Lipomastia pode ser tratada por vibrolipoaspiração?

Lipomastia pode ser tratada por vibrolipoaspiração?
Dr André Colaneri
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri, CRM-SP 87886
Criação: 20 set 2018 · Atualização: 4 abr 2022

O doutor André Colaneri é um dos principais profissionais da área de cirurgias plásticas, nos ajudou a ajudar esclarecer as dúvidas sobre lipomastia e ginecomastia.

A lipomastia é o acúmulo de gordura nas mamas. Como o próprio nome diz lipo = gordura; mastia = mama, quando as mamas estão aumentadas apenas por gordura, é classificada como lipomastia. Geralmente a lipomastia é devido ao ganho de peso, com acumulo de gordura em todo o corpo. A gordura das mamas é mais resistente ao emagrecimento, sendo frequente queixa dos pacientes de conseguirem perder a “barriga“ e não os “peitinhos”.

Como as mamas podem conter gordura e glândula, qualquer destes dois tecidos aumentados podem levar ao aumento do volume mamário. Nos homens a parte glandular não costuma se desenvolver permanentemente. Pode ocorrer na puberdade, adolescência, um aumento da glândula, que geralmente é transitório, entre os 12 e 17 anos, regredindo na maioria das vezes sozinho. Isso é devido à grande profusão de hormônios nessa fase da vida, onde o adolescente cresce, desenvolve os pelos, a barba, têm espinhas, etc. Depois, com a redução da produção exacerbada dos hormônios, a glândula mamária tente a regredir.

Vibrolipoaspiração

O aumento mamário decorrente apenas da glândula é denominado ginecomastia: gineco = mulher; mastia = mama. Pode ocorrer sempre que houver um desequilíbrio entre a produção de testosterona e estrógeno. Na adolescência ocorre porque parte dos hormônios produzidos em excesso se tornam estrógeno. Depois dos 50 anos, na andropausa, a queda da produção de testosterona pode levar ao aumento relativo do estrógeno.

Muitos medicamentos e drogas podem levar ao crescimento da glândula mamária, entre eles alguns antidepressivos, medicamentos para o coração, finasterida, maconha, outros. Os medicamentos, drogas e uso de anabolizantes ou hormônios são outra fonte de desenvolvimento da ginecomastia.

Na maioria dos casos, a ginecomastia é mista, ou seja, parte glândula e parte gordura. O tratamento cirúrgico depende da constituição das mamas. Se fora apenas gordura, a lipoaspiração sozinha é suficiente. Ela retira a gordura e reduz o volume das mamas. A vibrolipo é a melhor técnica para retirar a gordura, visto que é menos traumática que a lipo tradicional, permite um melhor controle dos movimentos pelo cirurgião e maior segurança. A vibração da cânula quebra a resistência da gordura, facilitando a penetração no tecido gorduroso e sua retirada, com movimentos mais delicados e sutis.

Junto com a lipoaspiração é possível usar alguma técnica para liquefazer a gordura, como a lipo a laser ou a lipo ultrassónica (vaser). Além da liquefazerem a gordura e facilitarem sua retirada, a lipo a laser ou com vaser esquentam a pele, proporcionando melhor contração e menor risco de flacidez pós-lipo. O renuvion (plasma) também é o um potente aliado para melhor retração da pele, porém não liquefaz a gordura, sendo usado depois da retirada da mesma.

No caso de ginecomastia pura, a glândula é retirada através de uma incisão abaixo das aréolas (incisão de Webster), através da qual a glândula é retirada em sua maior parte. Abaixo das aréolas fica um pouco de tecido mamário, para não deixar as aréolas afundadas nem levar à necrose (morte da pele por falta de sangue). No caso do paciente dar algum estimulo para este resquício de glândula crescer, ele pode aumentar de tamanho, assim como um paciente engordar depois da cirurgia de lipomastia, mas mamas também podem crescer pelo aumento da gordura, já que ela não é 100% retirada. Manter o resultado depende apenas e exclusivamente do paciente.

Como a maioria dos caos é de ginecomastia mista, a cirurgia é uma associação da lipoaspiração e da retirada da glândula. Primeiramente a vibrolipo é realizada, retirando a gordura e deixando a glândula mais solta da pele e da parte muscular, facilitando sua retirada.

Ginecomastia

Doutor, quais são as principais maneiras de tratar a lipomastia?"A lipomastia ou pseudoginecomastia é o acumulo de gordura nas mamas. Pode aparecer em todas as fases da vida, sendo mais comum nos adultos pelo ganho de peso durante a vida. Uma dieta adequada e exercícios pode ajudar a reduzir a lipomastia, apesar da gordura nas mamas ser mais difícil de perder se comparada à do abdômen. A lipoaspiração é a cirurgia indicada para retirar a gordura."

A cirurgia, tanto da lipomastia, quando da ginecomastia pura ou mista, é realizada com anestesia local e sedação, com alta no mesmo dia. É necessário usar um colete compressivo por ao menos 45 dias, evitar exercícios por 60 dias, fazer drenagens linfáticas e ultrassom no pós-operatório. O retorno ao trabalho de escritório, sem esforços, geralmente pode ser depois de três dias.

  • Doutor, quais são as principais maneiras de tratar a lipomastia?"A lipomastia ou pseudoginecomastia é o acumulo de gordura nas mamas. Pode aparecer em todas as fases da vida, sendo mais comum nos adultos pelo ganho de peso durante a vida. Uma dieta adequada e exercícios pode ajudar a reduzir a lipomastia, apesar da gordura nas mamas ser mais difícil de perder se comparada à do abdômen. A lipoaspiração é a cirurgia indicada para retirar a gordura."
  • Qual a diferença de realizar o procedimento com a vibrolipoaspiração?"A vibrolipoaspiração é uma lipoaspiração feita com  uma cânula que vibra. Sua vantagem é o menor trauma, maior facilidade de quebrar a resistência da gordura, tornando os movimentos do cirurgião mais suaves. A cirurgia é com anestesia local e sedação, alta no mesmo dia e retorno ao trabalho de escritório em 3 dias. Logo, se operar na sexta feira, poderá trabalhar na segunda feira, sem esforços físicos."
  • Qual é o tempo de recuperação desse método?"O retorno ao trabalho de escritório pode ser em 3 dias. Para fazer exercícios, deve-se esperar ao menos 45 dias."
  • Por que é interessante então escolher essa abordagem?"Por ser uma técnica menos traumática, leva à um menor sangramento, menor dor e recuperação mais confortável."

Para outras dúvidas sobre esse e qualquer outro tipo de procedimento é necessário entrar em contato com um profissional qualificado pela a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, pois é assim que podemos garantir a melhor forma de realizar um procedimento com segurança e com um profissional da área. Caso deseje, também é possível marcar uma consulta com o doutor André, estaremos felizes em te atender.

  Dr André Colaneri                        

Especialista e Membro Titular da Sociedade Brasileira Cirurgia Plástica

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.