Quais exercícios podem melhorar o resultado da abdominoplastia?

Quais exercícios podem melhorar o resultado da abdominoplastia?
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 11 abr 2017 · Atualização: 24 mai 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Depois da gestação é comum que a pele e a musculatura do abdômen não voltem a ser como eram antes. Isso porque durante a gravidez os músculos e a derme se esticam, se separando da linha média. A consequência disso é a produção de um excesso de pele, assim como a flacidez muscular.

Cabe destacar que processo semelhante ocorre com pessoas com excesso de peso. No entanto, ao invés de se criar naturalmente o espaço para o bebê, a região cresce para que a gordura se acumule.

O resultado final, tanto em um caso, como no outro, é algo desagradável para muitas pessoas, chegando a criar graves complexos estéticos que afetam o também o lado psicológico. Felizmente, existe uma técnica capaz de solucionar a flacidez da região abdominal, que é a abdominoplastia. A cirurgia tem como objetivo proporcionar ao paciente um abdômen mais plano, uma pele mais firme, e uma cintura de menor proporção. Além disso, se a cirurgia é seguida pela prática regular de alguns exercícios específicos, o resultado tende a ser ainda mais satisfatório.

O que é possível alcançar com a abdominoplastia?

A abdominoplastia é uma cirurgia que consiste em eliminar a pele em excesso e, se for o caso, eliminar também a gordura da parte média e baixa do ventre. Ainda age para reforçar os músculos abdominais. Para isso, o cirurgião realiza uma incisão horizontal (de um lado do quadril ao outro) acima do púbis.

Também realiza outra incisão ao redor do umbigo para poder separá-lo dos tecidos que o rodeiam. Em seguida, o profissional desprende a pele do abdômen e, se os músculos da parede abdominal estão flácidos, os reforça com pontos. Para finalizar, estica a pele para baixo e elimina o excesso.

A cirurgia geralmente demora entre 2 e 4 horas. Caso a quantidade de tecido não seja excessiva, a abdominoplastia normalmente tende a ser realizada entre 1 e 2 horas. Já no caso da miniabdominoplastia, a incisão não é de grandes proporções, como também não se faz necessária a incisão ao redor do umbigo.

A cirurgia abdominal consegue resultados realmente efetivos, os quais mudam drasticamente o aspecto do paciente. No entanto, a abdominoplastia deixa uma cicatriz permanente e de grandes proporções, a qual pode aumentar se a gordura e a pele do paciente forem em excesso.

abdominoplastia-2.jpg

Quais os benefícios dos exercícios após a abdominoplastia?

Depois de realizada a cirurgia, a zona de intervenção fica danificada e inchada. Desse modo, além dos cuidados necessários, a realização de exercícios físicos ajuda a melhorar o processo de recuperação e oferecer resultados ainda mais satisfatórios.

Os exercícios fazem com que aumente o fluxo sanguíneo na região, o que ajuda no processo de cura. Isso também auxilia na cicatrização, na diminuição do inchaço, e na recuperação dos tecidos abdominais, além de diminuir a possibilidade do surgimento de trombos venosos (um dos riscos desse tipo de cirurgia).

Desse modo, é muito recomendado que todo paciente que tenha se submetido a uma abdominoplastia realize uma série de exercícios específicos para favorecer a recuperação.

↪️ Relacionado: Conheça os tipos de abdominoplastia e a cicatrização

Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Clínica Fina Estampa
2 Opiniões
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Dr André Colaneri
69 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Dr. Raphael Sampaio
28 Opiniões
Recife, Pernambuco

Quanto tempo é preciso esperar para fazer exercícios depois da abdominoplastia?

A prática regular de exercícios ajuda a manter a pele e a musculatura em plena forma, além de outros benefícios para a saúde que já são conhecidos. Porém, depois de passar por uma cirurgia de abdômen, o paciente necessita esperar por um tempo considerado prudente, o qual depende de vários fatores.

Nos primeiros 15 dias depois de feita a cirurgia não é conveniente forçar a musculatura abdominal por causa do processo inicial de recuperação. No entanto, passado este período, é aconselhável que o paciente comece a dar pequenos passeios para ir aumentando o ritmo progressivamente, mas desde que não sinta nenhum tipo de desconforto. Durante as primeiras semanas, aliás, não é recomendada a realização de outros tipos de exercícios ou de esportes.

Passadas entre 4 a 6 semanas, quando os pontos já tenham sido retirados, o paciente pode começar a praticar esportes. No entanto, há que se destacar que o processo deve ser gradativo. Isso para que o corpo possa se adaptar novamente ao ritmo habitual, ainda mais depois de casos de cirurgia. Em todo caso, vale lembrar que o cirurgião responsável determina o tipo e a intensidade dos exercícios.

Experimente o melhor exercício para você

Quais exercícios são recomentados para favorecer o resultado da abdominoplastia?

A princípio, é aconselhada a realização de exercícios de alongamento da região abdominal, o que ajuda a eliminar a tensão habitual do pós-operatório. Aulas de yoga e pilates são aconselhadas para aumentar a elasticidade muscular. No entanto, é necessário que sejam realizadas com o auxílio e supervisão de um monitor profissional.

Depois de 4 a 6 semanas o paciente pode começar a realizar exercícios que visem fortalecer a região do abdômen. Porém, nunca práticas esportivas que suponham um esforço excessivo ou o levantamento de objetos pesados.

Durante as rotinas de exercícios se costuma fazer o seguinte: antes de começar os movimentos, é sempre recomendável a realização de exercícios de respiração de maneira relaxada para que haja a movimentação da musculatura da região. Em seguida, os exercícios de respiração podem se tornar um pouco mais intensos, os quais passam a trabalhar também o tecido muscular.

Depois de realizada a fase de respiração, se começa a prática de exercícios de tonificação, com séries repetidas de curta duração para que a musculatura do abdômen não seja forçada em excesso. Por último, se realizam exercícios de flexão. Se trata de uma rotina muito simples, mas completamente favorável para que se atinja um aspecto mais satisfatório a médio e longo prazo.

Os exercícios realizados depois de uma abdominoplastia oferecem grandes vantagens ao processo de recuperação, assim como ajudam na busca de melhores resultados. Além disso, a prática esportiva é um forte aliado para que a pessoa não volte a ganhar peso, mantendo, assim, um abdômen bonito, fortalecido, e como pele firme.

Não hesite em consultar um cirurgião plástico de confiança. Se você não sabe a quem procurar, entre em contato conosco que lhe ajudaremos a encontrar um profissional de confiança. Anime-se e tenha o aspecto que tanto deseja.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.