Informações sobre o tratamento

O bypass gástrico é uma das cirurgias para emagrecimento mais realizadas no Brasil e alia duas técnicas distintas. A primeira envolve o grampeamento de parte do estômago para que seja reduzido o tamanho do órgão. A segunda promove o desvio do intestino, fazendo com que o organismo produza mais hormônios que dão a sensação de saciedade. Busca contribuir para o emagrecimento e para o controle de doenças como o diabetes e a hipertensão arterial. Antes desta intervenção, o paciente precisa ter realizado tratamentos convencionas para emagrecer.

Tempo intervenção
1-2 horas
Anestesia
Local com sedação
Hospitalização
24 horas
Recuperação
4-7 dias
Efeitos
3-6 dias
Resultados
Duradouros

O que o custo pode incluir

  • Cirurgia
  • Anestesia
  • Revisões

Vantagens

  • Ajuda no combate à obesidade e reduz as doenças associadas
  • Diminui o tamanho do estômago
  • Aumenta a sensação de saciedade
  • As incisões são pequenas
  • A cirurgia é reversível

Resultados esperados e riscos

Os resultados costumam ser duradouros, desde que o paciente siga à risca as orientações médicas. Os riscos do bypass gástrico estão relacionados a não adaptação às modificações feitas no organismo, infecções, hemorragias, náuseas, vômitos e falta de vitaminas.

A intervenção

A cirurgia é realizada via videolaparoscopia. São feitas 5 pequenas incisões de aproximadamente 1cm cada no abdômen do paciente, por onde são introduzidos os instrumentos que auxiliarão na intervenção. O estômago é dividido em duas partes, sendo uma menor com capacidade de 40ml que receberá os alimentos. É realizado ainda um desvio intestinal, para que a absorção dos alimentos aconteça de forma mais lenta, promovendo a sensação de saciedade.

Cuidados após a intervenção

Nos primeiros dias após a cirurgia o paciente deverá consumir apenas líquidos, 20ml a cada 10 minutos. Os alimentos pastosos e sólidos são introduzidos aos poucos na dieta.

Contraindicações

O bypass gástrico não é indicado para pacientes com problemas cardiovasculares, respiratórios, transtornos alimentares, gestantes e lactantes.

O conteúdo publicado por Cirurgia.net é apenas informativo e orientado a compreender, de forma geral, em que consiste um tratamento em condições normais. Esta informação não pode ser considerada, em nenhum caso, como conselho médico.

Experiências

Ver todas
Eu DIDI RODRIGUES LOPES e minha esposa ELIANA GALEGO LOPES, somos casados á 32 anos,temos treis filhos sendo duas meninas e um menino.Quando casamos eramos pessoas normais sem obesidade e com o passar dos anos com a mudança de hábitos e sem atividades fisicas nos transformamos em pessoas obesas com grau MORBIDO. Tanto eu como ela eramos Hipertensos, Diabeticos,eu com artrite e ela com esporão calcaneo. Tambem tinhamos esteatose hepatica grau 3. Em 2012 fiz a inscrição pela internet para entrar no programa de obesidade do hospital dos fornecedores de cana de Piracicaba, a primeira consulta para avaliação foi marcada para 14 de dezembro de 2015. Enquanto isso fizemos de tudo para fazer a cirurgia atraves do meu plano de saude da empresa onde trabalho em Campinas,SP, mas sem sucesso. Motivos? vários! Mudanças de operadoras dos planos de saúde, mudanças continuas de médicos. Até que a Clinica Bariatrica do Dr Irineu nos chamou para avalição. Entramos no programa e durante o ano de 2016 participamos mensalmente das palestras, fizemos todos os exames, perdemos peso durante o ano e em fevereiro de 2017 finalmente fizemos a cirurgia tão esperada. Como nós somos unidos em tudo por ser marido e mulher, as cirurgias foram marcadas para o mesmo dia e quase no mesmo horário! ela foi operada as 07:00 horas e eu as 08:00 horas do dia 16/02/2017. no dia da cirurgia eu estava pesando 102kg isso porque havia eliminado 17 kgs durante o ano de 2016. E ela estava com 124 kg tambem poque já havia eliminado 14 kg durante o ano 2016. Hoje graças a Deus e graças a equipe da Clinica Bariátrica e do Hospital dos Fornecedores de cana de Piracicaba, somos novas pessoas. eu estou pesando 74 kg e minha esposa 86kg. pra quem ja chegou a pesar 128 e 138 somos praticamente outras pessoas. Estamos ainda participando das palestras pós cirurgia para conseguiu fazer a remoção de pele. Estamos ansiosos para isso! Hoje nosso estilo de vida mudou completamente. Não temos mais hipertensao nem diabetes Hoje fazemos muitas coisas simples que antes não podiamos fazer. Agora somos muitos mais FELIZES!!! Obrigado, DIDI e ELIANA. Obs: Na foto estão eu minha esposa e no meio, minha irmã.

Fiz a cirurgia em 2012, pesava 107kg. Com a cirurgia, tive a perda de peso que me prejudicava e tive a oportunidade de viver uma nova vida. Eu ainda posso comer "guloseimas", mas com moderação, e não preciso comer tanto para me sentir saciada. A perda de peso melhorou minha disposição para praticar atividades físicas e hoje, consigo levar uma vida melhor. Melhorei em muitos aspectos e ainda pretendo continuar melhorando. Cheguei a pesar 52kg (quando tive uma intoxicação alimentar), mas hoje estou na média de 62kg, o que me deixa muito bem comigo mesma. Passei de manequim 56 para o 38.

Quando resolvi fazer a cirurgia bariátrica, queria ter uma nova vida, mais saudável e mudar minha condição física. Consegui elimimar 47kg, mas minha auto-estima ainda está baixa, tive uma gravidez que me deixou com mais pele e isso me impede de colocar biquini, ou até mesmo shorts.
4 comentários
Minha plástica nas coxas ñ fiquei feliz. Minha cicatriz está no meio da coxa e tenho muita gordura na parte de trás das coxas Fiquei feliz no início, hj sonho com uma lipoescultura nas coxas e cintura e costas ( feita pelo mesmo médico) consegui tudo na justiça em vão. Não adiantou , minhas coxas encostam como se ainda fosse gordinha. Médico famoso com pacientes ex obesos . Fiz braços, pernas, barriga com ele. Hj não faria. Gostaria de servtratada como uma paciente q qr ser vista, admirada, não como um pedaço de bacon q de qlqr jeito q cortar , estará ótimo. Sou mulher, sou vaidosa.
17 comentários

Temas do fórum

Ver todos
Temas Mensagens Última mensagem
Insatisfeita com meu corpo
JehPadilha · Sapucaia do Sul · 1 imagem
JehPadilha 5 20 Dez 2017
5 20 Dez 2017
17 17 Mai 2017
7 9 Jan 2017
Pergunte ao médico

perguntas

Ver todas

Boa noite! Estou com a cirurgia agendada para quinta-feira. Hoje descobri que a médica que irá fazer minha gastroplastia cobra honorários médicos - a clínica que fez tudo por reembolso, faz uma consulta ao plano para saber quanto reembolsam e a diferença tenho que pagar antes da cirurgia. Não vou ter essa grana (por volta de 6800) para operar, posso procurar um médico que aceite fazer a cirurgia 100% pelo plano de saúde? Será que algum médico aceitaria? Tenho todos os laudos,exames, tudo mesmo,será que não seria ético pedir para outro profissional operar? Estou arrasada sem saber o que fazer.(detalhe que os exames vencem em outubro)

Ainda não tem respostas

Artigos

Ver todos

Centros destacados

Ver todos

Grupo Vivere

Centro especializado em cirurgia bariátrica, eficiente no atendimento e na agilidade de marcação de exames e consultas da equipe multidisciplinar. Conta com equipe acolhedora que auxilia os pacientes nos períodos de preparação e após a cirurgia.EspecialidadesOs pacientes contam com profissionais de alto nível de formação e preparados para oferecer um tratamento seguro e eficaz. Dr Marnay H. Carvalho, CRM-MG 40961 / RQE 28293, mestre em cirurgia digestiva pela USP de São Paulo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariatrica e Metabólica, está em constante atualização através de cursos e palestras nacionais e internacionais.Os procedimentos são realizados em centros especializados, devidamente equipados para trazer a segurança e bem-estar aos pacientes. As técnicas e condutas aplicadas são sempre de acordo com a sociedade científica mundial.LocalizaçãoO Grupo Vivere fica em Uberlândia. Garanta um atendimento ético responsável e acolhedor. Entre em contato e agende uma avaliação.Responsável técnico: Dr. Marnay Helbo de Carvalho, CRM-MG 40961 / RQE 28293

Uberlândia Minas Gerais

LEV Centro Avançado em Controle do Peso

O LEV Centro Avançado em Controle do Peso conta com profissionais altamente capacitados e que estão em constante aprimoramento para empregar as técnicas mais atuais no tratamento da obesidade. Os procedimentos são realizados com segurança e precisão, visando sempre o bem-estar do paciente.EspecialidadesO Dr. Luis Augusto Mattar, CRM-MG 240946 / RQE 34273, é um dos experientes cirurgiões que formam parte de nossa equipe. O profissional está preparado para avaliar o histórico clínico e estilo e vida e cada paciente e propor a modalidade de cirurgia bariátrica mais adequada para cada caso.LocalizaçãoA sede do LEV Centro Avançado em Controle do Peso está bem localizada na cidade de Uberlândia. Contate-nos e agende uma primeira consulta.Responsável técnico: Dr. Luis Augusto Mattar, CRM-MG 240946 / RQE 34273

Uberlândia Minas Gerais

Centro de Controle da Obesidade

2 recomendações

O Centro de Controle da Obesidade conta com sofisticados ambientes e reservadas salas buscando proporcionar comodidade e privacidade a cada paciente atendido. Venha conhecer nossa ampla estrutura que conta com equipamentos de última geração e profissionais com ótima formação.EspecialidadesOferecendo cirurgias bariátricas com responsabilidade e segurança, o Dr. Denis Pajecki, CRM-SP 82306 / RQE 25025, atua com alto grau de comprometimento. Realiza colocação de balão intragástrico, duodenal switch, gastrectomia e bypass gástrico.Contamos ainda com uma equipe multiprofisional, da qual fazem parte psicologia, nutrição e endocrinologia.LocalizaçãoEntrando em contato conosco você poderá agendar uma primeira consulta para avaliação médica e conhecer nossas instalações. A clínica está estabelecida com fácil acesso na cidade de São Paulo, nos Jardins, a duas quadras da Avenida Paulista.Responsável técnico: Dr. Denis Pajecki, CRM-SP 82306 / RQE 25025

Jardim Paulista São Paulo