Tayane_Cirurgia
Tayane_Cirurgia
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 28 Jan 2019

Destacado

Navegação

  • Sobre o tratamento
  • O que é cirurgia maxilofacial?
  • Quem é candidato à cirurgia maxilofacial?
  • Como encontrar meu cirurgião?
  • O que acontece durante a primeira consulta?
  • Como é o pós-operatório de cirurgia maxilofacial?
  • Possíveis riscos e efeitos secundários
  • Quais são os resultados esperados?
  • Perguntas frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Vídeo realizado por Dr. Paulo Vasconcelos Stefani

Sobre o tratamento

A cirurgia plástica vem sido muito procurada no Brasil, fato esse que se sucede desde dos anos 90. Atualmente o Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias desse ramo, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, ficando só atrás dos Estados Unidos. Um dos procedimentos realizados, é a maxilofacial, conhecida também como cirurgia ortognatica.  

imagem

O que é cirurgia maxilofacial?

A cirurgia oral e maxilofacial é a especialidade médico-cirúrgica que trata da prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças na área da boca, face, cabeça, pescoço e todas as estruturas de suporte relacionadas. É responsável por atender diferentes tipos de doenças infecciosas, doenças inflamatórias, acidentes, malformações de nascimento ou adquiridas. A causa mais frequente de cirurgia bucal é devido a traumas ou acidentes faciais e tumores da face que causam malformação e necessitam de reconstrução. Acidentes faciais de todos os tipos são mais comuns em homens do que em mulheres.

Esta especialidade trata doenças nas seguintes áreas:


-Problemas na articulação da mandíbula e a habilidade que temos para abrir a boca que pode ser afetada por dificuldade, ruído, movimentos incorretos. O procedimento para corrigí-lo é feito através de infiltração ou injeção de substâncias, lavagem articular ou técnica cirúrgica por artroscopia.

-Problemas nas glândulas salivares que geralmente são notados como uma inflamação na área abaixo da mandíbula depois de comer algum alimento. Uma das causas pode ser alguma obstrução está obstruindo o duto da glândula que elimina a saliva. O método para remover é através de artroscopia.

-Problemas que incluem os ossos que compõem a estrutura da boca e dos dentes. Estes são os maxilares, mandibulares e tecidos que sustentam os dentes. Bem como qualquer tipo de infecção, lesão por acidente, reparo de defeitos na área.

-Fraturas no rosto que podem ser causadas por qualquer tipo de acidente, estas incluem as maçãs do rosto, nariz, mandíbula e língua. Bem como a colocação de implantes dentários em pessoas que perderam os dentes. Na área da cabeça como língua, bochechas e lábios podem formar tumores malignos que devem ser removidos por um especialista.

Finalmente, este ramo da cirurgia também está qualificado para realizar correções estéticas no rosto. Eles podem mudar a forma e posição dos ossos do nariz, maçãs do rosto, queixo e ossos maxilares, com cicatrizes mínimas e bons resultados.

imagem

Quem é candidato à cirurgia maxilofacial?

Um candidato a esse tipo de cirurgia é qualquer paciente adulto ou pediátrico que precise passar por problemas de saúde e limitações físicas a esse tipo de procedimento para melhorar sua qualidade de vida. Em alguns casos, eles serão procedimentos vitais, que não podem ser adiados e nem mesmo de emergência. Por exemplo, quando são causados ​​por acidentes, traumatismos ou emergências pediátricas que podem comprometer a vida da pessoa. Em outros casos, mudanças estéticas, como mudanças estéticas da face, nariz, maçãs do rosto, etc., serão mais estéticas. Por outro lado, desde que o paciente tenha a saúde pré-operatória apropriada e o procedimento seja possível, o médico o considerará um candidato adequado.

imagem

Como encontrar meu cirurgião?

É possível consultar os profissionais de cirurgia plástica no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, assim você se assegurará que se trata de um profissional do ramo, qualificado e de segurança.

imagem

O que acontece durante a primeira consulta?

Como com qualquer consulta médica, o médico fará um histórico médico completo e um exame físico para determinar se você é um candidato apropriado para o procedimento. Durante esta consulta, será importante conversar com o médico sobre as expectativas do paciente, as possíveis complicações e riscos. Desta forma, você pode esclarecer todas as dúvidas que podem ser apresentadas sobre o assunto. É necessário parar de fumar por pelo menos seis semanas antes da cirurgia, porque isso leva a uma melhor recuperação e cicatrização de feridas. Será necessário não consumir drogas que possam aumentar o sangramento, como a aspirina e os antiinflamatórios. Antes da operação e dependendo da idade do paciente, o médico exigirá certos exames de sangue para garantir que seja um candidato pré-operatório adequado. Especialmente se o paciente tiver fatores de risco, como obesidade, diabetes ou doença coronariana. Finalmente, é muito importante ter um acompanhante que possa transferir o paciente para sua casa após o procedimento e depois que o médico o tenha indicado, uma vez que ele não poderá dirigir e, às vezes, estará sob efeito de medicações sedativas.

imagem

Como é o pós-operatório de cirurgia maxilofacial?

O tempo de recuperação em cada paciente dependerá do tipo de cirurgia realizada. Cada procedimento tem uma técnica, duração e complexidade diferentes. A duração do descanso e a recuperação completa também variam de acordo com cada intervenção.
É importante conversar com seu médico sobre o tempo de descanso, o cuidado com as feridas e ir às consultas pós-operatórias pelo tempo que é exigido pelo especialista. O paciente receberá analgésico ou sedativo para dor. Se o paciente ainda sentir dor moderada ou intensa, apesar dos medicamentos indicados, será importante consultar o médico para uma reavaliação e revisão dos medicamentos.

A capacidade de mastigar alimentos sólidos será comprometida, por isso será importante consumir uma dieta líquida e depois semi-suave. Isso poderia ser constituído por smoothies de frutas frias, sopas de frango ou vegetais e shakes de proteína que ajudarão a aumentar as calorias e evitar a perda de peso durante o período de recuperação. Em alguns casos, será necessário tomar medidas mais extremas, como o uso de seringas com água para hidratar.

Possíveis riscos e efeitos secundários

Em seguida, vamos mencionar as complicações mais comuns dos procedimentos cirúrgicos. O médico será mais específico de acordo com cada tipo de cirurgia em particular.

-Infecções na área onde a operação foi realizada
-Acúmulo de líquido seroso claro ou sangue sob a pele que geralmente reabsorve ou de outra forma deve ser removido para evitar infecção
-Tecido cicatricial com aparência rígida ou queloide que geralmente incomoda o paciente esteticamente
-Retenção de líquido conhecido como edema
-Contusões ou também mais comumente conhecido como contusões, embora estes tendem a desaparecer com os dias
-Necrose ou morte de tecido cutâneo ou outras áreas
-Em alguns casos, a ferida pode ser aberta e a ferida deve ser novamente intervencionada

É importante estar em contato com o seu profissional, qualquer anormalidade entre em contato com o médico que te operou e se necessário busque uma emergência.

imagem

Quais são os resultados esperados?

Antes da cirurgia, o médico deve ser muito claro sobre os resultados que devem ser esperados. É importante que o paciente e o médico tenham uma conversa honesta sobre as expectativas dos pacientes e os resultados que o médico imagina após a cirurgia. É importante enfatizar que alguns procedimentos exigirão mais de uma cirurgia para alcançar o resultado médico desejado.

Perguntas frequentes

  • Quanto tempo mais ou menos é necessário ficar com um aparelho de ortodontia? "O tempo necessário com aparelho ortodôntico depende de vários fatores. A idade é uma delas. Em jovens tende a ser mais rápido pois ainda estão em fase de crescimento. E se for muito rápido pode prejudicar a estrutura de sustentação dos dentes causando sérios problemas. O ideal é você procurar um especialista para fazer uma avaliação clínica e radiográfica para avaliar seu caso." Dra. Raquel C. Faria Reabilitação Oral e Implantodontia
  • Quais são as melhores facetas dentais que existem no mercado? "O melhor material para a confecção de facetas é o dissilicato de lítio (sistema emax).. São pastilhas de porcelana que são injetadas e oferecem um ótimo resultado estético e são muito resistentes." Dra. Raquel C. Faria Reabilitação Oral e Implantodontia
  • Cirurgia ortognática, quem devo procurar? "Ambos poderão solucionar seu caso tanto o Buco Maxilo quanto o Ortodontista, pois alguns ortodontistas tem especialização em buco maxilo"  Dr. Fabricio Francischone

Depoimentos

"Fiz ortognática há 5 anos e ganhei qualidade de vida! Agora só preciso amenizar olheiras e exterminar manchas. Realizei a cirurgia com o Dr. Nelson Colombini na Reabilita Face."

Ver experiência

Ale1 - São Paulo (cidade), São Paulo

"Depois de 1 anos e 3 meses usando aparelho, o dentista me deu a boa notícia que eu já estava pronto para fazer a maxilofacial. Eu tinha muito medo de ter que mexer nos ossos do rosto, mas a minha necessidade de melhorar a mastigação e a fala acabou vencendo o medo. A cirurgia durou 3 horas e meia e eu fui pra casa no mesmo dia. Nos primeiros dias o rosto fica inchado, mas depois de duas semanas desaparece. A parte mais difícil foi ter que se alimentar só com líquido e comida pastosa na primeira semana. Fiquei muito satisfeito com o resultado. Espero que a minha história sirva de motivação para quem precisa fazer esta cirurgia."

Ver experiência 

RobsomLemos - Fala Verdade, Mato Grosso do Sul

"A informação contida nesta página em nenhum caso pode, nem pretende, substituir as informações fornecidas individualmente pelo seu cirurgião plástico, médico estético ou especialista. Em caso de qualquer dúvida, o seu cirurgião plástico fornecerá os esclarecimentos necessários. Se você está pensando em se submeter a uma intervenção de cirurgia plástica , procure um cirurgião plástico."