Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 7 Mai 2019

• Sobre o tratamento de bichectomia
  • O que é bichectomia?
  • Quem pode realizar a bichectomia?
  • Como escolher meu cirurgião?
  • Como é a primeira consulta com o cirurgião?
  • Como a intervenção é feita?
  • Como é o pós-operatório?
  • Os resultados
  • Possíveis complicações ou efeitos colaterais
tratamento de bichectomia

A bichectomia é feita no mundo todo

Sobre o tratamento de bichectomia

Ainda desconhecida há alguns anos, a bichectomia, é uma das mais recentes operações de cirurgia plástica que estão na moda no mundo todo. É devido ao seu crescente número de estrelas internacionais que o usam? Ou para aumentar a demanda por "cirurgias de selfie" (cirurgia de selfie) para ter uma melhor aparência na foto?

De qualquer forma, se você ainda não ouviu falar desse tratamento, lembre-se do nome dele porque você perceberá que é muito mais comum do que pensamos. Os números crescem cada vez mais entre os brasileiros que realizam esse procedimento com os profissionais de cirurgia plástica, e em todos os lugares do mundo.

Vídeo realizado por Clínica Odontowicz

O que é bichectomia?

A bichectomia tem o objetivo de reduzir o tamanho do formato do rosto, principalmente na área das bochechas. Nessa área as bochechas se estendem até as têmporas, dando um efeito de rosto redondo ou bebê, o que muitas pessoas não gostam. O objetivo da cirurgia é adequar as bochechas para um efeito mais fino e uma mandíbula mais definida, trazendo as maçãs do rosto. O procedimento pode passar a impressão de emagrecimento, já que é uma área do corpo muito visível, onde a maioria das pessoas quando emagrece perde a gordura da área.

envelhecimento no rosto

Não é recomendado para todas as pessoas

Quem pode realizar a bichectomia?

É possível que tanto homens quanto as mulheres, com rostos redondos, realizem. Muitas vezes as suas bochechas redondas dão uma impressão de excesso de peso, que será imediatamente eliminado, dando a impressão de que a pessoa pode ter perdido peso após o procedimento.

É necessário ser maior de idade, e é aconselhável ter uma idade entre 18 e 40 anos, porque essa área do rosto tende diminuir com o envelhecimento. Portanto, esse procedimento não é tão recomendado para pessoas mais velhas, já que a possibilidade de ter os resultados desejados diminui, podendo atrapalhar na harmonia da face. É importante conseguir uma redução equilibrada também, assim vai evitar o envelhecimento prematuro do rosto.
As pessoas que desejam ser operadas terão que deixar de fumar um mês antes da operação e um mês depois, deixar de tomar antiinflamatórios 10 dias antes da operação e ter um excelente estado dentário, pois a cicatrização é feita diretamente na boca.

cirurgiões plástico

Só médicos autorizados fazem cirurgias plásticas

Como escolher meu cirurgião?

Como com qualquer procedimento cirúrgico, é importante que o seu cirurgião seja um profissional certificado pela a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas.
Para fazer isso, faça sua pesquisa no site do Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas e você vai se assegurar que aquele profissional pode realizar esse tipo de procedimento. Verifique também se ele tem experiência com a bichectomia e, se possível, tente ler os comentários dos ex-pacientes e veja os resultados no dia da consulta.

riscos da bichectomia

A primeira avaliação é muito importante!

Como é a primeira consulta com o cirurgião?

Na primeira consulta, o cirurgião irá examiná-lo e avaliar quais são as suas necessidades. Ele vai explicar em detalhes como a intervenção é realizada, quais são os benefícios de reduzir as bochechas, mas também as possíveis desvantagens e riscos, assim como tirar as suas dúvidas sobre o processo também. Ele irá preparar uma cotação personalizada, caso você deseje prosseguir com a intervenção.

Durante esta primeira consulta, não hesite em fazer todas as suas perguntas ao seu cirurgião, compartilhar suas dúvidas e passar as suas expectativas. Alguns cirurgiões também podem mostrar uma simulação do resultado, que é uma ótima maneira de imaginar como será seu futuro rosto.

Vídeo realizado por Doutor Eduardo Furlani

Como a intervenção é feita?

O procedimento é realizado em hospitais e dura aproximadamente 45 minutos, dependendo de cada paciente. Com relação à anestesia, alguns cirurgiões preferem que seja geral, para maior conforto do paciente, e outros preferem a anestesia local. Não hesite em falar com seu cirurgião, ele irá apresentar a melhor solução que melhor atende às suas necessidades no seu caso.

O procedimento em si é bastante simples, o cirurgião faz uma incisão no interior da boca de 15 a 20 milímetros, retirando a parte em excesso. Então ele vai colocar um ou dois pontos reabsorvíveis. Com uma incisão no interior da boca, nenhuma cicatriz será visível e os resultados serão muito naturais.

pós operatório bichectomia

As cicatrizes são escondidas

Como é o pós-operatório?

É importante informar que a bichectomia pós-operatória não é dolorosa, mas cada paciente tem uma resistência diferente a dor, então é possível que se tenha algum desconforto nos primeiros dias, principalmente por ser uma área que está sempre em movimento, comunicando-se, ou na alimentação.
Durante os primeiros dias após o procedimento (até uma semana), você terá edema ao redor da área da bochecha, semelhante a uma operação para remover os dentes do siso. É altamente recomendável aplicar gelo na área inchada para reduzir o inchaço, você também deve dormir com a cabeça erguida. Quanto às refeições, você terá que comer alimentos líquidos durante a primeira semana. É muito importante ter uma excelente higiene oral durante os dias seguintes à bichectomia, para evitar qualquer infecção e promover uma boa cicatrização.

Após 10 a 15 dias, o fio reabsorvível cairá sozinho, e como a incisão é feita dentro da boca, nenhuma cicatriz será visível. Você pode retomar as atividades físicas depois da segunda semana. O resultado final será visível após 3 meses.

bichectomia e emagrecimento

Os resultados são quase imediatos

Os resultados

Os pacientes que têm excesso de gordura nessa área e que buscam o procedimento como uma opção, vão ter as bochechas menores e mais marcadas.

Toda a sua face vai ter um contorno mais modelado, e também é possível ter a impressão de ter perdido peso.

complicações da bichectomia

Toda cirurgia apresenta riscos

Possíveis complicações ou efeitos colaterais

Mesmo que os riscos sejam raros, as complicações ainda são possíveis. Como em qualquer intervenção, os principais riscos podem estar relacionados à anestesia. Há também o risco de paralisia facial, já que essa área do rosto está próxima a um nervo facial que poderia ser danificado durante a cirurgia. Também é possível causar uma lesão no canal de Sténon, pela qual a saliva flui. Até mesmo após o procedimento pode haver complicações, por se tratar de uma área que ocorre contaminação caso não tenha a adequada higiene.

Pois isso que, é necessário realizar o procedimento com um profissionial indicado, e também seguir todas as suas instruções durante o pré e pós operatório.

• O procedimento resolveria o meu problema? "A gordura de Bichat está localizada no meio da bochecha e tem um formato ovalado de pequena dimensão comparada à dimensão da bochecha. A "Bichectomia" ou a cirurgia de retirada da gordura de Bichat não resolveria o seu caso, pois, no seu caso, é toda a bochecha que aumenta de volume. A retirada dessa gordura causaria uma depressão no meio da bochecha e quando você engordar a depressão ficaria mais pronunciada ainda, pois, o resto da bochecha iria aumentar de volume mas o centro da bochecha não, por falta de gordura que foi retirada."  Dr. Theodore Droubi
  • É possível que o convênio cubra a bichectomia? "Para saber se o plano de saúde cobre a cirurgia, precisa fazer uma previa de reembolso ou enviar o pedido de liberação para o convenio. Na consulta, o medico pode fazer estes documentos. Para isso, precisará da sua carteira do convento. Procure sempre um especialista em cirurgia intima para melhor segurança." Dr André Colaneri

"Fiz bichectomia à 4 meses e estou absolutamente satisfeita! Me sinto mais livre com bochechas menores, elas ficam mais suaves em meu rosto agora...."

gabieassis - Curitiba, Paraná