Tudo o que você precisa saber sobre Microagulhamento

Tudo o que você precisa saber sobre Microagulhamento
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 25 jun 2020 · Atualização: 1 jul 2020
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Também conhecido como terapia de indução de colágeno ou dermarolling, é um tratamento minimamente invasivo no qual são criadas perfurações na pele através de um rolo de agulhas. Desta forma, a pele é renovada à medida que o corpo inicia um processo de cicatrização dessas feridas e também facilita a entrada e a penetração subsequentes de produtos dérmicos.

Benefícios

Com esta técnica, é possível estimular a indução de colágeno e, portanto, a pele se regenera e se torna mais hidratada, macia e suave. A microagulhamento pode ser realizada no rosto, decote, pescoço e até no couro cabeludo para promover a regeneração capilar. Os benefícios tanto na pele do rosto ou do corpo quanto na área capilar são múltiplos, pois são produzidos elastina e colágeno:

  • Melhorar o envelhecimento da pele e flacidez facial
  • Combater cicatrizes e marcas de acne
  • Remover manchas
  • Melhorar estrias
  • Reduzir a vermelhidão, poros dilatados e veias
  • Combater a acne
  • Unificar o tom da pele e melhorar sua textura
  • Aumentar a absorção de produtos faciais
  • Reduzir a perda de cabelo
bd82cec6-b6e1-11ea-a131-00505699c1af.jpg

Dispositivo com o qual a microagulhamento é realizado

Quem pode fazer o tratamento?

Microagulhamento pode ser feito por mulheres e homens de todas as idades. Segundo especialistas, é o tratamento ideal para pacientes que não desejam entrar na sala de cirurgia ou que ainda não são candidatos à cirurgia de rejuvenescimento facial. Com o tratamento, a pele fica mais luminosa e hidratada e é ideal para pessoas com rugas rasas, estrias, cicatrizes e marcas de acne. Lembre-se de que o tratamento é contra-indicado para pessoas propensas a cicatrizes quelóides, pacientes em tratamento antiacne e pacientes com infecções faciais, como herpes.

Clínica Fina Estampa
2 Opiniões
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Dr. Raphael Sampaio
28 Opiniões
Recife, Pernambuco
Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal

Como escolher o profissional?

O microagulhamento deve ser feito por um dermatologista ou médico cosmético. Esses profissionais costumam usar agulhas que atingem 2,5 milímetros. Portanto, os efeitos na pele serão mais visíveis. Atualmente, também existem dispositivos que podem ser utilizados em casa, mas as agulhas costumam ser de 0,5 mm e, se não forem feitas corretamente, podem irritar a pele ou ser contraproducentes, uma vez que não são garantidas condições de higiene. Como sempre, na Cirurgia.net, recomendamos que você procure um profissional certificado e experiente, especializado nesse tipo de tratamento.

O que acontece durante a primeira consulta?

Na primeira consulta, o profissional avaliará a pele do paciente para ver como é e quais as necessidades. Dessa forma, você pode ver qual é a solução mais apropriada para cada caso e quantas sessões aproximadas seriam necessárias. Por exemplo, em pacientes com marcas de acne, podem ser necessárias mais sessões. O profissional explicará como o procedimento é realizado e os cuidados a seguir após a conclusão. Ele também perguntará sobre o histórico médico do paciente e fará um orçamento detalhado. É muito importante que o paciente resolva todas as suas dúvidas, se necessário, pode solicitar ao médico fotos antes e depois de outros pacientes para ver os resultados alcançados.

0fc10914-b6e2-11ea-86e7-0050569948e1.jpg

Sessão de microagulhamento

Qual é o procedimento de microagulhamento?

Na consulta e com a pele do rosto completamente limpa e sem maquiagem, o profissional começará a deslizar o dispositivo por todo o rosto e principalmente nas áreas onde apresenta problemas. Após o tratamento, uma máscara com ingredientes ativos, como ácido hialurônico ou vitamina B5, é geralmente aplicada para acalmar a pele e melhorar os resultados e efeitos desses produtos. Portanto, após essa máscara, a pele absorve os ingredientes ativos, multiplicando o resultado do tratamento. De acordo com especialistas, o microagulhamento é um tratamento indolor, portanto não há necessidade de aplicar anestesia. Geralmente, as sessões duram cerca de 30 minutos e é bom complementá-la com uma sessão de terapia fotodinâmica, pois elas aumentam o efeito dos produtos introduzidos na derme.

Em alguns casos, a aplicação de um creme anestésico pode ser necessária se o médico considerar necessário para que o paciente fique mais confortável durante o tratamento e não note nada.

👉 Mitos e Verdades sobre o Lifting Facial

O pós-tratamento

Ao sair da consulta, é completamente normal que a pele fique vermelha e que o paciente perceba uma sensação de calor. É ideal não usar maquiagem depois, para que a pele possa respirar e se recuperar do processo a que foi submetida. O profissional pode recomendar a aplicação de um creme específico após o tratamento. Geralmente é benéfico comer alimentos que ajudam a produzir colágeno, como bananas ou laranjas.

Também é recomendável que nos dias seguintes aplique hidratante e fator de proteção solar. Dermatologistas comentam que, se o paciente apresenta pequenas manchas de sangue após a sessão, não devem temer pois é completamente normal devido às agulhas e é absolutamente temporário. De qualquer forma, você não notará sensações dolorosas ou irritantes.

Resultados

Geralmente, os resultados são visíveis desde a primeira sessão e começam a ser vistos após cerca de 2-3 semanas. Deve-se ter em mente que os resultados do microagulhamento são cumulativos e serão aprimorados após as sessões acordadas com o profissional. Após, sua pele ficará mais lisa, hidratada e macia. Em pacientes com acne, cicatrizes ou hiperpigmentação, a pele ficará muito mais uniforme e suave.

Riscos e complicações

No caso de microagulhamento, as complicações geralmente não são comuns; no entanto, recomendamos que você sempre vá a um centro especializado e qualificado para realizar esse tipo de tratamento, pois caso contrário, pode haver risco de infecções na pele ou deixar marcas das perfurações. A pele pode ficar avermelhada e o paciente pode notar uma sensação de calor nas horas após o tratamento, mas em nenhum caso deve ser doloroso ou insuportável.

Perguntas frequentes 

  1. Posso fazer uma sessão de microagulhamento se tiver aplicado ácido hialurônico? Você pode fazer a sessão sem nenhum problema, isso não afeta o preenchimento hialurônico que você aplicou. Pelo contrário, otimiza os resultados do rejuvenescimento facial, pois melhora a qualidade e a aparência da pele.
  2. Qual é o preço do microagulhamento? O preço desse tipo de tratamento varia muito entre as cidades, e mesmo dentro da mesma cidade, de uma clínica para outra. Antes de tudo, informe-se sobre que tipo de microagulhamento eles praticam no centro, já que o Dermapen não é o mesmo que o Dermaroller, sendo o primeiro muito mais recomendado por não ser doloroso, menos agressivo com a pele e infinitamente mais eficaz.
  3. Os furos feitos na pele estão fechados? Sim, após cerca de 60 a 90 minutos de tratamento, eles fecham automaticamente, pois a união dos queratinócitos e da membrana basal é restaurada graças à síntese de laminina e colágeno.
  4. Pode ser feito com um brote de acne ativo? Depende de cada paciente, mas geralmente se é muito abundante, é melhor esperar que diminua.
  5. Pode ser realizado em peles sensíveis? O microagulhamento é um tratamento muito seguro para todos os tipos de pele, mesmo para os mais sensíveis.

👉 Veja antes e depois em experiências reais com Lifting Facial

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.