O que é a terapia facial estimuladora de colágeno com ondas de choque?

O que é a terapia facial estimuladora de colágeno com ondas de choque?
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 26 jan 2018 · Atualização: 23 fev 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Todos nós queremos ter um rosto bonito. Porém, sobretudo, desejamos conservar a nossa juventude pelo maior tempo possível. Em muitas ocasiões, inclusive, desejamos poder recuperar o aspecto que perdemos com o passar dos anos.

Talvez não exista um segredo para a juventude eterna. No entanto, graças à medicina estética e aos avanços científicos e tecnológicos, hoje em dia é possível exibir o rosto (e o corpo) que desejamos. Para isso existem tratamentos que oferecem resultados bastante satisfatórios, os quais facilitam a possibilidade de rejuvenescer. Um deles é a terapia com ondas de choque, que oferece resultados milagrosos. Você já ouviu falar?

A terapia de ondas de choque é um tratamento facial inovador que estimula as fibras de colágeno do rosto. Se trata de um procedimento através do qual se conseguem resultados simplesmente incríveis. A formação de colágeno se produz de maneira natural. Desse modo, graças à técnica, é possível que você obtenha o aspecto jovem que tanto deseja. Melhor, que seja uma aparência totalmente natural.

Vejamos primeiro qual a função do colágeno em nosso organismo para, então, compreender melhor o que é a terapia de ondas de choque.

O que é o colágeno?

O colágeno é uma proteína de nosso organismo, a molécula de presença mais abundante nos animais vertebrados. Para que se tenha uma ideia de como importante é, se estima que 7% de nosso organismo é formado por fibras de colágeno, as quais têm como função principal unir os tecidos conectivos do corpo humano (músculos, ossos, tendões, ligamentos, pele, cartilagem). O colágeno ainda forma parte do sangue de da gordura de corpo.

Destacado isso, se pode ver que a finalidade do colágeno é a de sustentar e manter unido todo o nosso organismo. Isso se consegue graças à formação das fibras (de colágeno), a qual ocorre com o passar dos anos. Por tanto, o colágeno é a proteína que determina a elasticidade e a firmeza dos tecidos. Também influencia em grande medida no nível de hidratação que se tem.

colageno2.jpg

No caso da pele, por exemplo, o colágeno se mistura com uma substância denominada elastina. Como resultado, se forma um tecido que constitui uma rede. No entanto, à medida que envelhecemos, a formação diminui.

Ao redor dos 40 anos, o número de fibras que possuímos em nosso corpo se reduz praticamente à metade do normal. Como consequência, nosso aspecto envelhece, já que a pele perde a elasticidade e a flexibilidade, o que abre espaço para a formação das indesejáveis rugas. Apesar disso, existem opções para estimular a formação do colágeno em nosso organismo. Exemplos são os complementos alimentares ou, caso você prefira uma solução mais rápida e efetiva, pode realizar tratamentos médicos e estéticos.

A terapia facial estimuladora de colágeno com ondas de choque

Agora que já se tem conhecimento sobre o que é e como funciona o colágeno, você entenderá a importância de estimular a sua formação para que se consiga um rejuvenescimento facial. A terapia com ondas de choque, aliás, é uma técnica excelente para isso. Sua aplicação gera resultados realmente espetaculares e de uma maneira totalmente natural. Além disso, se trata de um procedimento não invasivo, o qual praticamente não provoca danos ao organismo. Como consequência, não gera dores ao paciente.

Dra. Renata Mariotto
247 Opiniões
Campinas, São Paulo
Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Clínica Fina Estampa
2 Opiniões
Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Dr André Colaneri
69 Opiniões
São Paulo, São Paulo

O que são e como funcionam as ondas de choque?

As ondas de choque são ondas de pressão que têm a peculiaridade de viajar de maneira mais rápida que a velocidade do som (que é de 343,2 metros por segundo). Alguns exemplos de ondas de choque são as exposições das bombas ou dos meteoritos, ou seja, a luz que vemos circular pelo céu quando entram em contato com a atmosfera.

As ondas de choque produzem uma diferença tão extrema de pressão e de aumento da temperatura no meio, que são capazes de gerar consequências em tudo aquilo que alcançam. Porém, apesar do impactante que possa parecer o funcionamento das ondas de choque, não há motivos para preocupação. Isso porque as ondas são totalmente inofensivas quando se trata de aplicações médicas. Apesar disso, são bastante eficazes para rejuvenescer o organismo.

colageno3.jpg

Em que consiste a terapia facial estimuladora de colágeno com ondas de choque?

A terapia com ondas de choque é um método muito simples de ser realizado. Primeiro se aplica um gel sobre as regiões do rosto do paciente (as quais receberão o tratamento). O gel permite a transmissão das ondas de choque através da pele.

Em seguida se coloca um cabeçal sobre o gel, o qual está conectado ao aparelho que emite as ondas, e se pressiona levemente. Dessa maneira se transferem as ondas de choque ao rosto do paciente.

Se trata de um método não invasivo e, por isso, dispensa o uso de anestesia. Tampouco requere alguma injeção. A terapia com ondas de choque não causa dor, apesar de o paciente estar sujeito a possíveis desconfortos (dependendo da sua tolerância à dor). Entretanto, cabe destacar que a intensidade do tratamento pode ser ajustada a todo o momento.

A terapia pode ser realizada em qualquer tipo de pele, inclusive nas bronzeadas. No entanto, não está indicada para pessoas que sofram com problemas de coagulação, de inflamação, que façam uso de corticoides, ou que sofram como problemas oncológicos. O número de sessões é de pelo menos 5, as quais têm duração média de 20 minutos cada. Já quanto à frequência das sessões, costuma ser entre 1 ou 2 por semana.

Que resultados se conseguem com a terapia facial de ondas de choque?

As ondas de choque estimulam a formação da fibra de colágeno, assim como a de vasos sanguíneos. Com isso se consegue um aporte extra do fluxo de sangue à pele, o que gera um aumento de sua elasticidade e firmeza. Como consequência, as rugas diminuem já a partir da primeira sessão.

Você já pode conseguir rejuvenescer o seu rosto graças à terapia facial estimuladora de colágeno com ondas de choque, a qual oferece ótimos resultado. No entanto, é importante lembrar sempre da importância de se buscar por profissionais especializados, os quais podem garantir a segurança e a eficiência do tratamento.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.