Como é o pós-operatório da mamoplastia?

Como é o pós-operatório da mamoplastia?
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 20 jul 2015 · Atualização: 16 jul 2019

alquer cirurgia plástica na região da mama, seja para aumento, redução ou para conseguir um efeito lifting, demanda cuidados específicos da paciente, para garantir a qualidade do pós-operatório e dos resultados da intervenção.

Neste artigo falaremos especificamente das orientações a seguir quando se faz uma mamoplastia, respeitando os tempos para retomar atividades rotineiras. Confira!

Nos 10 primeiros dias

Não há necessidade de repouso absoluto, porém você deve ter paciência. Nos primeiros 10 dias é muito importante evitar mover os braços em excesso, para permitir que o processo de cicatrização evolua como é devido.

A alimentação pode ser normal a partir do 2º dia, dando preferência a proteínas e frutas. As exceções serão indicadas pelo cirurgião.

No primeiro mês

As atividades habituais (trabalho e/ou estudo) podem ser retomadas gradualmente após 20 dias da cirurgia. A paciente também já poderá dirigir e ter atividade sexual, sempre com muito cuidado.

Uso do sutiã cirúrgico

Durante o primeiro mês, você deve utilizar o sutiã cirúrgico 24 horas por dia, retirando-o apenas para o banho. A recomendação é que você tenha ao menos duas peças, para facilitar a limpeza.

Já no segundo mês, é normal que o uso do sutiã seja feito de dia ou de noite. Entretanto, é o cirurgião quem determinará o tempo de uso, de acordo com as particularidades de cada caso.

pixabay-senos.jpg

Curativos

Nos 10 primeiros dias é muito importante evitar molhar os curativos. Eles devem ser trocados diariamente, segundo recomendação do cirurgião plástico.

Quando os curativos são retirados, é preciso usar um creme específico para massagear as cicatrizes. Ele será receitado pelo médico.

A cicatrização final normalmente se conclui entre oito meses e um ano após a intervenção. Você deve seguir à risca os controles pós-operatórios no consultório médico para evitar riscos desnecessários.

Exercícios físicos

As atividades físicas leves, tais como caminhadas ou bicicleta ergométrica, podem ser retomadas após um mês da mamoplastia. Todas as demais devem ser evitadas, pelo menos, até que passem quatro meses.

Exposição ao sol

Deve ser evitada durante o primeiro mês do pós-operatório. Depois disso, pode ser retomada gradualmente, com atenção redobrada à proteção solar.

Cuidado com a euforia

Muitas pacientes começam a se sentir perfeitamente recuperadas ao final do primeiro mês. Tenha muito cuidado com a euforia! Os esforços prematuros podem provocar sequelas que comprometerão a evolução do pós-operatório da cirurgia.

Na dúvida, entre em contato com o seu cirurgião plástico.

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.