Quais são os tratamentos mais efetivos para o melasma?

Quais são os tratamentos mais efetivos para o melasma?
Estudante de Medicina do quarto ano na UNISINOS. Escritora com experiência nos seguintes assuntos: cirurgia geral, dermatologia, ginecologia e obstetrícia. Apaixonada por estética e cosmetologia.
Criação: 8 jun 2022 · Atualização: 8 jun 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Melasma são manchas de cor marrom que podem aparecer em várias partes do rosto como na testa, bochechas, nariz, e é um dos problemas mais comuns que leva mulheres a procurarem por um dermatologista.

Apesar de ser conhecido como a marca da gravidez, devido ao aumento da produção hormonal, o melasma pode surgir em qualquer época da vida da mulher. Essas manchas aparecem devido à produção em excesso de células que dão cor à nossa pele, a melanina, e geralmente costumam surgir por volta dos 30 anos.

O melasma pode desaparecer sozinho, como ocorre na gravidez, mas muitas vezes necessita de algum tipo de tratamento para que a pele volte a aparência original. Ainda que o melasma não seja uma condição que faça mal para o nosso organismo, é compreensível que se queira tratar essas manchas que muitas vezes acabam por afetar a autoestima das mulheres.

O tratamento do melasma pode ser desafiador e a combinação de múltiplas abordagens geralmente provê os melhores resultados.

Causas do melasma

Pessoas que sofrem com o melasma tem melanócitos (células produtoras de melanina) que se comportam de maneira anormal, produzindo mais pigmento. Entender quais as causas desse problema também é importante para evitar os fatores de risco, mesmo após realizar o tratamento. Conheça os fatores que contribuem para o surgimento do melasma:

Peeling para melasma

- Radiação. A maioria das pessoas tem conhecimento de que a exposição solar piora o melasma, no entanto, o que muita gente desconhece é que mesmo a luz emitida de celulares, lâmpadas e computadores também tem um papel na doença, ainda que em menor proporção.

- Medicamentos para convulsões. Alguns remédios utilizados para prevenir convulsões podem causar melasma.

- Anticoncepcionais. O uso de contraceptivos orais combinados (com estrogênio e progesterona) está relacionado ao surgimento de melasma.

- Gravidez. Não se sabe bem ao certo porque o melasma ocorre em mulheres grávidas, mas provavelmente está relacionado com o aumento nos níveis de estrogênio e progesterona durante o terceiro trimestre da gravidez.

- Genética. Aproximadamente 40% das pessoas com melasma tem parentes com a doença.

- Maquiagens e produtos de skincare. Alguns cosméticos podem causar uma reação na pele que pode contribuir para o melasma.

Tipos de melasma

Existem três tipo de melasma, que tem relação com a profundidade do pigmento. O tratamento pode mudar dependendo do tipo de melasma. Eles são:

  1. Epidérmico: atinge a parte mais superficial da pele. Tem bordas bem definidas e geralmente responde bem ao tratamento.
  2. Dérmico: é o que atinge a parte mais profunda da pele. Tem bordas menos definidas e geralmente não responde bem ao tratamento.
  3. Misto: atinge tanto a parte superficial quanto a parte profunda da pele. É o tipo mais comum, e geralmente apresenta alguma resposta ao tratamento.

Tratamento do melasma

Atualmente existem diversos tratamentos para o melasma, e o seu dermatologista te dará algumas opções considerando aspectos como o seu tipo de melasma e os tratamentos que você já realizou. O tratamento tópico, ou seja, com aplicação de cremes específicos na pele, é o principal elemento do tratamento do melasma. O tratamento tópico mais utilizado é a hidroquinona, que age como um agente clareador, reduzindo a produção de pigmento. Esse produto deve ser usado antes de tentar qualquer outro tratamento com laser, e quando outros procedimentos são recomendados, é utilizado em conjunto. Outros tipos de tratamento incluem:

Produtos tópicos

Em conjunto com a hidroquinona, o seu médico pode recomendar a utilização de tretinoína, que é um retinoide, e corticoides, que irão auxiliar a uniformizar o tom da pele. O seu dermatologista também pode prescrever outros produtos como ácido azeláico (um dos únicos que pode ser utilizado em gestantes), ácido kojico ou vitamina C. O tratamento tópico com a hidroquinona e outros produtos demoram cerca de dois meses para começarem a aparecer e não funciona para todos os pacientes.

Peelings

Os peelings podem ser superficiais ou mais profundos, a depender da recomendação do dermatologista. Podem clarear a pele de forma gradual e até mais rapidamente do que os cremes. Existem diversos tipos de peelings, alguns mais superficiais (e mais seguros) e outros que atingem camadas mais profundas da pele.

O HydraFacial é um tipo de peeling realizado com um aparelho e é mais efetivo para melasmas dérmicos. Esse peeling aplica ácidos e ao mesmo tempo faz uma esfoliação; e por fim aplica LED infravermelho para reduzir a inflamação e diminuir o risco de hiperpigmentação. O tratamento com o HydraFacial deve ser realizado no inverno para evitar uma exposição solar maior.

Tratamento a laser para melasma

Laser

Alguns tipos de lasers podem ser utilizados como auxiliares no tratamento do Melasma, devendo sempre ser recomendados por um dermatologista. Um dos lasers utilizados é o Enlighten, que destrói os pigmentos mecanicamente. 

👉Artigo relacionado: Valorizando beleza: Laser Lavieen

Drug delivery

O termo drug delivery se refere a um tipo de tratamento em que são realizadas microperfurações na pele para que ela fique mais permeável às substâncias clareadoras. Logo após às microperfurações, substâncias como a hidroquinona ou o ácido kójico são aplicadas. Esse tratamento necessita de em média 3 sessões para que os resultados comecem a aparecer.

Dra. Deborah Faraco Coelho
3 Opiniões
Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Clínica Fina Estampa
2 Opiniões
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dra. Camyla Regina Pedrosa Barbosa
Sem opiniões
Goiânia, Goiás

Medidas auxiliares no tratamento do melasma

A medida mais importante no tratamento do melasma é o uso de um filtro solar potente, com FPS alto. A inclusão de um filtro solar na rotina diária, assim como a reaplicação do produto, é fundamental para os pacientes com melasma. Procure por filtros com proteção contra UVA e UVB e com FPS acima de 50. Uma dica interessante é utilizar protetores com cor, pois há formação de uma barreira física contra os raios devido ao pigmento desses produtos. Além disso, esses protetores utilizam óxido de ferro para coloração, que é um potente protetor contra a luz.

O protetor solar deve ser utilizado diariamente, mesmo em dias nublados e até mesmo dentro de casa. Outro aliado de pacientes com melasma é a utilização de chapéus, bonés e óculos para proteção contra os raios solares.

↪️ Tendência de skincare para 2022

Além do protetor solar, outra medida que auxilia no tratamento do melasma é a exfoliação da pele. Incorporar a exfoliação na rotina de skincare ajuda a minimizar as áreas hiperpigmentadas. O retinol é outro produto que pode ser incorporado na rotina de skincare e que pode ser um auxiliar no tratamento do melasma.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.