.

É importante que essa relação com o profissional seja estabelecida, já que a confiança é algo muito importante em qualquer procedimento cirurgico e/ou estético.

Como é a sessão de criolipólise?

O tratamento é indolor e dura entre 30 e 60 minutos, dependendo da quantidade de gordura e o tamanho da área tratada. Para começar, o profissional fará uma análise da composição corporal para calcular a densidade do tecido adiposo da área selecionada com um plexímetro. Posteriormente, a área a ser tratada será marcada e o paciente se deitará na maca para ficar o mais confortável possível.

Em seguida, o médico colocará a cabeça do aparelho na área a ser tratada para que uma leve sucção seja feita,assim a pele estará em contato com as placas de resfriamento.

Ao estar em contato com as placas, a pele esfriará e o paciente notará uma leve sensação de frio, que em nenhum momento será de maneira incômoda.
O processo de resfriamento dura 30 minutos para cada área tratada. Sendo um tratamento indolor e até mesmo agradável, o paciente pode estar relaxado durante esse tempo.

Quando a sessão terminar, a área tratada ficará ligeiramente avermelhada durante os minutos ou horas seguintes. O paciente também pode notar um pequeno formigamento ou dormência na área.

Em qualquer caso, você pode voltar a sua vida diária. Nem todos os médicos usam a mesma técnica; tudo depende do tipo e da marca da máquina que seu especialista utiliza.

áreas que podem ser tratadas

Muitas áreas podem ser tratadas

Quais áreas podem ser tratadas?

É possível tratar várias áreas e alguns médicos possuem máquinas que permitem que duas áreas sejam tratadas simultaneamente.

Existem pequenos aparelhos que permitem alcançar áreas menores, como o queixo duplo, braços e outros maiores para o abdômen, por exemplo.

Deixamos abaixo alguns exemplos:

  • Queixo
  • Lado interno dos braços
  • Quadris
  • Caixas de cartucho
  • Parte interna das coxas
  • Joelhos
  • Ginecomastia
resultados da criolipólise

O efeito não é imediato

Os resultados

As mudanças começam a aparecer depois de 15 dias, mas podem levar até 3 meses para apresentar os resultados finais, já que a gordura destruída é eliminada progressivamente ao longo de 90 dias. A criolipólise reduz o acúmulo de gordura tratada entre 20% e 50%.

Dependendo da área a ser tratada, serão necessárias entre 2 e 3 sessões, espaçadas entre 3 semanas.

Algumas pessoas têm gorduras mais resistentes ao frio e os resultados podem ser menos aparentes. No entanto, se você seguir as instruções do seu médico, os resultados serão mais visíveis e satisfatórios. Tenha em mente que a criolipólise é um método não invasivo de medicina, não substituindo a lipoaspiração.

Manutenção do resultado

Obviamente, é importante acompanhar a criolipólise com uma dieta saudável e atividades físicas para obter melhores resultados. Evite comer muita gordura, açúcar ou sal. Ademais disso, pratique atividade esportiva nos dias após o tratamento, para manter os resultados, mas também para ter uma vida mais saudável e equilibrada. Vale lembrar que nenhum tratamento estético preserva a pessoa de problemas de saúde por ter uma má qualidade de vida. 

tratamento de criolipólise

As células de gordura vão gradualmente sendo eliminadas

Mas.. como funciona o tratamento?

Os ácidos graxos contidos nas células adiposas cristalizam, a partir disso as células se autodestroem progressivamente por um período de 6 semanas a 3 meses.

Células de gordura morrem e são gradualmente eliminadas pelo corpo através de vias naturais, como a urina. 

Após o tratamento é feito uma massagem continua na região que está sendo tratada, com o intuito de estimular a área a começar sua recuperação e também ao processo de eliminação da gordura.

 riscos da criolipólise

Todos os tratamentos tem riscos

Efeitos colaterais e riscos da criolipólise

A criolipólise é uma técnica que, se não for praticada adequadamente, pode levar a algumas complicações sérias.

É importante que o seu especialista aplique corretamente o dispositivo criolipólise e programe-o na temperatura correta. Temperaturas muito baixas podem causar necrose do tecido da área tratada. Entre os possíveis riscos, há também uma assimetria nos resultados.

Dores no corpo também podem aparecer após a sessão, edema e vermelhidão que desaparecerão nos próximos dias. Entre os possíveis efeitos colaterais, existe o risco de desenvolver nódulos ou reações inflamatórias.

Deve-se lembrar que a criolipólise não danifica outros tecidos, uma vez que afeta apenas o tecido adiposo. Qualquer sintoma ou desconforto, procure um profissional médico o quanto antes.

Lipoaspiração ou criolipólise?

Ambas as técnicas visam eliminar depósitos de gordura localizados em pessoas que não conseguem eliminar a gordura naturalmente. No entanto, a lipoaspiração é uma cirurgia invasiva que requer anestesia e precisa de um maior tempo de descanso. A criolipólise tem um custo menor e permite retomar as atividades normais em seguida, sem deixar cicatriz.

Perguntas frequentes

O tratamento é doloroso? "A aspiração da pele pode ser sentida como dolorosa ou como um simples desconforto. Em todos os casos, os pacientes sentirão a dor por um período máximo de 5 a 10 minutos, após o que o frio vai anestesiar a área."
Quanto tempo dura uma sessão?
"De acordo com os dados coletados no site da AFME, uma sessão pode durar de 1 a 3 horas, dependendo da área tratada e dos objetivos a serem alcançados. Em geral, as sessões duram em média 1h30."
Quantas sessões são necessárias? 
"Dependendo da área a trabalhar e da quantidade de gordura presente, serão necessárias entre 2 e 3 sessões, espaçadas entre 3 semanas"
A criolipólise trata a celulite?
"A criolipólise trata o tecido adiposo e, portanto, a celulite."

Depoimentos

"Meu primeiro tratamento estético foi a criolipólise, depois fiz manthus e drenagem. Como são tratamentos não invasivos, foi tudo muito tranquilo e as massagens não só fizeram bem esteticamente, como alívio de dores que sentia nos ombros. A criolipólise, diminuiu as medidas, fiz na região abdominal e, o mais interessante..."

Ver experiência

Miriam12 - Brasília (Distrito Federal), Distrito Federal

"Sempre gostei de tratamento estético, mas nunca tinha dinheiro para pagar, um dia parcelei no cartão de crédito e fiz a criolipolise..."

Ver experiência

Luzia_Sim_o_da_Silva - São Paulo (cidade), São Paulo

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."