Tayane
Tayane
Escritora, copywriter e community manager. Administradora da maior comunidade de cirurgia plástica do Brasil.
Criação: 29 Fev 2016 · Atualização: 22 Jan 2019

Destacado

Navegação

  • O que é o aumento de lábios?
  • Como os lábios podem ser aumentados?
  • Quais são os objetivos de um preenchimento ou aumento labial?
  • Quem são os candidatos para o aumento dos lábios?
  • Como escolher meu médico?
  • Como é a primeira consulta?
  • A anatomia dos lábios
  • Como o preenchimento labial funciona?
  • Procedimento
  • Resultados e duração
  • Complicações e efeitos colaterais
  • Sobre o pós operatório
  • Curiosidades sobre o aumento de lábios
  • Perguntas Frequentes
  • Depoimentos
  • Bibliografía
Imagem

O que é o aumento de lábios?

As técnicas de aumento labial existem há muitos anos, no entanto, é apenas recentemente que este tratamento estético experimentou uma grande procura e um aumento em sua demanda, já que os lábios carnudos se tornaram uma tendência real.

No Brasil, as mulheres que procuram este tratamento estão à procura de um resultado discreto que seja particularmente adequado à morfologia do rosto, a fim de obter uma aparência mais natural e evitar o efeito temido dos "lábios gigantes".

Imagem

Como os lábios podem ser aumentados?

A infiltração de ácido hialurônico nos lábios para obter maior volume e definição é a mais conhecida hoje em dia. Pode-se realizar esse tratamento sem nenhum tipo de sedação, com pequenas agulhas que vão ser aplicadas o produto consegue agir já dando a forma esperada.  De fato, existem diferentes métodos para aumentar o volume dos lábios, que podem ser adaptados de acordo com as necessidades e desejos do paciente, tanto para criar uma boca mais sensual e carnuda e para definir melhor a forma.

Imagem

Quais são os objetivos de um preenchimento ou aumento labial?

As indicações para o preenchimento dos lábios podem ser diferentes:

  • Definir os contornos dos lábios, a fim de ter uma boca mais sensual e moldar o arco da boca;
  • Aumentar o volume e ter mais lábios carnudos;
  • Recriar a proporção entre o lábio superior e inferior e restaurar a assimetria correta, como quando o lábio superior é muito fino em relação ao lábio inferior;
  • Reduzir rugas na área perioral ("rugas do fumante" ou "código de barras").
Imagem

Quem são os candidatos para o aumento dos lábios?

Homens e mulheres podem recorrer a esse procedimento, embora seja verdade que a maioria dos pacientes é de fato para o público feminino. Os candidatos ideais são pessoas que, devido à sua anatomia ou envelhecimento, têm lábios finos ou assimétricos. A idade não é um limite, então os pacientes podem ser jovens e mais velhos também, mas é melhor esperar até os 18 anos ou mais.

Imagem

Como escolher meu médico?

Dependendo do método escolhido para aumentar o volume dos lábios, você precisará de um cirurgião plástico.
Para um aumento temporário dos lábios, ou seja, com injeções de ácido hialurônico (preenchimentos), você pode entrar em contato com um médico ou um cirurgião qualificado para realizar tratamentos.
Como em qualquer procedimento, é importante entrar em contato apenas com cirurgiões reconhecidos e autorizados. Convidamos a verificar se estão inscritos na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para verificar a especialização obtida, ler as resenhas na internet e fazer algumas pesquisas para conhecer mais sobre o tratamento do profissional que você tiver interesse.
Não hesite em consultar diferentes médicos para também receber opiniões diferentes e encontrar o médico que melhor se adapte às suas necessidades.

Imagem

Como é a primeira consulta?

Durante a consulta inicial, o médico examinará a forma dos lábios e da boca e sua proporção em relação ao resto do rosto. Este último aspecto, a proporção, é o elemento que, acima de tudo, permite alcançar um resultado natural e esteticamente agradável.
O segundo passo será explicar ao paciente as várias técnicas disponíveis para o aumento dos lábios e, em seguida, as respectivas vantagens e desvantagens de técnicas.

Imagem

A anatomia dos lábios

Antes de continuar com as diferentes técnicas de aumento dos lábios, é importante recapitular os diferentes elementos de sua anatomia. O lábio é de fato composto de diferentes partes, como também pode ser visto na imagem abaixo:

  • Vermelhão (as partes mais vermelhas dos lábios)
  • Comissuras labiais: os cantos da boca onde os dois lábios se encontram
  • Arco do Cupido
  • Filtro ou sulco mediano
  • Colunas de filtro ou cristas laterais

Imagem

Como o preenchimento labial funciona?

Uma técnica mais comum para o aumento dos lábios, porque é um procedimento simples, rápido e pode ser realizado na clínica, de maneira muito rápida. É também um método que dá resultados temporários, dado que a substância usada com o enchimento é o ácido hialurônico, que é reabsorvível e, portanto, não definitivo.

Imagem

Procedimento

O procedimento de preenchimento labial consiste em uma injeção ou infiltração subcutânea realizada através de uma agulha muito fina e dura de 5 a 30 minutos. As substâncias reabsorvíveis utilizadas são principalmente duas, ou ácido hialurônico ou colágeno, ambas substâncias biocompatíveis. A recuperação é imediata e é imediatamente possível retornar a todas as atividades diárias normais.
Antes do tratamento, a área a ser tratada é limpa e desinfetada e, em seguida, uma pomada anestésica é aplicada, para tornar a injeção indolor ao paciente, também muitas vezes nos preenchedores há também uma pequena quantidade de lidocaína, de modo que tanto o preenchimento quanto o anestésico sejam liberados no momento da injeção.

Imagem

Resultados e duração

Os resultados duram em média entre 5 e 6 meses, mas o efeito e a duração podem ser subjetivos dependendo das características individuais do paciente (idade, tipo de pele, fumaça, exposição ao sol, etc.) e do produto, já que os enchimentos muito fluidos têm uma duração menor.
Durante os primeiros dias após o tratamento, o volume dos lábios podem parecer maiores do que o desejado ou mesmo exagerados por causa do inchaço após a injeção. Ou também pode acontecer que após a primeira semana o volume adquirido diminua devido à integração do ácido hialurônico com os tecidos, mas a substância sempre estará presente e servirá de base para a infiltração de um segundo frasco.

Imagem

Complicações e efeitos colaterais

O ácido hialurônico é uma substância que ocorre naturalmente no corpo, então o risco de alergias é muito pouco provável. No entanto, é possível que pequenos choques possam comprometer o resultado ou que pequenas bolas possam se formar nos lábios após uma injeção de ácido hialurônico, que pode ser removido com uma hialuronidase.

imagem

Sobre o pós operatório

Durante o período pós-operatório, o seu médico pode recomendar a aplicação de um creme  para facilitar o processo de cicatrização. As suturas aplicadas são geralmente absorvíveis e será possível retornar ao trabalho após cerca de 5 a 10 dias, enquanto a atividade física pode ser retomada após 3 semanas.
O resultado é imediatamente visível, embora demore alguns dias para estabilizar. O resultado final pode ser apreciado após 2 meses.

Imagem

Curiosidades sobre o aumento de lábios

Por se tratar de um procedimento cirúrgico, será necessário realizar 1 ou 2 consultas com o cirurgião antes de realizar a cirurgia, a fim de esclarecer todas as dúvidas possíveis. Também é recomendável deixar de fumar pelo menos um mês antes da operação e continuar a não fumar mesmo no mês seguinte, e também deve evitar tomar aspirina ou anti-inflamatórios durante 15 dias antes do levantamento do lábio.

A intervenção tem uma duração rápida, entre 30 e 45 minutos e é realizada sob anestesia local. O cirurgião faz uma incisão no oco das narinas, logo abaixo do nariz e, em seguida, remove uma pequena tira de pele localizada entre o nariz e o vermelhão (o tamanho varia dependendo do resultado a ser alcançado) e, finalmente, fechará a incisão.

O procedimento não é doloroso, no entanto, se durante o período pós-operatório você sentir desconforto ou desconforto, será possível tomar analgésicos simples, sempre seguindo as instruções do seu cirurgião. Em geral, recomenda-se aplicar gelo na área tratada para reduzir o inchaço, que pode durar de 7 a 21 dias. Você também pode aplicar um creme calmante e os pontos serão removidos entre o quinto e o oitavo dia. O trabalho pode ser retomado após 5 a 10 dias e a atividade física após 3 semanas.

Os resultados são imediatos e definitivos. Os resultados finais são visíveis após 1 mês e meio. As cicatrizes serão imperceptíveis e o lábio superior será maior, enquanto o comprimento total dos lábios será menor, explica a Dra. Barbara Lorenzin.

Quanto a complicações ou efeitos colaterais, é possível que durante os primeiros 15 dias após o procedimento, alguns desconfortos sejam sentidos, como edema, alterações de sensibilidade, excesso de mucosa. Possíveis riscos incluem irregularidades ou assimetrias que podem afetar o resultado estético.

Perguntas Frequentes

  • É possível aumentar os lábios sem cirurgia? "O método mais indicado para aumentar o volume dos labios á aplicação á aplicação de acido hyalurônico, que é o produto mais seguro disponível. A aplicação é feita com anestesia local, em consultório." Doutor Julio Morais
  • O plano cobre esse tratamento? "Normalmente os planos não costumam cobrir esse tipo de procedimento por se tratar de um procedimento de cunho estético.
    Mesmo assim o ideal seria entrar em contato com seu plano para saber a cobertura do mesmo." 
    Doutor Fabricio Francischone
  • Quanto custa esse procedimento? "O custo do preenchimento labial depende da quantidade necessária para o seu caso." Clínica Horta Duarte



Depoimentos

"Meus lábios eram muito finos, batons claros não podia nem sonhar! Só usava escuro e mesmo assim não adiantava nada. Então resolvi fazer o aumento dos lábios, marquei com o medico Cirurgião Dr Alexandre. Então decidimos como eu gostaria que ficasse e começamos... Demorou um pouco porque eu tenho medo de agulha, então eu só deixava ele anestesiar. Ele começou o procedimento e logo acabou,não foi nem 20 minutos. Amei o resultado!"

Ver a experiência

TaizaAlves - Brasília (Distrito Federal), Distrito Federal

"A informação que aparece nesta web é apenas indicativa e nunca pode substituir a informação que o seu médico, cirurgião ou especialista em estética e plástica deve fornecer. Se você estiver avaliando a possibilidade de realizar qualquer tratamento ou intervenção médica (também em caso de dúvidas ou perguntas), vá diretamente ao seu médico especialista para lhe fornecer as informações correspondentes. Cirurgia.net não garante ou recomenda qualquer conteúdo, procedimento, produto, opinião, profissional de saúde ou qualquer outro material e informação neste guia ou em qualquer lugar deste site."