Verrugas: saiba como eliminar esse tipo de lesão

Verrugas: saiba como eliminar esse tipo de lesão
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 5 ago 2015 · Atualização: 27 jul 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

As verrugas podem se apresentar em homens e mulheres de qualquer idade e em diferentes partes do corpo, como nas mãos, nas plantas dos pés, no rosto, nas pernas e na região genital. Em geral, são consideradas lesões benignas formadas por uma infecção na camada superficial da pele provocada pelo papiloma vírus humano (HPV).

Além de serem inestéticas, as verrugas podem causar desconforto quando estão localizadas em áreas que sofrem constante atrito. A boa notícia é que existem diversos tratamentos para eliminar esse tipo de lesão. Porém, cada caso deve ser analisado de forma particular pelo especialista em dermatologia, já que as verrugas podem ser parecidas com as lesões do câncer de pele, que necessitam de um tratamento específico. Explicamos neste artigo como funcionam as técnicas mais utilizadas para remover verrugas.

O que são verrugas e por que elas aparecem na pele?

As verrugas são pequenas protuberâncias na pele que geralmente aparecem nas mãos ou nos pés – embora possam crescer em qualquer parte do corpo, incluindo dentro da boca, genitais ou área retal – e geralmente são indolores. Esses nódulos granulares benignos têm origem viral e são transmitidos por contato através do papilomavírus humano (HPV). No entanto, nem todos desenvolvem o vírus por contato porque o sistema imunológico de cada pessoa não responde da mesma forma. Após a exposição, as verrugas podem levar de dois a seis meses para aparecer. As verrugas comuns são geralmente inofensivas e, eventualmente, desaparecem por conta própria.

Caracterizam-se por serem pequenos, carnudos e granulados. Além disso, eles têm uma cor branca ou rosada e são ásperos ao toque . Eles também geralmente mostram pequenos pontos pretos dentro que são vasos sanguíneos coagulados.

Há diferentes tratamentos

Tipos de verrugas e área do corpo em que são mais frequentes

Existem diferentes tipos de verrugas dependendo da transmissão e da área do corpo onde aparecem, estas são as mais conhecidas:

Verrugas comuns, vulgares ou verrugas. Eles são conhecidos por nomes diferentes e são os mais comuns. Geralmente aparecem nos dedos, palmas das mãos, cotovelos e joelhos, às vezes também aparecem no rosto, pescoço ou couro cabeludo.

Verrugas planas. Crianças ou adolescentes sofrem mais. Caracterizam-se por não serem tão volumosos como os restantes e costumam ter uma cor mais esbranquiçada. Costumam proliferar na face, braços e joelhos.

Verrugas plantares, também conhecidas como papilomas. A sua localização é muito característica, uma vez que são específicas das solas dos pés. Este tipo de verrugas pode ser doloroso devido à pressão e fricção dos pés. Eles geralmente precisam de tratamento para eliminá-los.

Verrugas subungueais e periungueais . Eles estão localizados sob ou ao redor das unhas das mãos ou dos pés.

Verrugas filiformes . Eles se formam no rosto (pálpebras) ou no pescoço e geralmente desaparecem por conta própria.

Condilomas ou verrugas genitais. Eles são muito mais contagiosos e são transmitidos durante a relação sexual. Nesses casos, será necessário ir a um médico assim que sua aparência for notada.

Dra. Deborah Faraco Coelho
3 Opiniões
Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dr. Mário Junqueira
12 Opiniões
Goiânia, Goiás
Dra. Renata Mariotto
247 Opiniões
Campinas, São Paulo

Tratamento

Embora possa levar um ano ou dois, as verrugas mais comuns desaparecem sem tratamento, e novas podem se desenvolver em áreas próximas. Algumas pessoas decidem ir ao médico para tratar suas verrugas porque o tratamento em casa não funciona e as verrugas são incômodas, se espalham ou são um problema cosmético.

Os objetivos do tratamento são destruir a verruga, estimular uma resposta do sistema imunológico para combater o vírus, ou ambos. O tratamento pode levar semanas ou meses. Mesmo com o tratamento, as verrugas tendem a voltar ou se espalhar. Os médicos geralmente começam com os métodos menos dolorosos, especialmente para crianças pequenas.

Aplicação de ácido salicílico

Trata-se uma uma substância que provoca a corrosão superficial da verruga, causando a descamação da pele. A aplicação desse produto exige cuidados, como por exemplo, proteger a pele ao redor da verruga. Por isso, é recomendável realizar o tratamento com orientação do especialista. O efeito não é imediato, sendo necessária a aplicação do ácido salicílico por dias ou semanas.

Procure seu médico para retirar as verrugas

Crioterapia

É uma das técnicas mais comuns para eliminar verrugas. Com o uso de nitrogênio líquido em baixa temperatura, a verruga é congelada e, depois de alguns dias, é eliminada naturalmente. Em lesões maiores, podem ser necessárias várias aplicações. Os efeitos colaterais da crioterapia incluem dor, bolhas e descoloração da pele na área tratada. Como essa técnica pode ser dolorosa, geralmente não é usada para tratar verrugas em crianças pequenas.

Cirurgia a laser

Neste caso é utilizada a ação da luz intensa para queimar a verruga. Para amenizar o desconforto durante sessão, pode ser aplicada anestesia local. Normalmente o laser não deixa cicatriz e responde bem em casos de verrugas grandes ou espalhadas.

Eletrocauterização

Assim como na cirurgia a laser, a verruga é queimada e destruída. O procedimento é realizado com um bisturi elétrico, também utilizado em cirurgias para cauterizar os vasos sanguíneos e estancar sangramentos. Com esta técnica a verruga pode ser removida em uma única sessão.

Outros ácidos

Se o ácido salicílico ou o resfriamento não estiverem funcionando, seu médico pode tentar o ácido tricloroacético. Com esse método, o médico primeiro raspa a superfície da verruga e depois aplica o ácido com um palito de madeira. É necessário repetir os tratamentos a cada semana ou assim. Os efeitos colaterais são coceira e queimação.

Nunca tente tirar uma verruga sozinho, pois além de provocar sangramentos, a remoção incorreta pode causar uma nova infecção pelo HPV. Considerando o tipo da lesão, o dermatologista indicará a técnica mais adequada para a remover a verruga com segurança.

Foto: por Maveck (Flickr)

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Você não pode deixar de ler...