Rejuvenescimento Facial

Rejuvenescimento Facial
Especialista em Cirurgia Plástica pela SBCP, Dr. Gustavo Mello oferece atendimento diferenciado a quem necessita de cirurgia plástica reparadora, estética e transplante capilar (FUE e FUT).
Criação: 30 mar 2020 · Atualização: 30 mar 2020

A aplicação de toxina botulínica (Botox) objetiva amenizar as rugas de expressão da face. A toxina é aplicada diretamente nos músculos da mímica, através de uma seringa com uma pequena agulha, acontecendo uma paralisação dos movimentos musculares, ocorrendo assim, a diminuição das rugas naquela região. A aplicação é simples e rápida, durando aproximadamente 15 minutos e pouco dolorosa. 

O início da paralisação muscular se dá após 48 a 72 horas e se completa após duas semanas. O efeito da paralisia dura, em média, de 4 a 6 meses, dependendo, principalmente, da solicitação da musculatura daquela região de paciente para paciente, necessitando, então, de nova reaplicação. As regiões tratadas são região frontal (testa), pés-de-galinha, glabela (região entre os supercílios) e rugas nasais. Existem poucas contraindicações, como doenças neurológicas, alergia aos componentes do produto e gestação. Por ser um procedimento rápido e simples, está entre os procedimentos não cirúrgicos mais requisitados pelos pacientes.

O preenchimento de rugas, sulcos profundos e lábios está entre os procedimentos estéticos não cirúrgicos mais requisitados nos consultórios de cirurgia plástica. Podem ser realizados com produtos definitivos ou temporários. Os preenchimentos temporários são realizados com um componente do tecido conjuntivo chamado ácido hialurônico. Geralmente é aplicado com uma seringa e uma pequena agulha após o bloqueio anestésico da região, tornando-se, assim, um procedimento indolor. Pode ser aplicado em sulcos profundos, como o "bigode chinês" ou contorno dos lábios, com o objetivo de aumentá-los, ou em rugas mais profundas. O preenchimento com ácido hialurônico permanece, em média de 6 a 8 meses, sendo reabsorvido, completamente, após este período.

Cirurgia?

O face-lifting, ou rejuvenescimento de face, é uma cirurgia bastante procurada por pacientes após os 40-45 anos. Nesta cirurgia, há o objetivo de corrigir a flacidez de pele oriunda da idade e o reposicionamento da musculatura que sofre queda com o envelhecimento. Assim, regiões como a maçã do rosto, pescoço e elevação da cauda do supercílio são corrigidas com a cirurgia. Não há, assim, o intuito de mudança dos traços ou das feições do rosto. A anestesia pode ser local e sedação ou anestesia geral, conforme a duração do procedimento e as condições de cada paciente. As cicatrizes serão colocadas no couro cabeludo, atrás das orelhas e na frente das orelhas. 

Após a cirurgia, é realizado um curativo de enfaixamento sobre a face e couro cabeludo, que será retirado na manhã seguinte. Há um período de edema (inchaço) importante nos primeiros dias e a presença de equimoses (pequenos hematomas) nas primeiras 2 semanas. Entendemos que o bom resultado do face-lifting é uma aparência natural, saudável e descansada, e não o de uma pele esticada e artificial. Nem todas as rugas desaparecerão com a cirurgia. Sulcos profundos como o "bigode chinês", necessitarão de preenchimento e as rugas dinâmicas, como as dos "pés-de-galinha", precisarão de toxina botulínica (Botox). A cirurgia de pálpebras (blefaroplastia) é a cirurgia mais comumente associada ao lifting de face e completa o processo de rejuvenescimento de face.

Rejuvenescer os olhos?

Com o envelhecimento, há a formação de bolsas de gordura, tanto nas pálpebras superiores quanto nas inferiores, associado ao excesso de pele, que passa a ficar flácida, causando um aspecto de cansaço e envelhecimento ao redor dos olhos. Assim, a blefaroplastia (cirurgia plástica das pálpebras) visa o tratamento cirúrgico da flacidez de pele e das bolsas de gordura. Não há, assim, melhora das rugas de expressão (pés de galinha), devendo estas ser tratadas com toxina botulínica (Botox). A cirurgia é realizada com período de internação curto, com anestesia local e sedação, durando em média 2 horas. 

A extensão das cicatrizes, que geralmente ficam localizadas no sulco palpebral (dobra natural da pálpebra), dependerá da quantidade de pele a ser retirada. Após isso, o paciente é liberado para casa, devendo nos primeiros dias, fazer compressas geladas nas regiões dos olhos, para melhora do inchaço (edema) e das equimoses (hematomas). Os pontos são retirados após 4 a 6 dias, quando já haverá uma melhora importante do edema. Para uma maior comodidade e conforto, o uso de óculos escuros poderá ser feito nos primeiros dias.

Sobre o doutor: Graduado em Medicina pela UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), Dr. Gustavo Mello concluiu Residência Médica em Cirurgia Geral pela Santa Casa de São Paulo, renomada instituição na formação de Cirurgiões Gerais, obtendo assim, o título de Especialista em Cirurgia Geral.

Está interessado neste tratamento?
As informações são gratuitas!

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.