Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 18 Fev 2019

Destacado

Navegação

  • Sobre a Cirurgia Dermatológica
  • O que é a cirurgia dermatológica?
  • Quem pode realizar a cirurgia dermatológica?
  • Como escolher um cirurgião para a cirurgia demartologica?
  • Como será a primeira consulta com o cirurgião?
  • Como se preparar para o dia da cirurgia dermatológica?
  • Resultados da Cirurgia Dermatológica
  • Pós-operatório
  • Possíveis complicações do procedimento e os riscos
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Sobre a Cirurgia Dermatológica

Diversos brasileiros sofrem com algum problema de pele, para isso, a medicina foi desenvolvendo ao ponto de realizar tratamentos de forma prática e rápida, fazendo parte do dia-a-dia dos demartologistas. 

Durante a vida as pessoas é possível que elas desenvolvam algum tipo de problema na pele. Com isso, a Cirurgia Dermatológica, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) é uma área da especialidade que procura realizar diagnósticos, analisar aspectos estéticos e/ou realizar cirurgias do tipo. O objetivo dessa área é restaurar a vitalidade da pele, assim como prevenir qualquer tipo de doença também nas unhas os cabelos. 

Imagens

O que é a cirurgia dermatológica?

A cirurgia dermatológica é uma das ações que os médicos dermatologistas podem tomar dependendo do caso e gravidade de cada pessoa. A cirurgia tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente, que pode estar sendo prejudicada por alguma doença na pele, cabelo ou unhas. Antes de realizar alguma cirurgia é necessário fazer consultas com o especialista e analisar a possibilidade ou não de um tratamento cirúrgico.

Nessa área é possível realizar o diagnóstico e tratamentos, ademais de prevenção de tumores benignos ou de câncer. Há a possibilidade de tratamentos de envelhecimento cutâneo, de cicatrizes, flacidez corporal, gordura localizada, estrias, celulite e excesso de pelo no corpo.

imagens

Quem pode realizar a cirurgia dermatológica?

A pessoa que deseja realizar algum tratamento para as possibilidades indicadas acima deve procurar um especialista da área, um Cirurgião Dermatológico, para avaliar se caso realmente exista a necessidade do procedimento.

De toda maneira, os pacientes no geral são pessoas saudáveis e que não tem nenhum problema que impossibilita de realizar alguma intervenção cirúrgica, o que se descobre ao realizar os exames que o médico solicita logo na primeira consulta. As principais queixas dos pacientes, segundo a SBCD, são sobre esses temas:

  • Acne
  • Câncer de pele
  • Celulite
  • Cicatrizes
  • Cuidados gerais com a pele
  • Envelhecimento cutâneo
  • Estrias
  • Hiperhidrose
  • Microvarizes e telangiectasias
  • Nevos e pintas
  • Proteção solar
  • Queloide
  • Unha encravada
  • Verrugas
Imagens

Como escolher um cirurgião para a cirurgia demartologica?

É importante lembrar que se deve buscar um profissional  qualificado do ramo, já que a pele se trata do maior orgão humano, que por mais que os procedimentos não tenham grandes complicações recorrentes, podem provocar problemas sérios na saúde do paciente. A melhor maneira de garantir que o seu profissional escolhido seja o indicado é garantindo que ele tenha o certificado e que possua o Registro de Qualificação de Especialista (RQE), que comprova que se especializou em determinada área da medicina como um Dermatologista. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Ademais disso, procure também um profissional que você se identifique, conheça os resultados e tenha um bom diálogo pois a relação médico-paciente também é muito importante.

imagens

Como será a primeira consulta com o cirurgião?

Durante a primeira consulta com o profissional escolhido é importante que o paciente também deixe claro de maneira sincera as suas expectativas sobre o procedimento. Pois assim o(a) médico(a) deixará claro quais são os resultados possíveis para o seu caso, evitando qualquer tipo de frustração e/ou arrependimento depois de realizar o procedimento. Na consulta o profissional vai te avaliar, apontando qual a gravidade do seu problema e quais são as possíveis estratégias de melhorar o seu aspecto estético e de saúde. Posteriormente passará alguns exames necessários como medida de pré-operatório, que irá avaliar o risco da cirurgia, possibilitando ou não o seu procedimento.

É importante que você também apresente esses dilemas para o seu profissional:

  • Informar o médico sobre qualquer problema de saúde existente.
  • Informar se está tomando alguma medicação
  • Perguntar quais são os possíveis riscos do procedimento
  • Perguntar quais são os possíveis resultados diante a sua condição
  • Esclarecer qualquer dúvida que você tenha sobre o tema
  • Realizar todos os cuidados e exames solicitados pelo o dermatologista

imagens

Como se preparar para o dia da cirurgia dermatológica?

Depois de passar por todas as consultas necessárias, realizar todo o pré operatório de maneira correta e chegar no dia do procedimento, é necessário que você esteja preparado(a) para esse dia. Portanto já tenha todos os remédios e exames feitos que o profissional solicitar, se possível também esteja acompanhado de outra pessoa para ajudar após o procedimento.

Provavelmente também será pedido que você esteja em jejum completo antes do procedimento, o que vai indicado pelo o seu profissional, e talvez seja necessário tomar alguma medicação de analgésico para o pós operatório, caso exista dor no paciente. Não é aconselhado também beber dias antes da operação.

O mais importante é cuidar da sua saúde, já que não só procedimento vai ajudar no seu caso, mas o seu corpo precisa estar forte e saudável para se recuperar dessa operação, assim é possível ter resultados ainda melhores.

Confie no seu profissional escolhido e siga as suas orientações!

imagens

Resultados da Cirurgia Dermatológica

Após realizar o procedimento é possível notar uma melhora da área tratada, tanto em aspecto estético quanto de saúde, dependendo da gravidade do seu caso. Os resultados tendem ser mais duradouros e efetivos de acompanhados de um pós operatório adequado, onde o paciente segue todas as orientações do profissional com muita cautela, alertando-o de qualquer incidência ou complicação.

No geral a pessoa pode esperar uma melhora visível na sua condição, mas ela costuma ser acompanhada de um tratamento e visitas regulares a um dermatologista ao longo da vida.

imagens

Pós-operatório

O pós operatório da cirurgia dermatologista não costuma ser complicado e tem riscos baixos. De toda maneira o profissional pode indicar alguns remédios para garantir que não tenha nenhum infecção ou mal estar devido ao procedimento e/ou anestesia.

Em seguida, o médico vai orientar qual será o seguimento, quantas consultas vão ser necessárias após seu procedimento. Nelas o profissional vai avaliar a sua recuperação, e se for necessário pode haver uma nova intervenção.

imagens

Possíveis complicações do procedimento e os riscos

Diante a vários estudos, é possível dizer que a cirurgia dermatológico é muito segura, podendo ser realizada em consultórios ou ambulatorialmente. É uma intervenção que costuma ser muito rápida e sem grandes complicações.

Falhas técnicas são eventos que ocorrem devido ao mau planejamento para o procedimento, a cirurgias onde a  eletrocoagulação for excessiva, pode-se levar a necrose e infecção. Também a má esterilização do instrumental cirúrgico pode acarretar na infecção do paciente. Os profissionais devem conhecer regras básicas de cirurgia e segui-las rigorosamente. Na realidade, a grande maioria das complicações corresponde a falhas técnicas que podem e costumam ser evitadas.

Na maioria dos casos o grande problema desse procedimento está na própria saúde primária do paciente, havendo uma alteração da pressão arterial devido ao estresse. Em poucos casos é possível que aconteça algum sangramento considerável, mas o médico, sendo um profissional qualificado saberá reverter o quadro.

Perguntas Frequentes

  • É possível eliminar os poros abertos? "É possível melhorar a aparência com procedimentos como laser fracionado ou microagulhamento , mas não se consegue eliminar totalmente os poros abertos."  Clínica Médica Lu Transplante Capilar e Oftalmologia
  • Tenho pontos vermelhos no nariz, o que podem ser? "O correto a fazer é marcar uma consulta com um dermatologista. Se o dermatologista indicar um tratamento cirúrgico, então, a senhora pode procurar um cirurgião plástico para fazer a cirurgia." Dr. Theodore Droubi
  • Tive um acidente e a cicatriz ficou alta, é possível resolver? "É necessário que você passe em uma consulta com um plástico, mas há possibilidade de tratar a sua cicatriz de forma que fique com um relevo mais uniforme."  Dra. Caroline Kroeff
  • Usar maquiagem pode piorar dermatite? "Faça uma experiência usando um produto por vez, dessa forma você poderá identificar qual deles está fazendo a dermatite. Se for algum dos produtos procure trocá-lo por outro e continue observando." Marias Estética & Podologia

Depoimentos

"Eu tinha uma pinta nas costas, um pouco abaixo dos ombros. Fui à dermatologista e ela disse que era uma pinta benigna, que eu não precisava retirá-la, mas mesmo assim quis realizar a cirurgia. Meu medo no começo era que ficasse uma cicatriz ressaltada e feia, o que seria pior do que estar com a pinta. Também escutei história de outras pessoas que tiveram que realizar várias cirurgias para a remoção. Peguei referência de um cirurgião muito experiente que me passou total tranquilidade. A cirurgia foi super rápida, feita com bisturi elétrico (eletrocauterização). Tive que trocar curativos por uns 3 dias e não ficou nenhuma cicatriz aparente! Só uma manchinha mais escura que o tom da minha pele, mas que ninguém percebe, só eu."

Ver experiência

PriMoura - Rio de Janeiro (cidade), Rio de Janeiro

"Minha cirurgia aconteceu para melhorar a queimadura que tinha no pescoço. Eu sempre tive vergonha da minha cicatriz, hoje me sinto bem com ela. A parte mais difícil foi na minha infância, porque as pessoas sempre me perguntavam o que tinha acontecido. Mas a cirurgia em si foi complicada logo que me acidentei, depois a de correção foi tranquila. Muito simples e rápida."

Ver experiência

Danielasilvacoelho - Brasília (Distrito Federal), Distrito Federal

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."