Quais tratamentos são eficientes contra as estrias?

Quais tratamentos são eficientes contra as estrias?
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 17 jul 2017 · Atualização: 21 set 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Quem não gosta de exibir uma pele bonita, sem imperfeições, hidratada e lisinha? Aparentemente, todos. No entanto, isso acaba não sendo possível em algumas situações.

As estrias estão entre as imperfeições dérmicas mais comuns. São marcas que se formam quando a pele passa por algum rápido estiramento. Não é por acaso que são consideradas como um problema estético por muita gente, o qual, porém, pode ser tratado. Isso graças a diversas técnicas muito eficazes destinadas justamente ao combate das estrias.

Cabe destacar que ninguém está a salvo das estrias. Não importa se você é homem ou mulher (apesar de ser um problema que apresenta um índice 2,5% maior entre o sexo feminino), ou que idade tenha. Além disso, as estrias não estão isentas nem mesmo em condições físicas adequadas, sendo muito comum também em esportistas. A única questão de comum acordo entre todos é que as estrias não agradam a ninguém. Isso porque se tratam de lesões permanentes e muito difíceis de serem tratadas. Pelo menos era o que se pensava até agora.

As estrias podem provocar, em casos mais graves, um sério complexo físico e psicológico na pessoa. Se este é o seu caso, e se você deseja ficar livre deste problema que afeta a sua pele de maneira permanente, continue lendo o artigo. Isso porque explicaremos quais são os tratamentos mais eficazes contra as estrias.

O que são as estrias?

As estrias são lesões cutâneas que aparecem por causa da ruptura de fibras elásticas e do colágeno da pele. As causas mais comuns da distensão prolongada e intensa da pele são o aumento de peso, os picos rápidos de crescimento e, no caso das mulheres, ainda a gravidez. Além disso, existem outras causas que incidem no aparecimento de estrias, como fatores genéticos e hormonais, como também a falta de metabolização correta de tratamentos que fazem o uso de corticoides (normalmente utilizados para tratar de doenças inflamatórias).

estrias2.jpg

As estrias apresentam uma aparência de linhas finas, compridas e um tanto quando irregulares. As linhas, aliás, são similares à pele de um tigre. Antigamente, inclusive, no mundo anglo-saxão, eram chamadas popularmente de tiger stripes (listras de tigre). As estrias podem apresentar diversas tonalidades, e a cor depende do grau de evolução: as mais recentes tendem a ter uma tonalidade avermelhada (denominadas estrias recentes). Com o tempo se tornam brancas (chamadas de estrias evoluídas).

As marcas podem sair em qualquer parte do corpo. Porém, algumas zonas corporais são mais propensas ao desenvolvimento de estrias, como o ventre, os coxas, os glúteos, e os peitos. Também é comum em homens, como nos braços, sobretudo em esportistas.

As estrias não são um problema estético fácil de ser resolvido. As marcas podem desaparecer ou se atenuar de maneira natural em alguns casos, apesar de que isso é incomum na maioria das pessoas que sofre com o problema.

↪️ Relacionado: O que são as estrias?

O laser para a eliminação de estrias

Felizmente, a área da estética desenvolveu alguns métodos capazes de eliminar as atrofias da pele. Os antigos tratamentos eram bastante agressivos, já que danificavam consideravelmente a pele e, como consequência, a recuperação do paciente era mais complicada. Somado a isso, às antigas técnicas também não se obtinham resultados satisfatórios, pois não conseguiam eliminar por completo as marcas causadas pelas estrias.

Porém, na atualidade existe um tratamento para estrias muito eficaz: o laser. Se trata do único método capaz de fazer desaparecer por completo as atrofias de pele e sem causar lesões que prejudiquem a pele da pessoa. Além disso, a paciente não necessita realizar curativos e nem tomar cuidados específicos. As únicas preocupações que deve tomar são evitar a exposição ao sol (o profissional responsável passa todas as indicações necessárias), e fazer a aplicação de creme hidratante na região do tratamento.

estrias3.jpg

O laser atua de uma maneira eficaz porque introduz, na pele da paciente, pequenos feixes de energia, os quais produzem microcolunas de coagulação a mais de 1 milímetro de profundidade. A coagulação provoca a regeneração e a remodelação de caráter intenso do colágeno e da elastina, os quais se encontram atrofiados. Por outro lado, o laser também é capaz de recompor a microcirculação, assim como de corrigir a pigmentação superficial afetada pela formação das estrias na pele.

O número de sessões recomendado para a eliminação das marcas de estrias é de 4, apesar de depender muito do grau da lesão em cada pessoa. O tempo entre uma sessão e outra é de 3 a 4 semanas. O tratamento com o uso do laser, que deve sempre ser realizado por um profissional médico, não é prejudicial à pele e apresenta somente alguns efeitos colaterais, como: leve vermelhidão da área tratada nos 3 primeiros dias depois da sessão. Já quanto aos resultados, normalmente começam a aparecer entre 3 e 6 meses a partir do início do tratamento.

Dra. Renata Mariotto
247 Opiniões
Campinas, São Paulo
Clínica Fina Estampa
2 Opiniões
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Clínica Originale
Sem opiniões
Campinas, São Paulo
Clínica Irene e Elisa Schechtman
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Outros tratamentos para a eliminação de estrias

Além do tratamento com o uso de laser, também existem outras técnicas que ajudam na eliminação das estrias. Uma delas é a bioestimulação, a qual é realizada por meio de infiltrações de silício e outros fatores de crescimento autólogos.

O silício é um elemento que está presente em grande quantidade em nosso organismo, mais concretamente em todas as classes de tecidos, como os ossos, os músculos, e a pele. A substância intervém na formação do novo colágeno, fazendo com que a sua regeneração seja mais efetiva e de qualidade. Por outro lado, os fatores de crescimento autólogos potencializam a reparação das peles com estrias. Todos esses elementos são infiltrados na pele por meio de microinjeções intradérmicas.

Outro tratamento complementar que ajuda na regeneração da pele é a radiofrequência. A técnica tensiona, reafirma e melhora a textura de pele. Se trata de um método muito recomendado para quando a estria é acompanhada de flacidez.

A eliminação de estrias é possível graças a técnicas da medicina estética, como o laser e tratamentos complementares, ao exemplo da radiofrequência ou os fatores de crescimento. No entanto, como sempre recomendamos, é importante buscar por profissionais especializados e de confiança. O que você está esperando para exibir uma pele bonita e sem rastros de imperfeições?

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.