Cirurgia plástica também para os mamilos

Cirurgia plástica também para os mamilos
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 25 abr 2017 · Atualização: 16 jul 2019

É natural que, ao se ouvir falar de uma mulher que passou por uma cirurgia de mama, se pense que ela fez algo para aumentar o tamanho, ou ainda para levantar os seios devido à flacidez causada pela amamentação e também pelo passar dos anos. Outras ainda buscam cirurgias para reduzir o peso dos seios que, em função do tamanho, costumam ocasionar problemas de saúde, como dores nas costas.

Entretanto, dificilmente pensamos que também há mulheres que se submetem a procedimentos cirúrgicos para retocar os mamilos. Se trata de uma técnica também procurada por alguns homens que se encontram insatisfeitos com a aparência da região.

Cabe destacar que, na maioria das vezes, não se trata de buscar a redução do tamanho dos mamilos, mas, sim, solucionar problemas que, além do cunho estético, podem prejudicar algo tão natural, como a amamentação. E, como não poderia deixar de ser, ainda há os casos de mastectomia, realizada para corrigir os seios das mulheres que buscam a reconstrução de mama.

Em que casos é indicada a cirurgia de mamilos?

A cirurgia de mamilos é uma intervenção através da qual o cirurgião busca solucionar problemas estéticos do paciente, os quais afetam sua autoestima e também causam instabilidade emocional. Por tanto, a cirurgia é feita para corrigir assimetrias ou o crescimento anormal dos mamilos, ou somente de um deles, se for o caso.

É o caso, por exemplo, dos mamilos excessivamente grandes ou volumosos que impedem que uma mulher possa usar determinadas peças de roupa sem que apareçam as marcas. O mesmo tende a ocorrer também com homens.

Além dos problemas físicos, a presença de mamilos grandes e volumosos costuma causar a hipersensibilidade, dores, e ainda certo desconforto ao entrar em contato com a roupa.

Nos homens, a presença de mamilos grande costuma estar associada à ginecomastia, ou seja, a um desenvolvimento exagerado das glândulas mamárias. Em casos assim, o médico costuma realizar uma cirurgia para melhorar o peitoral masculino, que consiste em eliminar o tecido glandular, e ainda extrair o excesso de gordura das mamas, proporcionando um peito liso, firme e harmonioso. mamilos2.jpg

A intervenção também tem como objetivo solucionar os casos nos quais os mamilos são muito pequenos. Isso, do mesmo modo, pode tanto reduzir a autoestima do paciente, como ainda afetar a amamentação.

Finalmente, a cirurgia de mamilo é um procedimento fundamental para os casos de mastectomia. A retirada da mama em pacientes que tenham enfrentado o câncer faz com que também seja removido o mamilo. Por isso, a cirurgia plástica de mamilo se inclui como parte do processo de reconstrução mamária ao qual se submetem muitas mulheres.

↪️ Relacionado: Cinco questões importantes sobre a mastopexia

Como é e quanto dura a cirurgia de mamilos?

A cirurgia de mamilos trata de solucionar diversas irregularidades ou assimetrias que tenham afetado o crescimento desta parte erétil e proeminente dos peitos. Por tanto, em função do problema, o cirurgião determina o melhor protocolo a ser seguido durante a operação.

Em casos de mamilos muito grandes, o médico reduz o excesso de tecido, eliminando parte do mamilo para que a região fique com aparência normal e não cause desconfortos ao entrar em contato com a roupa.

Quando ocorre o problema conhecido como "mamilo invertido", a operação consiste em liberar as fibras que impedem o crescimento correto do mamilo. Desse modo, depois da intervenção, a região passar a apresentar uma aparência normal.

Por sua parte, para a reconstrução do mamilo durante a operação de reconstrução de mama, o cirurgião cria um mamilo com tecido saudável da paciente. Isso permite que ela possa desfrutar de toda a sua feminilidade e se sentir uma mulher completa novamente.

Sobre o tempo necessário para a intervenção, obviamente, depende da situação de cada paciente e do problema apresentado. Por exemplo, nos casos de mamilos invertidos, por exemplo, a cirurgia costuma ser curta, durando entre 10 a 15 minutos aproximadamente. mamilos3.jpg

Nos casos de reconstrução, a duração é de 15 minutos. Já quando se trata da redução de mamilo, o tempo pode girar entre 30 minutos a 1 hora. Em outras situações, pode ser necessário retocar também as auréolas ou, no caso dos homens, pode haver a necessidade da remoção da gordura e do tecido glandular para tratar da ginecomastia. Desse modo, naturalmente, os procedimentos podem alargar o tempo da operação.

Ainda que simples, a cirurgia é realizada com anestesia local. O paciente fica o tempo todo desperto e consciente do procedimento pelo qual está passando. Não há a necessidade de internação hospitalar, o que faz com que a pessoa possa regressar a casa depois de algumas horas sob observação, mas precisando repousar.

Em relação à cicatriz, a cirurgia plástica deixa apenas uma pequena marca na base ou na borda inferior do mamilo, algo praticamente invisível. Desse modo, o paciente poderá mostrar um peitoral sem que seja notada a incisão.

Porém, se a cirurgia é buscada para retocar a auréola ou para redução, a situação muda. Isso porque este intervenção deixa, sim, uma cirurgia ao redor da própria auréola. O cirurgião deve informar o paciente sobre isso para que os dois juntos avaliem qual é a melhor opção para o caso. Os pontos da sutura utilizados são absorvíveis, além de intradérmicos, o que faz com que o paciente não necessite recorrer ao médico para a retirada.

Cuidados e riscos da cirurgia plástica de mamilos

Em todo momento há a necessidade de se seguir as instruções dadas pelo cirurgião plástico. Apesar de ser uma cirurgia simples e realizada com anestesia local, não está isenta de problemas secundários.

Ademais dos riscos inerentes a qualquer operação, como infecção, problemas de cicatrização, ou hemorragias, pode ocorrer a perda de sensibilidade, danos no tecido, reversão do mamilo, etc. Quase todas as situações têm solução. Por isso, se depois da cirurgia se nota algum dos defeitos descritos, o paciente deve procurar imediatamente o cirurgião responsável para que ele avalie qual é o melhor caminho a se seguir para solucionar a questão.

Durante o pós-operatório é importante que o paciente não realize movimentos bruscos e nem esforço físico nos primeiros dias. Coloca-se um curativo para que a zona esteja protegida. Assim mesmo, o médico aconselhará também para que a retomada das atividades cotidianas seja retomada pouco a pouco. Já quanto aos exercícios físicos, estão proibidos por pelo menos 15 dias.

↪️ Quer saber mais sobre a cirurgia de mamilos? Participe do nosso fórum e tire suas dúvidas!

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.