Tayane Rocha
Tayane Rocha
Escritora formada pela UFRJ, copywriter e community manager, sendo especialista no tema de cirurgia plástica desde de 2017.
Criação: 29 fev 2016 · Atualização: 6 fev 2019

Publicidade

Navegação

  • Informações sobre o Botox
  • História da toxina botulínica
  • Botox é um dos tratamentos mais realizados no mundo
  • Como funciona o Botox
  • O tratamento
  • Os resultados do botox
  • Benefícios do botox
  • Contra-indicações
  • Como encontrar meu médico?
  • O paciente ideal
  • Hiperidrose e Bruxismo
  • Outros usos do Botox
  • Botox como antidepressivo
  • Botox e seus mitos
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía

Informações sobre o Botox

O famoso Botox que na verdade tem nome científico conhecido como toxina botulínica, é uma proteína utilizada na Medicina para paralisar os músculos mímicos que reduzem as linhas de expressão.
O botox tem sido usado há muito tempo em oftalmologia, neurologia e ortopedia, mas entrou na medicina estética nos anos 90, desde então se tornou o tratamento de rejuvenescimento número um do mundo. O grande sucesso do botox é devido a suas características minimamente invasivas (até o momento não se conhecem contraindicações significativas que impeçam o uso de toxinas em adultos), também permite realçar as peculiaridades do rosto sem alterar ou distorcer as características dando um resultado final extremamente natural.

Vídeo realizado por Dra. Tula Vigil

História da toxina botulínica

História da toxina botulínica

A toxina botulínica foi estudado pela primeira vez em 1793 por Justinius Kerner e a história de sua descoberta é bastante fora do comum. Depois de uma festa de casamento, muitas pessoas estavam envolvidas em uma 'intoxicação alimentar, depois que se descobriu que a causa do mal-estar dos convidados infelizes foi devido ao consumo de certos salsichas contaminados de uma bactéria, que a partir de então era conhecida como Botox, do latim «botulus» que significa precisamente «salsicha».
A BTX é um veneno altamente tóxico, que tomado em quantidades excessivas pode causar uma paralisia muscular fatal, precisamente por estas razões foram feitos os primeiros estudos e usos em laboratórios militares americanos. Ainda hoje, o botox é considerado uma das armas bacteriológicas mais poderosas do mundo.
Desde os anos quarenta começou a estudar os efeitos terapêuticos de Botox, as primeiras experiências foram feitas em oftalmologia para corrigir estrabismo. Com o passar do tempo, os campos de uso da TxB tornaram-se múltiplos: distúrbios do movimento, transpiração excessiva, espasticidade. Só recentemente, a partir dos anos 90, tem seu uso no campo estético espalhado para apagar linhas de expressão.

botox no brasil

Botox é um dos tratamentos mais realizados no mundo

De acordo com o relatório ISAPS de 2016, o botulinum confirma, pelo décimo quarto ano consecutivo, o tratamento estético mais solicitado no mundo, com um total de 4.931.577 intervenções, até 37,3% do total de tratamentos cosméticos não cirúrgicos realizados em 2016. A  manutenção do recorde por anos é dos Estados Unidos, sempre na vanguarda do uso dessa técnica, com quase 1.118.370 tratamentos realizados em 2016, seguidos do Brasil e da Itália. Em média o tratamento tem uma alta taxa de satisfação, mais ou menos de 72% das pessoas que o realizam ficam satisfeitas.

funcionamento do botox

Como funciona o Botox

Até à data, o aumento do uso da toxina botulínica é para fins estéticos, é, de facto, ser um excelente anti-envelhecimento que permite eliminar os sinais do tempo que garantem um resultado muito natural.

Nossas terminações nervosas comunicam-se com os músculos através de uma substância neurotransmissora, a acetilcolina. A toxina botulínica tem a capacidade de inibir esse diálogo, reduzindo a atividade e a contração muscular. Desta forma, as linhas de expressão são esticadas, dando ao rosto uma expressão fresca e mais relaxada, sem fazer alterações excessivas às características. O botox é usado principalmente na área superior da face, onde as rugas superficiais móveis estão concentradas. Os usos mais raros na área perioral, na região do nariz, queixo e pescoço.

o tratamento com botox

O tratamento

A toxina botulínica é uma substância produzida por uma bactéria, Clostridium botulinum. O usado para fins estéticos é chamado Tipo A e é cuidadosamente purificado no processo de produção do produto, o que o torna absolutamente inofensivo para a saúde. O tratamento é realizado por um médico especializado em medicina estética, é um tratamento ambulatorial rápido o suficiente, leva de 10 a 30 minutos para a aplicação completa.

O procedimento não é doloroso, o médico ainda pode decidir aplicar um produto anestésico tópico, crioterapia ou resfriando local para que o paciente não sinta o incômodo. Posteriormente, com agulhas muito finas para injeções intramusculares (30G), o botulinum será injetado nas áreas a serem tratadas, previamente identificadas pelo médico. Se necessário será aplicado várias vezes.

Após o procedimento, basta seguir alguns passos simples para evitar alterar o resultado final:
-Evite dormir em 2 a 3 horas após o tratamento
-Evite a exposição à luz solar ou UVA
-Evite massagear vigorosamente a área tratada por pelo menos 48 horas, para evitar migrações de toxinas para outras áreas.

Para agir corretamente, a toxina precisa de 3-4 dias, por isso é normal não notar qualquer diferença no final do tratamento. Os primeiros resultados serão visíveis a partir do quinto dia.

Resultados do botox

Os resultados do botox

Os resultados não são imediatos, mas é necessário esperar de 3 a 4 dias para que o Botox tenha efeito e as rugas pareçam visivelmente mais relaxadas. Há uma duração que varia de 4 a 6 meses, nos homens pode ter uma duração mais curta devido aos músculos mais fortes. As rugas começam a reaparecer lentamente, mesmo que de forma menos acentuada em relação ao pré-tratamento.
Você pode repetir as injeções concordando com seu médico o intervalo de tempo entre as sessões e as dosagens a serem usadas. Em muitos pacientes que realizam o tratamento com toxina botulínica várias, é gerada uma redução progressiva do volume muscular e, consequentemente, uma inibição de sua atividade mesmo sob condições normais.

benefícios do botox

Benefícios do botox

As vantagens de usar o botox em comparação com outras técnicas de rejuvenescimento certamente se devem à porcentagem muito baixa de contraindicações. De fato, a ISAPS informa que nenhum efeito colateral específico foi registrado com a terapia botulínica.

Em resumo, as vantagens do botox são:
-Rejuvenescimento facial imediato, as linhas de expressão aparecem suavizadas e dão um aspecto fresco a todo o rosto.
-Os resultados são proporcionais e naturais, a vantagem do botox é justamente poder melhorar as características do rosto sem transformá-los.
-Não é uma operação cirúrgica, é realizada de maneira ambulatorial em no máximo 30 minutos.
-A aplicação é indolor, apenas anestesia leve é ​​aplicada para evitar o incômodo das mordidas.


É um tratamento rápido e pode ser repetido várias vezes ao longo do tempo. Também lida com outros problemas, como hiperidrose e enxaqueca crônica.

botox é seguro

Contra-indicações

Em 1990, a Conferência de Desenvolvimento de Consenso do Instituto Nacional de Saúde declarou que a terapia com toxina botulínica era um tratamento seguro e eficaz para uma série de doenças e tratamentos. Com certeza, até o momento, uma das principais vantagens do tratamento botulínico é a ausência de contraindicações específicas. De fato, a injeção de botox não é absolutamente invasiva e os únicos efeitos colaterais podem ser devidos a reações alérgicas, além da possível presença de inflamação ou infecção no local da injeção.
Os efeitos colaterais da BTX-A são geralmente transitórios, eles desaparecem com a absorção progressiva da toxina. A maioria é devida a uma possível disseminação da droga nos grupos musculares adjacentes. Alguns pacientes relatam que sofrem de uma leve enxaqueca nas horas seguintes ao tratamento, um distúrbio que tende a desaparecer em pouco tempo. A segurança do seu uso durante a gravidez, lactação e infância ainda não foi totalmente demonstrada.

médico para o botox

Como encontrar meu médico?

A escolha do próprio médico para realizar tratamentos estéticos é uma fase fundamental para o sucesso do tratamento em si. É importante estabelecer uma relação de confiança entre médico e paciente, por isso sugerimos que aproveite a primeira visita para expor todas as suas dúvidas e questionamentos. O site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é uma ótima ferramenta para encontrar o cirurgião estético  que melhor se adapte às suas necessidades, aqui você pode verificar a licença dos profissionais brasileiros.

posso fazer o botox

O paciente ideal

Segundo o relatório ISAPS, os pacientes que necessitam desse tipo de tratamento pertencem à faixa etária de 35 a 50 anos, demonstrando como o uso da toxina tende a se iniciar uma vez decorridos os 30 anos.
Apesar do alto percentual de público feminino, atualmente o número de homens interessados ​​em usar o botox para rejuvenescer sua aparência está aumentando constantemente. As pessoas que realizam o tratamento muitas vezes buscam melhorar aspectos estéticos, mas é possível também ajudar em problemas relacionados com a transpiração. É necessário, por fim, consultar-se com um profissional para avaliar se no seu caso é possível realizar o procedimento ou não.

Hiperidrose e Bruxismo

Hiperidrose e Bruxismo

Nos últimos anos, o uso da toxina botulínica se disseminou para o tratamento de alguns distúrbios não estéticos, sendo particularmente necessárias as injeções de Botox para o tratamento do bruxismo e da hiperidrose.
Bruxismo:
O  bruxismo é um distúrbio que envolve a moagem involuntária dos dentes durante o sono. O movimento involuntário da mandíbula envolve danos nos dentes, no osso das mandíbulas e nas gengivas. O tratamento ajuda a relaxar os músculos, ajudando a controlar os movimentos maxilares.
Hiperidrose:
Esta patologia está frequentemente ligada a causas psicoemocionais onde as células do suor produzem uma quantidade de suor superior à exigida pelo corpo para a regulação da temperatura corporal. Injeções de toxina botulínica a serem realizadas nas mãos, pés ou axilas, inibem temporariamente a atividade do suor, limitando o efeito da transpiração excessiva.

botox em outros tratamentos

Outros usos do Botox

A toxina botulínica é útil não apenas para fins estéticos, mas também é amplamente utilizada em outras especialidades médicas para combater problemas relacionados principalmente à atividade muscular e endócrina. Como, por exemplo:
-Neurologia
, casos de torcicolo, espasmos, cãibras, tremores e tiques, contraturas e disfunção muscular foram tratados com sucesso.
-Oftalmologia,
um dos primeiros usos médicos da BTX foi para o tratamento de estrabismo e nistagmo.
-Ortopedia-fisiatria,
usada no tratamento de dores de cabeça, enxaquecas, dor nas costas, síndrome de dor miofascial, dor neuropática no joelho ou no ombro.
-Urologia
, utilizada para o tratamento da hipertrofia benigna da próstata e incontinência urinária.
-Gastroenterologia
, usada com sucesso no combate a hemorróidas, fissuras anais crônicas, disfunções do escarro no estômago e no ducto biliar.
-Reumatologia,
tratamento do fenômeno Raynaud onde as mãos e os pés estão constantemente congelados.
-Dermatologia,
particularmente bem conhecida é o uso de BTX para o tratamento da hiperidrose, mas também é usado para distúrbios salivares. Estudos recentes consideram válido para o combate à acne e rosácea.
-Alergologia,
útil no combate à rinite alérgica.
Cirurgia, além de usos estéticos anti-rugas, vários estudos médicos demonstram o potencial da droga na prevenção e tratamento de cicatrizes hipertróficas e quelóides.

botox como antidepressivo

Botox como antidepressivo

Um estudo inovador publicado em 2006, "Tratamento da depressão com toxina botulínica A: uma série de casos.", Pavimentou o caminho para um novo uso possível da toxina botulínica. De acordo com a teoria do feedback - facial, nossos estados emocionais estão relacionados às nossas expressões faciais. Uma atitude mímica envolvida em um sorriso envia impulsos de felicidade ao cérebro, fazendo-nos sentir menos tristes e estressados.
A capacidade do Botox para inibir a contração dos músculos faciais melhora os sintomas da depressão como qualquer medicação antidepressiva, pois reduz os sinais que os músculos enviam para a amígdala normalmente, a área do cérebro predisposta a controlar nossa emoções.

mentiras sobre o botox

Botox e seus mitos

É um veneno: Tecnicamente o botulinum é um medicamento obtido a partir do processamento de uma toxina, por isso não é um verdadeiro veneno.
Causa rigidez do rosto, o botulinum é capaz de rejuvenescer a pele do rosto com efeitos muito naturais, para um tratamento bem sucedido é necessário entrar em contato com um profissional especializado e usar a dose certa.
Paralisia permanente:
 Os efeitos da botulina são temporários e desaparecem no prazo máximo de 6 meses.
Causa dos danos cerebrais, embora haja alguma literatura científica apoiando esta tese, todos os experimentos conhecidos até agora foram feitos em ratos. Os possíveis danos ao cérebro humano não foram confirmados.
É possível fazer de forma habitual:
O tratamento pode ser repetido várias vezes sem ter medo de criar uma dependência física, pelo contrário, os tratamentos de longa duração melhorar progressivamente o tom da pele.

Perguntas Frequentes

  • É verdade que o botox pode sair com o tempo? "Sim. Tem efeito temporário. Vários fatores influenciam neste tempo." Dra. Rosimara Bonfim
  • Existe algum método que dure para sempre? "Não existe, pois o envelhecimento facial progressivo influencia no resultado e permanência"  Dra. Rosimara Bonfim
  • Fiquei com uma expressão muito artificial depois da aplicação do botox, o que fazer? "Com toda a certeza seu rosto voltará ao normal, poís o efeito da Toxina Botulínica é 100% reversível. A duração depende de cada pessoa podendo ficar entre 3 a 6 meses. No entanto, não precisa esperar o feito passar, basta procurar seu médico para que ele possa te avaliar e corrigir o que não está te agradando." Dr. Rafael Camargo Paccanaro
  • Qual o valor do procedimento com botox? "O orçamento deverá ser feito em consulta com seu cirurgião plástico. os custos incluem a quantidade de toxina botulínica indicada, pois se trata de produto de custo variável e importada." Dra. Rosimara Bonfim
  • É possível corrigir as linhas de expressões na área das pálpebras? "Para a correção de rugas no terço superior da face o indicado seria o Botox, mas é necessário avaliar em consulta o seu caso" Dr. Marcus Coimbra 
  • Como posso remover o botox? "O que você pode fazer é aplicar Laser de baixa intensidade no local, pois reduz o efeito do Botox." Marias Estética & Podologia

Depoimentos

"Boa tarde! O tratamento estético que fiz foi colocar botox na área dos olhos e testa. Só que o botox tem pouca durabilidade. Adoro me cuidar e essas área que citei me incomodam muito. Pena que não tenho condições de ficar fazendo sempre e muito menos uma cirurgia, que seria o ideal. Tento me cuidar como posso, usando cremes e fazendo massagens. Busco sempre informações à respeito, pois é um assunto que me agrada muito."

Ver experiência

ElenirSantosPereira - Rio de Janeiro (cidade), Rio de Janeiro

"Depois que eu fiz o botox a minha autoestima melhorou bastante ,pois as linhas de expressão me encomodavam bastante e me deixavam com a autoestima lá em baixo. Ao realizar a minha pele ficou maravilhosa eu super recomendo,a todos que tem esse desejo de fazer o tratamento com botox , logicamente que tem que ser com pessoas especializadas... então meninas e meninos fique atentos!"

Ver experiências

Cleidiane16 -

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."