Pós-operatório de uma mamoplastia de aumento

Pós-operatório de uma mamoplastia de aumento
Dr. Rachid Gorron Maloof
Com sólida experiência clínica e está preparado para escolher as técnicas mais adequadas para o seu caso. O Dr. Rachid Gorron Maloof definitivamente, é um médico dedicado e ético.
Criação: 17 mar 2022 · Atualização: 17 mar 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

De acordo com os números mais recentes oferecidos pela ISAPS (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética), em todo o mundo, a mamoplastia de aumento continua sendo a cirurgia estrela entre as mulheres. Estima-se que, anualmente, sejam realizadas mais de 1.800.000 mamoplastias de aumento em todo o mundo. O Dr Rachid Gorron Mallof explica as principais dúvidas e perguntas de um pós-operatório de aumento de seio. 

Conheça os detalhes da entrevista realizada:

Como os pacientes saem do hospital após a mamoplastia de aumento? 

Geralmente muito bem, com seu acompanhante sempre e apoiados pela equipe do hospital, quase sem dor ou incômodos pela anestesia e medicamentos utilizados. Com seu sutiã pós cirúrgico especialmente desenhado para proteger e cuidar da paciente.

Quando eles devem retornar à consulta para uma revisão? O que é feito e discutido/visto nesta visita?

O retorno se tudo está correto é previsto para 5 ou 7 dias após cirurgia, avaliamos toda a cirurgia em geral, as cicatrizes, os curativos, uso correto de medicamentos, se estão seguindo as indicações e em geral avaliamos como vá o pôs operatório. Algumas dúvidas que podem ter as pacientes igualmente são esclarecidas.

O pós-operatório de uma mamoplastia de aumento é doloroso? O que os pacientes geralmente percebem ou sentem? Aproximadamente quantos dias eles costumam ter desconforto?

Tudo isso é relativo e depende da paciente, do seu umbral da dor e do tipo de cirurgia praticada. Depende da técnica cirúrgica utilizada e o plano de colocação do implante pode ser dolorida ou quase sem dor. Se e praticada com técnica de recuperação rápida terá uma evolução totalmente diferente quase sem dor e voltando a suas atividades da vida diária muito rápido, e tudo isso será explicado na consulta de avaliação. A paciente vai perceber uma grande mudança de seu corpo para bem e aproximadamente alguns desconfortos podem se sentir até o dia 10 ou 15 do pós operatório.

Dr Rachid Gorron Maloof

É verdade que se as próteses são submusculares costumam causar mais desconforto? A que se deve?

Pode ser que sim, mas depende da técnica utilizada a dor poderia ser mínima ou algum desconforto que será totalmente tolerável poderia apresentar.

Quando um paciente deve se preocupar e solicitar uma consulta? Quais sintomas não são normais?

Dor excessiva, aumento de tamanho repentino, câmbios da cor da pele, “vermelhidão” ou calor localizado por exemplo seriam algumas das motivações para uma consulta o quanto antes, mas sempre estamos eu e o nossa equipe prestes a resolver as perguntas ou preocupações que se poderiam apresentar.

É normal sentir coceira no peito ou ter muita ou pouca sensibilidade nos primeiros dias?

Perfeitamente normal, para isso são prescritos cremes para os cuidados da pele e do seio recém operado.

Quando a área do peito pode ser lavada? Como elas devem fazer isso?

Vai depender da técnica utilizada, geralmente aos 5 ou 7 dias fica liberada para tal fim, mas cada caso es único e terá suas necessidades ou cuidados especiais.

O que você diria para os pacientes que têm medo da cirurgia agora devido ao COVID-19?

As estatísticas da doença e pandemia tem melhorado muito, já éramos muito cuidadosos com todos os protocolos de segurança para os nossos pacientes antes de tudo isto acontecer, por tanto sempre estivemos muito preparados e fomos treinados para cuidarmos e cuidar aos nossos pacientes, desde que respeitadas todas as indicações e orientações médicas são seguras as cirurgias eletivas. 

É normal sentir o atrito das próteses durante os primeiros dias após a colocação da prótese submuscular?

A paciente em seu pôs operatório recente vai sentir mudanças normais, pois terá um aumento de volume no seu peito e isso gera um certo desconforto ou sensação de ter algo novo no seu corpo, mas geralmente passa rápido e se acostuma a sua nova condição.

Seios bonitos e tamanho proporcional

E ter um seio mais duro que o outro nos primeiros dias? 

Pode acontecer e por isso deve ter uma comunicação fluida com o médico e sua equipe para esclarecer as perguntas e avaliar o que seja necessário. 

Você recomenda massagens pós-cirúrgicas? Por quê?

Geralmente na cirurgia de implante mamário não recomendo essas massagens salvo algumas exceções muito específicas. Não acho correto apertar ou mexer numa cirurgia muito recente e com bastantes detalhes técnicos como a que eu faço e por tanto poderiam se afetar as mudanças feitas nela na parte interna da mama.

Uma dúvida muito recorrente em nossa comunidade é como elas devem dormir após uma mamoplastia de aumento. Qual posição você recomenda?

Recomendo dormir de “barriga para cima” para evitar traumatizar a região operada. Pode ser apoiar com travesseiros nos costados e no dorso.

Os pacientes geralmente também estão muito preocupados com as cicatrizes. Como eles devem cuidar deles? Se forem operados agora no verão, quando podem tomar sol? 

Sempre e entregue um documento com as orientações ao respeito que explica por exemplo que não pode tomar sol até depois de 30 dias de operada, sempre usar protetor solar e cremes hidratantes na pele dos seios, depois de retirados os pontos se indica um gel especifico para tratamento de cicatrizes e outros cuidados em geral são explicados

Outra dúvida muito frequente é sobre o assunto dos sutiãs. Até quando devem fazer o pós-cirúrgico? Quando pode voltar a usar um sutiã com aro?

Indico a utilização de sutiã pós cirúrgico por 2 a 3 meses, depois deste período poderão usar os sutiãs convencionais se quiser.

Quando poderão voltar ao trabalho? E para a academia? 

Depende da técnica utilizada, a evolução e cicatrização de cada paciente elas poderiam voltar as suas atividades quase normais as 48 horas se foi operada com técnica de recuperação rápida ou 15 a 20 dias com técnicas convencionais. Logico respeitando certos cuidados mínimos que são explicitamente indicados para cada uma.

Dr. Rachid Gorron Maloof, CRM-SP 152403 / RQE 46666 é membro da SBCP

Dra. Renata Mariotto
247 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dr André Colaneri
69 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dra. Mariana Fernandes Zalli
13 Opiniões
Balneário Camboriú, Santa Catarina
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.