Todos os tipos de botox são iguais?

Todos os tipos de botox são iguais?
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 25 abr 2016 · Atualização: 7 jul 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Ter o rosto sem rugas e livre de marcas de expressão é o sonho de muitas mulheres que já começaram a notar os sinais do tempo ou que sofrem com o envelhecimento precoce da pele.

Para combater essas marcas e promover o rejuvenescimento do rosto, existem diversos tratamentos estéticos e um dos mais procurados é a aplicação de botox, como é popularmente chamada a toxina botulínica.

As injeções têm como objetivo paralisar o músculo em que é realizada a aplicação, evitando a sua contração e a formação de rugas. O efeito é temporário e dura cerca de 4 meses, sendo necessárias novas injeções periodicamente.

Os diferentes tipos de botox

O que muitas pessoas desconhecem é que existem diferentes toxinas botulínicas, são sete tipos: A, B, C, D, E, F e G. Na área médica, são usadas apenas os tipos A e B, cada um indicado para necessidades distintas, proporcionando também efeitos com menor ou maior duração.

shutterstock-121997119.jpg
  • A toxina utilizada na área estética é a do tipo A, comercializada por marcas como Botox, Dysport e Xeomin, liberadas pela Anvisa. Antes de ser usada para fins estéticos, a toxina desse grupo já era utilizada na área médica para tratamento de pacientes com espasmos musculares.
  • A toxina botulínica do tipo B também pode ser usada com finalidade estética, mas apenas para quem tem resistência ao tipo A. Seu efeito tem menor duração e seu uso é mais restrito, direcionado à área da neurologia.

Os especialistas comentam que a durabilidade e a eficiência das toxinas botulínicas do tipo A são equivalentes. Porém, é preciso ser realista em relação aos resultados e aos candidatos às aplicações.

👉 Veja fotos de quem colocou Botox

Pacientes com rugas profundas e com grande ptose da pele (queda da pele) podem não conseguir um bom resultado apenas com as injeções, necessitando tratamentos associados, como aplicação de preenchimentos ou mesmo cirurgias plásticas. Mas não confunda: é muito comum as pessoas pensarem que botox e preenchimento são a mesma coisa. Em seguida, esclarecemos:

As principais diferenças entre preenchimento e botox

Muito realizados atualmente, a toxina botulínica, popularmente chamada de "botox" (este é um dos seus nomes comerciais) e preenchimento (na sua grande maioria feito com ácido hialurônico) não são a mesma coisa. Os dois são conhecidos para o tratamento que ameniza rugas, previne sinais profundos e repõe o volume facial, perdido com o tempo.

Ambos são injetáveis, feitos em caráter ambulatorial, ou seja, não precisa de internação, mas têm mecanismos de ação diferentes: a toxina botulínica age paralisando os músculos, assim impede a contração muscular responsável pela formação das rugas. Para as rugas que já existem, acaba por suavizá-las. O preenchimento com ácido hialurônico repõe o volume perdido em determinadas áreas da face, hidrata a pele e, consequentemente, reduz a sua flacidez melhorando o contorno do rosto.

18d1a60a-ccde-11ea-8110-0050568b3871.jpg

Quais são as indicações do botox e do preenchimento no rejuvenescimento facial?

A aplicação de botox e de preenchimentos devolve a naturalidade e um ar descansado à face. O uso desses produtos são indicados como procedimentos minimamente invasivos de rejuvenescimento facial, complementares entre si, bem como complementares às cirurgias de lifting facial (ritidoplastia), quando estas estão indicadas.

Existem produtos usados no preenchimento mais seguros que outros?

O ácido hialurônico é muito seguro, é o preenchimento mais utilizado e tem efeito duradouro e reversível. Trata o bigode chinês, dá volume às maçãs do rosto e lábios, suaviza olheiras e, para isto, tem apresentação no mercado em densidades diferentes: alta, média e baixa. A escolha correta para cada área do rosto é imprescindível e tudo deve ser feito para se obter o máximo de naturalidade.

A durabilidade do botox e do preenchimento pode mudar de uma pessoa para outra?

A toxina botulínica, para ser aplicada, precisa ser diluída, o que interfere na duração de seu efeito. O número de unidades aplicadas deve ser individualizado, tanto para rugas entre as sobrancelhas (glabela), na testa, no pescoço, ao redor dos olhos ("pés de galinha") e da boca, por exemplo.

Cautela na quantidade de produto, bom senso estético e honestidade do médico, e esclarecer todas as suas dúvidas com um profissional médico habilitado são a chave para um bom resultado. Ainda que reversíveis, resultados exagerados são muito indesejados.

Abaixo mencionamos algumas marcar usadas no mercado da toxina botulínica:

O melhor Botox é aquele que seu médico esteticista entender ser o mais indicado para você, ou seja, não existe um melhor e um pior , mas cada um será mais recomendado para alguns casos ou outros.

Com base em nossa experiência, s mais usados no mercado estético seriam o Botox® da Allergan em pacientes com rugas mais pronunciadas e pele mais velha. Relativamente ao Azzalure e Bocouture, recomendamos a sua aplicação em peles mais jovens e com rugas mais finas. 

O importante é que com qualquer um deles se use a dose correta e se implante no músculo certo, sempre procurando o efeito de relaxamento, nunca o efeito de paralisia. Deve haver movimento sem que a ruga apareça.

As diferenças básicas estão na maneira de prepará-lo e preservá-lo, em termos de efeito e duração há poucas diferenças.

Quer conhecer experiências de quem já realizou o tratamento com botox? Clique aqui e aproveite para compartilhar sua história com a nossa comunidade.

Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dr. Mário Junqueira
12 Opiniões
Goiânia, Goiás
Dr André Colaneri
69 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.