Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 20 Fev 2019

Destacado

Navegação

  • Informações sobre a Carboxiterapia
  • História da Carboxiterapia
  • O que é carboxiterapia?
  • Benefícios da Carboxiterapia
  • Que profissional buscar para um tratamento com carboxiterapia?
  • O que acontece durante a primeira consulta
  • Como funciona o tratamento?
  • Como se preparar para o tratamento?
  • Resultados da carboxiterapia
  • Efeitos colaterais e contra-indicações
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Vídeo realizado por Siamed

Informações sobre a Carboxiterapia

Carboxiterapia é um procedimento recomendado para combater as imperfeições da celulite. Envolve a inserção subcutânea de dióxido de carbono, através de uma agulha fina especialmente utilizada para o tema. Essa ação promove a vascularização da área tratada, trazendo benefícios em casos de adiposidade localizada, retenção de água e problemas de circulação linfática. A ação vasodilatadora do dióxido de carbono dilata os capilares, tornando a pele mais brilhante e fresca.

História da Carboxiterapia

História da Carboxiterapia

O uso de dióxido de carbono com fins terapêuticos não é recente, anteriormente já se usavam em spas franceses. Graças à experiência pioneira, descobriu-se que a administração de dióxido de carbono poderia realmente melhorar o estado de saúde dos pacientes que sofrem de doença arterial e problemas de circulação. Esta terapia não só eficaz, mas também muito segura de usar.

 dióxido de carbono como tratamento

O que é carboxiterapia?

A carboxiterapia é uma técnica muito comum na medicina e consiste nas injeções subcutâneas de dióxido de carbono no estado gasoso, visando melhorar a circulação sanguínea e linfática. Este tratamento é usado principalmente para combater os problemas de celulite e envelhecimento da pele, mas também é recomendado para a melhoria das gorduras localizadas. A substância injectada é natural, sendo dessa maneira mais aceitada pelo o corpo, diminuindo as grandes chances de complicações.
Carboxiterapia tem realmente muitas vantagens e faz melhorias visíveis para vários problemas:

  • Insuficiências venosas e linfáticas
  • Transtornos caracterizados por uma alteração da microcirculação;
  • Úlceras de perna;
  • psoríase;
  • Envelhecimento da pele ;
  • Celulite e adiposidade localizada;
  • Estrias;
  • Cicatrizes hipertróficas;
  • Alopecia;
  • Também pode ser usado para os problemas do envelhecimento das genitais femininas
Benefícios da Carboxiterapia

Benefícios da Carboxiterapia

O principal mérito desta técnica é a possibilidade de gerar a oxigenação dos tecidos através do dióxido de carbono, o que auxilia na reativação do metabolismo celular. O tratamento visa ativar o metabolismo da pessoa, além de permitir a vasodilatação, que restaura a luminosidade, a frescura e o tônus ​​da pele, deixando com uma aparência mais jovem.

A terapia atua na circulação, pois o gás determina uma vasodilatação direta e aumenta a velocidade do fluxo sanguíneo e a abertura dos capilares comprimidos pelos líquidos; Obtém-se uma maior oxigenação dos tecidos, o que permite reduzir qualquer inchaço que dê à nossa pele um efeito de regeneração imediato.

A carboxiterapia tem efeitos muito positivos também no tratamento de casos de psoríase, dermatite e outras doenças de pele. Especificamente, esta técnica é absolutamente adequada para reduzir e/ou eliminar: o excesso de celulite, olheiras e rugas, diminui a pele flácida e solta, ajuda a produção de colágeno, tornando a pele mais elástica, luminosa e compacta.

dermatologistas e plástica

Que profissional buscar para um tratamento com carboxiterapia?

Carboxiterapia é usada tanto para fins terapêuticos e para fins estéticos. Se você quiser se submeter a um tratamento para melhorar o tom de sua pele, o especialista mais adequado é o Dermatologista, especializado em tratamentos corporais. Ele(a) avaliará qual o melhor tratamento para cada paciente, conhecendo não só a técnica, mas também o maquinário usado por ele. Além disso, apenas um profissional de confiança que tenha estudado sobre o tema, como os Cirurgiões Plásticos e o Dermatologistas.

consulta para a carboxiterapia

O que acontece durante a primeira consulta

Durante a primeira visita, antes de prosseguir com a sessão de carboxiterapia, o médico realizará uma avaliação médica inicial com o objetivo de indicar e sugerir ao paciente o melhor procedimento a ser seguido para resolver suas imperfeições, garantindo assim o melhor serviço possível. É importante, nesta fase, estabelecer uma relação com o seu médico não só profissionalmente, mas também de confiança total, para que o paciente se sinta seguro e à vontade. Solicitar informações de tratamento, pedir detalhes sobre o maquinário usado, expor seus próprios medos e preocupações, ajudará o paciente a alcançar um maior grau de conscientização.

Uma vez que as áreas a serem tratadas e os objetivos a serem alcançados sejam determinados, o médico pode solicitar informações adicionais sobre seu quadro clínico para evitar efeitos colaterais indesejados, para este fim, exames de sangue específicos ou outros tipos de exames especializados são às vezes realizados.


sessões na carboxiterapia

Como funciona o tratamento?

A carboxiterapia consiste em microinjeções intradérmicas de dióxido de carbono medicinal. O gás é administrado sob a pele através de uma agulha fina colocada na extremidade de um tubo, conectada ao dispositivo médico contendo dióxido de carbono.
O tratamento completo pode variar de 6 a 10 sessões, as injeções repetidas podem gerar uma sensação de desconforto no paciente que pode exigir a aplicação de um creme anestésico, a ser distribuído na área a ser tratada 20 minutos antes da sessão.
O tratamento não é invasivo, ocorre na clínica e não requer um período de internação, no final da sessão o paciente pode retornar com segurança às suas atividades sem contra-indicações. 

dor no tratamento carboxiterapia

Como se preparar para o tratamento?

Não há medidas específicas a serem seguidas antes de uma Carboxiterapia. Quanto a todos os tratamentos estéticos, o paciente deve estar com boa saúde, caso contrário, o médico avaliará os riscos e informará ao paciente sobre as precauções a serem consideradas antes de se submeter ao tratamento.

A carboxiterapia geralmente não é uma intervenção dolorosa, embora a sensibilidade do paciente e o limiar de dor influenciem esse fator. Por exemplo, a pele de uma mulher durante o ciclo menstrual é mais sensível e o paciente pode sentir mais desconforto. Nestes casos, o médico pode sugerir a aplicação de um anestésico local topicamente, a fim de garantir o perfeito conforto do paciente.

Resultados da carboxiterapia

Resultados da carboxiterapia

A carboxiterapia tem efeitos benéficos em três níveis diferentes: gordura, circulação e pele. Os resultados podem ser notados a partir da primeira aplicação, embora os efeitos mais óbvios possam ser apreciados a longo prazo. Em geral, uma sessão dura entre 15 e 20 minutos, o número de sessões varia dependendo das prescrições médicas. No futuro imediato, o dióxido de carbono melhora o fluxo sanguíneo e a vasodilatação, atuando positivamente na microcirculação. Com a sucessão das sessões, os capilares vai dilatar mais, já que a água e a gordura que ao serem oprimidos vão lentamente sendo eliminados. O primeiro é causado pelo jato de ar e destrói as células de gordura, o segundo é um efeito da melhor circulação que produz maior oxigenação dos tecidos.

Todas estas acções combinadas resultar em uma pele visivelmente melhorado, elástico e mais brilhante, acima de tudo, graças à estimulação da produção de elastina, ácido hialurónico e colagénio. Em resumo, a carboxiterapia produz:

  • Melhoria do efeito anti-estético "casca de laranja"
  • Alívio da sensação de peso e inchaço das pernas
  • Maior luminosidade da pele
  • Atenuação de rugas superficiais
  • Melhoria do tom da pele

efeitos colaterais da carboxiterapia

Efeitos colaterais e contra-indicações

Além de ser um tratamento eficaz, não é tóxica, segura e não tem efeitos colaterais específicos. No entanto, não é recomendado para pessoas que sofrem de problemas respiratórios, para pacientes com problemas com insuficiência hepática ou aqueles que sofrem de câncer. Também não é adequado para quem sofre de anemia e durante a gravidez.
Os únicos efeitos colaterais podem ser: um leve desconforto, pequenos hematomas, um leve inchaço e vermelhidão nas áreas tratadas. Estes efeitos são mínimos e são resolvidos em pouco tempo. 

Perguntas Frequentes

  • Qual o tratamento mais eficaz para a flacidez? "Existem vários tratamentos contra flacidez sem cirurgia. A resposta dependerá do grau de flacidez, por isso é tão importante passar por um médico para te aconselhar primeiro. Citando alguns: radiofrequencia, carboxiterapia, Sculptra, intradermoterapia, microagulhamento, fio, etc."
    Clínica Horta Duarte

  • Qual o valor do procedimento? "Os valores cirúrgicos podem mudar muito dependendo de cadas cidade e estado, bem como o tipo de cirurgia, material a ser utilizado, hospital e anestesista." Dr. Fabricio Francischone
  • Há riscos na carboxiterapia? "Todo procedimento cirúrgico possui seus riscos, porém desde que realizados por profissionais capacitados e treinados a possibilidade de sucesso cirurgico é maior." Dr. Fabricio Francischone
  • O plano de saúde cobre o procedimento? "Normalmente os planos de saúde costumam não cobrir esse tipo de procedimento por se caracterizar um procedimento de cunho estético. O ideal seria entrar em contato com seu plano para saber a cobertura do mesmo." Dr. Fabricio Francischone
  • A carboxiterapia tira estrias brancas? "Nada tira estrias, infelizmente. Nem os tratamentos mais caros, potentes e modernos têm essa capacidade. A carboxiterapia, assim como os outros tratamentos no mercado, ajudam a amenizar o aspecto da estria branca, tornando a menos luminosa e a pele menos rendilhada. Existe uma melhora do aspecto da pele também. Há outros tratamentos como lasers, aplicação de colágeno e correlatos, que tambpem são eficazes. O melhor tratamento para sua estria em particular seria mediante avaliação."Clínica Horta Duarte

Depoimentos

"Eu tive minha filha a 6 anos e resolvi agora retirar as estrias pós parto que tanto me incomodavam. Comecei o tratamento com a carboxiterapia são 10 sessões estou na segunda e já vejo um resultado imenso. Mas ratificando que os resultados são visíveis quando une a dieta."

Ver experiência

HarielAgostinho - Salvador (Bahia), Bahia

"Fiz sessões de carbox, gostei muito, surtiu resultados perfeitos. Na época fiz em uma clínica muito conhecida, há 7 anos atrás. Ainda não consegui chegar ao resultado esperado, pois isso apenas com cirurgia, mas creio que um dia possa fazer, pois me incomoda muito."

Ver experiência

RegianeFigueiredo - São Paulo (cidade), São Paulo

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."