Conheça 4 técnicas para levantar os seios

Conheça 4 técnicas para levantar os seios
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 22 nov 2015 · Atualização: 21 set 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

A mastopexia é uma cirurgia muito procurada por mulheres que, após a gravidez e a amamentação, desejam corrigir a posição e o contorno das mamas. A plástica também é uma excelente opção para reverter os sinais do envelhecimento, proporcionando seios elevados e sem flacidez.

Também conhecida como lifting de mamas, a mastopexia tem como objetivo principal levantar os seios através da remoção do excesso de pele e do reposicionamento das mamas e dos mamilos. Dependendo do grau da flacidez e da quantidade de tecido a ser removida, a cirurgia pode ser feita de forma menos ou mais invasiva. Neste artigo explicamos quais são as técnicas utilizadas na mastopexia e em que casos são indicadas.

Técnica âncora ou T invertido

Esta é a modalidade de mastopexia mais tradicional, indicada para quem apresenta um grande caimento das mamas ou que necessita realizar em conjunto a redução dos seios. Nesta cirurgia são realizadas 3 incisões: ao redor da aréola, uma linha vertical da aréola até a base da mama e uma linha horizontal no sulco inframamário. A técnica tem esse nome porque a incisão tem o formato de uma âncora. Apesar de ser a cirurgia mais invasiva, a cicatriz fica imperceptível com o uso de sutiã ou biquíni.

Antes da cirurgia, a paciente deve informar ao especialista se é fumante ou se toma algum medicamento ou vitamina, bem como o número de gestações anteriores e se planeja uma nova gravidez ou amamentar. Esta informação, sem dúvida, é vital durante a fase diagnóstica para selecionar a abordagem da cirurgia mamária.

Na maioria dos casos, a mamoplastia redutora pode durar entre 2 e 4 horas, dependendo das condições da paciente. Geralmente, costuma ser realizada com várias técnicas para diminuir o tamanho das mamas , que dependem das vias de abordagem e das incisões feitas pelo médico, sendo as mais utilizadas as técnicas em T invertido.

Dentre as técnicas de redução mamária mais utilizadas pelos especialistas está o padrão Wise, mais conhecido como T invertido. Este procedimento inclui uma abordagem e sutura, deixando uma cicatriz em forma de âncora na mama, e é a técnica tradicional de cirurgia redutora de mama, amplamente popularizada devido aos seus ótimos resultados para pacientes que necessitam de grandes reduções no volume de seus mamas, como gigantomastia.

pixabay-stocksnap1.jpg

Técnica lollipop lift

Menos invasiva que a anterior, esta técnica é aplicada em casos de mamas com um caimento moderado. Também é indicada para quem não necessita de outro procedimento em conjunto, como redução ou aumento dos seios. A incisão é feita ao redor da aréola com uma linha vertical para baixo, formando o desenho de um pirulito.

Em geral, a Mastopexia Pirulito é necessária quando há necessidade de mamoplastia redutora na paciente; já que é o procedimento cirúrgico utilizado para diminuir o tamanho das mamas, que ocorre através da retirada de gordura, tecido mamário e pele das mamas, para torná-las menores, mais firmes e menos pesadas. Nesse processo, o tamanho da aréola costuma ser reduzido , para que fique em uma proporção mais condizente com o novo tamanho da mama operada.

Portanto, a melhor idade para a mastopexia de pirulito é após o desenvolvimento do corpo da mulher, ou seja, após os 18 anos; momento ideal para operar, já que as mamas terminaram o seu crescimento.

Portanto, é necessário para pacientes que sofrem de gigantomastia em idade jovem, ou que se sentem complexas por experimentar um crescimento desproporcional de suas mamas; ou mulheres que apresentam um grande desenvolvimento mamário, produto da gravidez e lactação.

Procure um médico especialista

Técnica periareolar ou lifting circular

Esta modalidade de mastopexia é indicada para mulheres que têm um leve caimento das mamas ou para quem deseja diminuir o tamanho das aréolas. É feita uma incisão circular ao redor das aréolas e desta mesma região é retirado o excesso de pele. A cirurgia pode ser combinada com a colocação de próteses de silicone, dependo da necessidade da paciente.

Vantagem:

  1. A cicatriz fica escondida ao redor do mamilo.
  2. O tamanho da aréola pode ser reduzido.
  3. Ela só causa uma cicatriz, já que o implante é inserido por ela.

Desvantagens:

  1. Aumenta o tamanho do mamilo: ao remover a pele ao redor, o tamanho daaréola costuma aumentar.
  2. Tende a deformar a aréola: com o tempo, o mamilo tende a perder sua forma devido às forças gravitacionais que tendem a esticá-lo verticalmente.
  3. Causa um achatamento do tórax: Ao remover a pele na área central dotórax, ela tende a achatar.

Técnica crescente lift

Considerada a técnica menos invasiva de todas, o crescente lift é aplicado em casos de mínimo caimento das mamas. Normalmente, este tipo de cirurgia é feito em conjunto com o aumento de seios, proporcionando mamas elevadas e com o volume adequado. A incisão é realizada acima da aréola, em forma de meia-lua.

Esse procedimento pode durar até 4 horas, dependendo de cada paciente. Na cirurgia o médico vai retirar o excesso de pele, com uma recuperação rápida e após 24h o paciente já poderá receber a alta. 

Veja as dicas para uma melhor recuperação:

  • Nada de esforços físicos
  • Evite tomar sol
  • Fazer suas consultas de retorno
  • Usar o sutiã aconselhado pelo profissional
  • Não realizar levantamento dos braços

Consultando um especialista, é possível verificar qual a técnica mais adequada para o seu caso e se é necessário associar a mastopexia a outro procedimento para conseguir o resultado desejado.

Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Clinica Alves
Sem opiniões
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dr André Colaneri
69 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.