O que é verdade e mentira na mentoplastia?

O que é verdade e mentira na mentoplastia?
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 15 dez 2016 · Atualização: 16 jul 2019

Ter o rosto harmônico é um dos objetivos de quem procura pela mentoplastia. Assim como o nariz, as características do queixo podem influenciar na estética, comprometendo a proporção facial como um todo.

Se você está se preparando para realizar a mentoplastia, fique atento a este artigo. Desvendamos todos os mitos da cirurgia de queixo.

É possível aumentar o queixo com prótese

Verdade. A colocação de prótese silicone é uma das técnicas mais comuns para aumentar o queixo. Porém, dependendo da necessidade do paciente, o cirurgião plástico pode recomendar um implante ósseo ou aplicações de preenchimentos, como o ácido hialurônico.

A redução de queixo é mais complicada

Meia verdade. A diminuição do tamanho do queixo, normalmente, requer um desgaste ósseo do mento. No entanto, quando a proeminência do queixo está relacionada à projeção da mandíbula, é necessário realizar uma cirurgia ortognática. Na intervenção, parte do osso da mandíbula é cortado e toda a estrutura é reposicionada para recuar o queixo.

Essa mesma cirurgia é realizada para corrigir o queixo retraído quando o problema está mandíbula e não apenas no mento. Neste caso, o osso é cortado e é inserida uma placa de titânio para projetar o queixo, conseguindo a harmonia facial e também a correção da mastigação.

shutterstock-171203021.jpg

As cicatrizes da mentoplastia são visíveis

Mito. Em geral, o acesso ao osso do queixo é feito pelo interior da boca, com um corte entre o lábio inferior e a gengiva. Mas existem casos em que a incisão é feita por fora, abaixo do queixo, porém com uma cicatriz imperceptível.

Podem ser necessárias outras cirurgias faciais

Verdade. Além da mentoplastia, o cirurgião plástico pode indicar uma lipoaspiração na papada (abaixo do queixo) ou uma rinoplastia para harmonizar as proporções faciais.

A mentoplastia altera a fisionomia

Mito. A cirurgia plástica é planejada com com base na fisionomia do paciente, sem alterar seus traços faciais para proporcionar os resultados mais naturais possíveis.

É importante lembrar que, para conseguir os efeitos desejados e para que a intervenção seja realizada com segurança, a mentoplastia deve ser feita por um cirurgião plástico com registro ativo e sólida experiência na área.

Quer tirar mais dúvidas sobre a cirurgia? Participe do nosso fórum!

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.