Dentes mais brancos graças à dieta branca

Por Cirurgia.net
8 Dez 2017
Dentes mais brancos graças à dieta branca

O sorriso é uma das partes mais importantes do nosso rosto. Precisamente por isso, a demanda por tratamentos estéticos relacionados com a saúde bucal disparou nos últimos anos. Cada vez mais os adultos estão se encorajando a usar a ortodontia para colocar todos os dentes no seu devido lugar; que usam coroas ou facetas para cobrir os dentes danificados, ou que se submetem a um tratamento de clareamento dental.

O esmalte dos dentes vai sendo desgastado com o passar do tempo e é normal que sua tonalidade perolada tenha tendência a ficar mais amarelada. Esse efeito é agravado no caso de pessoas que fumam ou bebem habitualmente chá ou café.

Os tratamentos de clareamento dental que se realizam hoje em dia são bastante seguros e produzem bons resultados. O único efeito colateral percebido é um pouco mais de sensibilidade nos dentes, um efeito que acaba desaparecendo com o passar do tempo.

Para alcançar o resultado desejado com o clareamento, é aconselhável aumentar o cuidado com os dentes e com a alimentação durante o período de tratamento.

Clareamento dental e suas precauções

shutterstock-108852680.jpg

Os tratamentos mais comuns de clareamento dental combinam as sessões de peróxido de hidrogênio que se realizam nas clínicas odontológicas com sessões de peróxido de carbamida em casa. Este tratamento geralmente dura cerca de duas semanas; durante esse processo, é preciso saber que o esmalte está sendo submetido a um método que faz com que sua estrutura química varie, então se deve ter cuidado.

Enquanto o clareamento está sendo realizado, a superfície do esmalte é mais porosa e, portanto, pode absorver mais facilmente as manchas, por isso se deve evitar ingerir certos alimentos e bebidas.

Há alimentos que, devido aos corantes, podem manchar os dentes mais do que o normal, e por devem ser evitados desde o primeiro dia de tratamento e até quatro dias após o seu término.

↪️ Relacionado: Segredos para ter um sorriso bonito

Alimentos que devem ser evitados

Trata-se de chá, café, as bebidas de cola, verduras como o espinafre e a beterraba, chocolate, frutas cítricas e coloridas, molhos (isto inclui também o molho de tomate e óleo de soja, não só o ketchup e a mostarda), pimentão, curry e, em geral, todos os tipos de corantes alimentícios.

Como já indicamos antes, durante o tratamento o esmalte é alterado. Desta forma, depois do mesmo é necessário um período de tempo para que este se reidrate e perca as propriedades permeáveis.

A dieta branca

Mas nem tudo é precaução, há também uma série de alimentos que podem ser tomados sem nenhum problema durante o período em que se está realizando o tratamento de clareamento dental. Isto é o que se conhece como dieta branca.

Pode-se beber líquidos brancos e não carbonatados, como a água, a cerveja ou o vinho branco. Além disso, pode-se ingerir sem nenhum problema carnes, peixes, macarrão sem molho, verduras ou saladas (exceto espinafre e alcachofras) e também frutas sem cor, como a banana, a maçã ou a pêra.

Alimentos para clarear os dentes

Se você realizou um clareamento e quer manter seus efeitos durante mais tempo, ou se quer que seus dentes pareçam mais brancos, há uma série de alimentos que podem te ajudar a conseguir isto.

O queijo é um dos produtos lácteos mais populares, mas também, por ser rico em ácido lático, ajuda a fortalecer o esmalte e a prevenir as cáries.

shutterstock-343034981.jpg

A maçã é uma boa aliada para combater a placa dental; graças ao aumento da produção de saliva ajuda a eliminar problemas de mau hálito.

Entre os vegetais, o brócolis é um dos mais apreciados, fornece cálcio, ácido fólico, fibra, vitamina A, ferro e antioxidantes, uma combinação única para ajudar a proteger o esmalte dos dentes. A barreira que cria este alimento ajuda a proteger os dentes de manchas de outros alimentos, e também, ao estimular a produção de saliva, ajuda a reduzir as manchas nos dentes.

O suco de limão pode não parecer o mais agradável, mas possui uma grande quantidade de efeitos benéficos para o organismo. Os especialistas aconselham não abusar desta bebida porque é cítrica, mas também se pode aproveitar suas vantagens para deixar os dentes mais limpos. Nestes casos, os especialistas recomendam não lavar os dentes até meia hora após ter tomado o suco.

Dicas para ter dentes mais brancos

Além de ingerir os alimentos da chamada dieta branca, para manter os dentes na melhor condição possível, deve-se escová-los pelo menos duas vezes por dia, e, na medida do possível, fazê-lo imediatamente após comer ou beber alimentos de cor escura que possam manchar o esmalte.

Para evitar o aparecimento de cáries ou outros problemas bucais, é necessário ir ao dentista pelo menos uma vez por ano e realizar, também, uma limpeza bucal para remover a placa. Se há uma tendência a acumular muita placa, a tartrectomia ou limpeza bucal deve ser realizada a cada seis meses.

Truques para que seus dentes se pareçam mais brancos

Se você tem um evento ou compromisso importante e quer que seus dentes estejam mais brancos, o que você pode fazer é ajudar com a maquiagem. Os batons em tons claros geralmente destacam a cor amarelada dos dentes, então, nestes casos, é melhor optar por uma cor coral médio ou um vermelho claro; ambos os tons contribuem para que os dentes de pareçam mais brancos. Em geral, para disfarçar os dentes amarelos são melhores os batons que tenham uma base azulada.

No caso de não ter em casa nenhum batom que possa ajudar, pode-se aplicar um pouco (muito pouco) de sombra azul mate nos lábios logo antes de aplicar o batom, isso mudará um pouco o tom e ajudará para que seus dentes pareçam mais brancos.

↪️ Você sabia que existem alimentos que não ajudam a manter seus dentes brancos? Você já fez um clareamento dental? Entre em nosso fórum e nos conte como foi!

Está interessado neste tratamento?
As informações são gratuitas!

As informações que aparecem em Cirurgia.net em caso algum podem substituir a relação entre o paciente e seu médico. Cirurgia.net não faz qualquer apologia a um tratamento médico específico, um produto comercial ou um determinado serviço.

0 comentários

Destacado

Contate um médico