Labioplastia: Brasil no topo do ranking em cirurgias íntimas

Labioplastia: Brasil no topo do ranking em cirurgias íntimas
Dr. Paulo Bettes
Cirurgião Plástico pela Sociedade Brasileira de Cirurugia Plástica, Dr. Paulo Bettes combina técnicas e procedimentos inovadores em cirurgias plasticas estéticas.
Criação: 18 abr 2017 · Atualização: 19 jan 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Seja para uma correção estética ou para amenizar algum desconforto físico, cada vez mais mulheres estão recorrendo às cirurgias íntimas. O que coloca o Brasil no topo do ranking em realizações de labioplastias, de acordo com os últimos dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS).

Também conhecida como ninfoplastia, a labioplastia consiste na diminuição dos pequenos lábios vaginais e pode oferecer um aumento na autoestima das mulheres que estão insatisfeitas com a aparência da sua região íntima. Para saber mais sobre essa intervenção, conversamos com o cirurgião plástico Dr. Paulo Bettes.

Por que a labioplastia está tão em voga e cada vez vem sendo mais procurada pelas mulheres?

Existe ainda um grande tabu em relação à correção estética da genitália, mas em decorrência do acesso mais fácil à informação, a propaganda boca a boca de quem já fez e a melhora das técnicas de correção utilizadas hoje em dia, todos esses fatores corroboram para essa liderança mundial do Brasil neste tipo de cirurgia.

A liberdade sexual feminina, poder ter relações sem vergonha do corpo e poder usar roupas íntimas ou biquíni sem precisar esconder essa parte do corpo, são alguns pontos que fazem com que as cirurgias íntimas venham aumentando 40% a cada ano.

ninfoplastia.jpg

Redução dos pequenos lábios vaginais

Quem é candidata à labioplastia? Que pontos são avaliados para definir se a paciente necessita da cirurgia íntima?

Em geral, as maiores queixas são:

1. Excesso de pele nos pequenos lábios, podendo causar desconforto na relação sexual, muita umidade na genitália (às vezes com odor forte) e incômodo no uso de jeans ou mesmo biquíni na praia.

2. Grandes lábios muito grandes com excesso de gordura ou muito pequenos e murchos com falta de gordura e flacidez de pele.

3. O "púbis senil", que é quando toda região pubiana em decorrência de flacidez de pele e/ou obesidade ficam caídos, com aspecto de envelhecimento.

4. Por último, algo que cada vez mais tem aparecido como queixa em meu consultório, a hipertrofia de clitóris, na grande maioria decorrente do uso de ciclos de anabolizantes nas academias.

lipo-pubis.jpg

Lipoaspiração de púbis (Monte de Vênus)

Como é o pós-operatório da labioplastia? Quanto tempo é necessário ficar de repouso e quais cuidados especiais a paciente deve ter nessa fase?

A cirurgia dura aproximadamente 1 hora, feita com anestesia local e sedação e a paciente recebe alta no mesmo dia. Depois de 48 horas já é possível retornar ao trabalho, deve-se evitar roupas justas e relações sexuais por 30 dias. Não precisa retirar pontos.

  • Serão prescritos antibióticos e anti-inflamatórios para prevenir infecções, que devem ser reforçadas mantendo sempre extrema higiene na área intervencionada.
  • As relações sexuais serão adiadas até quatro a seis semanas após a cirurgia e em todos os casos após consulta prévia ao cirurgião, que é quem analisará a evolução da operação.
  • Recomenda-se dois meses de repouso pélvico, o que significa não poder usar tampões ou vibradores. Da mesma forma, é aconselhável a aplicação de um creme de estrogênio que ajude no processo de cicatrização.
  • As roupas, principalmente as roupas íntimas, devem ser confortáveis ​​e folgadas, sem possibilidade de atrito no local.
  • Para o benefício das suturas, serão evitados esforços que criem tensão ou movimentos bruscos ao se curvar.

A redução dos pequenos lábios vaginais pode ser realizada em conjunto com outra cirurgia íntima? Quais são as mais comuns?

A ninfoplastia pode ser associada à lipo de púbis ou pexia (elevação) de púbis. Temos 25 anos de experiência em cirurgias estéticas corporais e genitais e orientamos cada mulher, individualmente, sobre os benefícios de cada técnica e suas indicações, mostrando de forma clara as que oferecem melhor satisfação pessoal em relação ao resultado.

Quando é possível retornar ao trabalho após a labioplastia?

O período de descanso é determinado de acordo com o tipo de atividade laboral exercida, mas costuma variar entre quatro e sete dias. Se for combinado com outra intervenção na área relacionada, como a vaginoplastia, talvez esse período possa se estender até uma semana ou dez dias. A cura não está completa até três meses.

Esta operação pode ser realizada em menores de 18 anos?

Em pacientes menores, a intervenção não é recomendada, a menos que seja estritamente essencial, porque os lábios continuam a crescer nessa idade e se desenvolvem da puberdade até a idade adulta. Se uma modificação excessivamente precoce desta parte da anatomia for aplicada, o tecido envolvido pode continuar a crescer mais tarde.

Dados importantes da atualidade

Nosso país realiza em torno de 21 mil cirurgias íntimas ao ano, esse dado foi realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), e Estamos Unidos realiza 11 mil ninfoplastia ao ano, mas porque as mulheres estão realizando tantas cirurgias dos genitais?

Devido ao fim do tabu que havia há muitos anos atrás, que as mulheres tinham um grande desconforto con seus genitais, já não era somente a estética e sim problemas importantes à saúde. 

Se desejar saber mais informações sobre esta cirurgia, visite um médico especialista em ninfoplastia

Dra. Thalia Maia
14 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Dra Laura Guimarães
26 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Dra. Deborah Faraco Coelho
3 Opiniões
Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Dr. Alexandre Nunes
10 Opiniões
Brasília, Distrito Federal
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.