Quais são os motivos para realizar uma cirurgia íntima?

Quais são os motivos para realizar uma cirurgia íntima?
Dr André Colaneri
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri, CRM-SP 87886
Criação: 1 jun 2016 · Atualização: 1 abr 2022

Você já ouviu falar, em algum momento da sua vida, em Cirurgia Íntima? 

As Cirurgias Íntimas são vários procedimentos cirúrgicos que ajudam a modificar a estética e função de estruturas genitais, para aumentar o conforto, satisfação e bem estar de muitas mulheres que se incomodam com essa parte do corpo.

A região genital é composta por várias estruturas e cada uma delas pode apresentar alguma alteração que incomode a paciente. Entre elas, podem ser citados os pequenos lábios vaginais, o prepúcio, os grandes lábios vaginais, o monte de Vênus, o clitóris, o capuz do clitóris.

Os pequenos lábios podem crescer e ficar expostos, causando constrangimento, dor aos exercícios e relações sexuais, dificuldade de higiene. O prepúcio, assim como os pequenos lábios, se muito aparente, pode trazer uma sensação de pele sobrando. Os grandes lábios, se murchos, trazem um aspecto flácido e enrugado. O monte de Vênus quando aumentado de volume, marca as roupas, constrangido as pacientes. O clitóris e capuz do clitóris aumentados dão um aspecto de micropênis.

Todas estas alterações podem constranger a paciente, mexer com a sua auto-estima, dificultar a socialização ou relacionamentos amorosos e até faze-la evitar ambientes como praia, piscina, academias, onde as roupar marcadas ficam evidentes.

Cirurgia estética íntima

O intuito da cirurgia íntima é alterar a estrutura que a incomoda, deixando-a mais harmônica e estética, melhorando a auto-estima e até sua função.

A procura da cirurgia intima pela paciente costuma ser silenciosa, sem contar para amigos e até para o parceiro, visto que a paciente quer operar para ela se sentir melhor e mais segura. Muitas vezes o parceiro não se incomoda ou nem percebe a alteração que a paciente se queixa. Por isso, a logística da cirurgia costuma ser discreta, sendo possível operar e recuperar sozinha, sem auxilio de ninguém, mantendo o sigilo absoluto.

As cirurgias íntimas geralmente são realizadas com anestesia local e sedação, alta no mesmo dia e retorno ao trabalho de escritório em três dias. Trabalho em que é necessário maior movimentação ou atividade física devem esperar mais. A exceção é a clitoroplastia, que é com anestesia geral e necessita em torno de quatorze dias ao menos para recuperar e retornar ao trabalho de escritório. Relações sexuais e exercícios devem ser evitados ao menos por um mês.

Para maior segurança, as cirurgias íntimas devem ser realizada por especialista, em ambiente hospitalar, onde a estrutura de segurança é maior e a comodidade do paciente também. Sedação associada à anestesia local permite a paciente dormir o tempo todo da cirurgia, não sentindo dor, desconforto nem constrangimento.

Insatisfação estética

Muitas mulheres não se sentem satisfeitas esteticamente e se constrangem com a região íntima de seu corpo - e esse é um sentimento perfeitamente normal. Por isso, uma boa parte das mulheres que procuram a ajuda da Cirurgia Íntima estão, na verdade, querendo melhorar a relação com seu próprio corpo, se sentindo mais seguras, confiantes e confortáveis com o resultado final.

Apesar de poderem apresentarem queixas físicas, como dor, desconforto aos exercícios e nas relações sexuais e até dificuldade de higiene, a maioria das pacientes que procuram a cirurgia intima procuram pela causa estética, que gera constrangimento. Por isso, os cirurgiões plásticos vem trabalhando o conceito e a importância da realização da Cirurgia Íntima em mulheres por motivos estéticos, ajudando-as a se sentir melhor com sua própria imagem.

Desconforto durante a relação sexual

Para muitas mulheres o tamanho dos pequenos lábios vaginais pode ser um grande problema para que elas consigam aproveitar ao máximo o momento de uma relação sexual. Dependendo do volume de pele encontrada em excesso nessa região do corpo, as estruturas podem se dobrar para dentro da vagina durante a penetração, resultando em pequenas lesões e muito desconforto no momento do sexo, mesmo com a lubrificação.

O aspecto rugoso e escuro que a parte exposta dos pequenos lábios pode apresentar, é frequentemente motivo de vergonha e bloqueio das pacientes na hora do sexo. Muitas delas evitando relações sexuais no claro ou o sexo oral.

Saúde da mulher

A Cirurgia Íntima também pode ajudar a solucionar esse problema, melhorando a qualidade da vida sexual de muitas mulheres, ao remover o excesso de tecido encontrado na região. Esse é um dos principais motivos que levam pacientes a optar pela realização de Cirurgia Íntima.

Dificuldade de higienização no local

Você sabia que o excesso de tecidos na região dos grandes lábios ou dos pequenos pode dificultar, significativamente, a sua higienização íntima? Quando essas estruturas se apresentam maiores do que o normal, elas podem facilitar o acúmulo de secreções e urina que, quando não removidas completamente, podem desenvolver problemas como a candidíase ou infecções locais.

Para minimizar esses sintomas desconfortáveis da dificuldade de higienização, muitas mulheres optam por realizar a Cirurgia Íntima.

Vergonha ao se relacionar com o parceiro

Uma grande parte das mulheres que sofre com alterações estéticas na região íntima apresenta dificuldades, inclusive, de se relacionar com seus parceiros. Isso acontece porque elas tem vergonha de que eles percebam as alterações estéticas durante o ato sexual.

Mesmo que muitos homens não liguem para essa condição durante o sexo - ou nem mesmo percebam as alterações estéticas -, esse é também um dos motivos que leva mulheres a realizar uma Cirurgia Íntima.

Dor ou desconforto aos exercícios

O aumento do volume dos pequenos lábios pode causar dor à compressão por roupas justas, ao se sentar ou andar de bicicleta. Esportes de muita movimentação também podem incomodar.

A redução do volume dos grandes lábios, pela absorção da gordura (comum com perda de peso, uso de hormônios ou envelhecimento) leva à maior exposição dos pequenos lábios vaginais, aumentando a compressão e atrito dos mesmos, podendo causar desconforto físico. 

Você acredita que alguns dos motivos apresentados nesse conteúdo são suficientes para lhe incentivar a procurar um cirurgião plástico?

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.