Conheça as diferenças entre os tipos de anestesias para cirurgias plásticas

Conheça as diferenças entre os tipos de anestesias para cirurgias plásticas
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 1 abr 2017 · Atualização: 1 abr 2017

A realização do sonho da cirurgia plástica passa não somente pelo cirurgião que realizará o procedimento, mas também pelo médico anestesista. Muitas vezes não paramos para pensar que a parte da anestesia é uma das mais importantes, pois está diretamente relacionada à segurança da cirurgia plástica.

A anestesia é composta de diversos medicamentos associados, os quais evitam a dor, relaxam a musculatura, tiram a consciência e até causam amnésia. Para que você entenda um pouco mais sobre a importância do assunto, listamos os tipos de anestesias usadas para cirurgias plásticas. Também explicamos as diferenças entre elas.

Anestesia local

A anestesia local é aquela aplicada onde será realizada na cirurgia plástica, como no rosto, por exemplo. A aplicação ocorre na pele e esse tipo de anestesia é usada para casos simples, os quais envolvam pequenas áreas e que exijam tempo menor de recuperação. Durante a cirurgia plástica o paciente permanece acordado e consciente sobre tudo que ocorre ao seu redor.

Anestesia geral

É utilizada para cirurgias plásticas de maior porte e que exijam um maior controle das funções vitais. Essa anestesia permite um domínio maior da respiração, oxigenação, pulsação do coração e pressão do paciente.

A pessoa entra em uma espécie de coma induzido pelos medicamentos e todo o corpo fica anestesiado. A aplicação é realizada por via intravenosa (pela veia).

Anestesia peridural

A aplicação da anestesia peridural ocorre na coluna vertebral por meio de agulha e o efeito bloqueia a sensibilidade no tórax, abdômen, pernas ou braços de acordo com o nível desejado. O medicamento é o mesmo da anestesia geral e faz com que o paciente permaneça dormindo durante a cirurgia.

É uma anestesia vasodilatadora e comumente utilizada para cirurgias plásticas como lipoaspiração, abdominoplastia e mamoplastia.

Anestesia raquidiana

Nessa anestesia o medicamento é aplicado na coluna, no canal medular. Toda a região abaixo do ponto onde foi feita a aplicação fica paralisada. É usada para cirurgias localizadas e, diferentemente da peridural, o volume de anestésico utilizado é menor.

Como é decidido o tipo de anestesia?

A anestesia utilizada para cada tipo de intervenção é decidida entre o cirurgião plástico e o médico anestesista, que analisam os hábitos e histórico médico do paciente, como alergias, uso de medicamentos, entre outros fatores.

É importante que a pessoa não elimine etapas de avaliação médica e marque uma consulta com o anestesista antes da cirurgia plástica. Assim pode tirar dúvidas e realizar os procedimentos necessários para que seja calculada a dose exata que vai precisar no dia do procedimento.

Conheça mais sobre os tipos de anestesia para cada cirurgia plástica tirando suas dúvidas em nosso fórum!

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.