Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 6 Jun 2019

• Introdução
  • O que é a bioplastia?
  • Como saber se sou candidato a bioplastia?
  • Como escolher meu cirurgião para a bioplastia?
  • Como é feito o procedimento de bioplastia?
  • O que esperar de resultado da bioplastia?
  • Benefícios da bioplastia
  • Complicações da bioplastia
  • A bioplastia é dolorosa?
  • Bibliografia

Introdução

Atualmente o Brasil é o segundo país do mundo que mais realiza procedimentos estéticos, só ficando atrás dos Estados Unidos. A bioplastia é um desses tratamentos que os brasileiros(as) mais vem realizando nos últimos anos, segundo as notícias da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

tratamento para as rugas

O procedimento não deixa cortes

O que é a bioplastia?

A bioplastia é um procedimento que tem como base a aplicação de preenchimentos para pequenas correções, em pequenas quantidades. Deve ser realizada por um profissional médico devidamente habilitado, que avaliará o paciente e aplicará a quantidade de preenchimento adequada.

É um procedimento realizado sem cortes e sem cirurgias, sendo assim um processo minimamente invasivo, utilizando-se de implantes biocompatíveis que tendem a ser aceitos sem reações adversas pelo o corpo do paciente.

pacientes de bioplastia

O médico vai avaliar se você pode realizar o tratamento

Como saber se sou candidato a bioplastia?

É necessário, antes de tudo, que o paciente esteja seguro que deseja realizar-lo. Diante disso, é possível procurar um profissional na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, buscando o seu número de registro.  Durante a sua consulta o profissional vai indicar se o seu caso é mais recomendado para a bioplastia ou outro tipo de tratamento.

No geral, os pacientes desejam melhorar o seu contorno corporal, ademais de que o procedimento pode ser realizado em diferentes partes do corpo, sendo mais frequente na área do rosto, glúteos e panturrilha.

médicos para a bioplastia

Só faça o procedimento com médicos certificados

Como escolher meu cirurgião para a bioplastia?

Como comentando anteriormente é importante buscar, como em qualquer outro procedimento de cirurgia plástica, um profissional que esteja qualificado. Para isso, é necessário verificar na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e consultar o seu número de CRM.

Posteriormente também é aconselhável marcar uma consulta com o profissional para entender mais sobre o seu trabalho e sobre as suas técnicas, Após a consulta, alguns pacientes buscam novos profissionais para ter outras opiniões.

Como é feito o procedimento de bioplastia?

Os preenchimentos são injetados nas áreas que necessitam de correção ou de volume. Diferente do ácido hialurônico ou da gordura do paciente, os preenchimentos usados na bioplastia devem ser aplicados apenas em pequenas quantidades, não sendo recomendado para aumento de lábios, seios ou glúteos.

bioplastia corporal permite que várias regiões do corpo sejam tratadas, passando é claro por uma minuciosa avaliação de um profissional respeitando as suas linhas corporais e as suas tendências genéticas. Já que nenhum pessoa é parecida com a outra, cada resultado será diferente.

A Bioplastia de glúteo é uma das mais buscada no Brasil, justamente pela a idealização dos contornos femininos na sociedade brasileira, porém muitos médicos podem escolher outras estratégias, já que a quantidade aplicada pode não ser indicada.

bioplastia nas mãos pode ajudar no rejuvenescimento da pele, com o acompanhamento de peeling ou laser, recuperando possíveis manchas.

Uma síndrome não muito conhecida é a de Poland, que leva a desproporção do peitoral masculino em relação ao resto do corpo. Com a bioplastia peitoral é possível recuperar a melhor forma corporal.

bioplastia lipodistrofia pretende ajudar os pacientes que são soropositivos, já que com o uso de retrovirais a pessoa pode ter uma diminuição do contorno da face, assim como no resto do corpo.

O procedimento também pode ser realizado no rosto da pessoa, como a bioplastia facial, bioplastia de nariz, bioplastia labial e bioplastia da mandíbula todas elas com o objetivo de melhorar o formato e reparar danos.

bioplastia de queixo também é um procedimento consultado por pacientes que procuram um novo formato para o rosto, trabalhando no volume e no alinhamento das medidas.

Resultados da bioplastia

Os resultados são imediatos

O que esperar de resultado da bioplastia?

Com a bioplastia o paciente pode esperar melhores contornos corporais definitivos. O procedimento é realizado sob anestesia local, no próprio ambiente do consultório médico.

O resultado é visto imediatamente, mas é possível ter mais de uma sessão, o que vai depender de cada caso e do profissional. A recuperação é imediata e a pessoa pode voltar as atividades diárias.

preenchimento no corpo

É indicado fazer o procedimento no verão

Benefícios da bioplastia

Os profissionais médicos da área de cirurgia plástica indicam que as substâncias devem ser usadas com cautela, respeitando os limites de cada paciente. Por isso, é muito importante buscar um profissional qualificado.

No caso dos soropositivos, a perda de gordura, que acontece naturalmente com a presença do vírus, faz com que a pessoa tenha uma aparência mais velha, e a bioplastia é uma das formas de restabelecer uma aparência mais jovem.

Ou seja, para pacientes que estejam com problemas de contorno corporais a bioplastia pode ser uma maneira de recuperar o formato do corpo e aumentar a sua própria autoestima. É possível, de um lado positivo também, realizar esse procedimento na época no verão. A recuperação acontece na média de 3 dias.

pmma no brasil

O produto é proibido no Brasil!

Complicações da bioplastia

O uso de PMMA não é permitido pela a ANVISA, mas anteriormente já foi usado para tratamentos como a bioplastia. O PMMA é injetado em forma de microesferas, das quais causam complicações, como reações alérgicas ou inflamatórias. O material do PMMA não é reconhecido pelo o corpo, e em forma de defesa o corpo ataca essa substância com as células de defesa, e como não conseguem desfazer causam uma grande infecção generalizada.

Muitos profissionais indicam que independente da quantidade a inflamação é constante e pode ser crônica dependendo de cada caso. Também pode causar o enrijecimento da região ou até mesmo necrose. A quantidade aplicada pode aumentar ainda mais os riscos para a pessoa.

Ademais disso, a retirada do produto depois de injetado é díficil porque pode se espalhar para outras partes do corpo. Caso ocorra alguma complicação, não há garantias  de que o produto seja possível totalmente retirado, e em todo caso a intervenção cirúrgica é necessária.

riscos da bioplastia

No geral a recuperação é tranquila.

A bioplastia é dolorosa?

A recuperação da bioplastia é imediata e o paciente pode seguir com a sua rotina com normalidade. Contudo, é necessários ter alguns cuidados após o procedimento, por exemplo:

• Não é recomendado apertar a área tratada e a exposição solar nos primeiros dias.
  • No primeiro dia é importante evitar realizar algum esforço, mas no geral não se faz necessário cuidados extras, podendo utilizar de analgésicos caso haja algum desconforto.

Havendo inchaço é necessário aplicar compressas frias e evitar exposição ao sol. A bioplastia é contraindicada para pessoas com problemas de pele, como acne, irritações, feridas e queimaduras. Grávidas e lactantes também devem evitar o tratamento.

• A bioplastia pode ser realizada com PMMA? "O PMMA é um tratamento com altos índices de complicação, mesmo a longo prazo. Não indicamos esse tratamento para nenhuma finalidade. Procure utilizar preenchimentos absorvíveis que são mais seguros. Em nossa clínica, trabalhando apenas com ácido hialurônico." Clínica Horta Duarte
  • A bioplastia vale à pena? "A bioplastia tem que tomar muito cuidado com o tipo de material a ser utilizado. Ela tem suas indicações sim, mas cuidado. Não deixem que usem PMMA em você." Dr. Fabricio Francischone
  • Como é o pós-operatório? "Após o procedimento de preenchimento labial em geral não há incomodo doloroso, ou se houver é muito leve, raramente necessitando de analgésicos comuns. Eventualmente pode haver inchaço e rouxidão, que deve se recuperar em até uma semana.O preenchimento labial mais seguro são os a base de ácido hialurônico, não recomendando uso da bioplastia (PMMA)." Dr Elizeu Lavor

"Foi surprendente, pois fiz o malar e a mandíbula e definiu bem o meu rosto! Fiz a modelagem do rosto nam bioplastia. Recomendo para quem quer..."