Dê adeus aos óculos de grau com a cirurgia de olhos a laser

Dê adeus aos óculos de grau com a cirurgia de olhos a laser
Marcelle Maia
Marcelle Maia
Jornalista formada em Comunicação Social na UFMG, apaixonada pelo o tema de cirurgia plástica e escritora da área desde de 2003
Criação: 23 jun 2017 · Atualização: 16 jul 2019

Um dos acessórios mais comuns que acompanha a imagem das pessoas são os óculos. Mas não falamos dos óculos de sol, e sim dos óculos de grau. Quem já está cansado de usar este acessório acaba decidindo fazer uma cirurgia para melhorar a visão.

Cada vez mais pessoas se submetem à cirurgia de olhos a laser para corrigir um dos problemas mais comuns que afetam a visão: a miopia.

A técnica a laser se destaca por ser simples e com um pós-operatório que não gera muitos incômodos. Além disso, oferece não somente uma mudança na aparência da pessoa, mas também em toda a sua vida, já que não terá que lidar mais com os inconvenientes de usar óculos.

O que é a miopia?

Se você consegue ver claramente um objeto de perto, mas quando está longe este objeto fica desfocado ou borrado, trata-se de miopia. Isso acontece porque a córnea está muito curvada, o que acaba deformando a imagem.

Por mais que as técnicas cirúrgicas a laser tenham se tornado cada vez mais modernas e populares, é normal ter dúvidas sobre como funciona o procedimento, quem são os candidatos à cirurgia , quais são os efeitos secundários, etc. Vamos resolver essas e outras dúvidas a continuação.

olhos-2.jpg

A cirurgia de olhos a laser

O procedimento é feito com anestesia tópica, com aplicação de algumas gotas de colírio minutos antes da cirurgia. A intervenção é rápida e o paciente deve permanecer com os olhos abertos durante toda a cirurgia, tendo o auxílio de um espéculo para que as pálpebras não se fechem. É possível que o paciente veja o que está acontecendo no momento da intervenção, mas em função da anestesia, não sentirá nada.

O laser modifica a curvatura que existe na córnea, corrigindo o arco e fazendo com que a córnea tenha um formato normal e, consequentemente, corrige os problemas de visão.

Algumas das técnicas mais usadas são o LASIK, o PRK e o PTK, sendo que a primeira é a mais comum. O LASIK atua com luz ultravioleta sobre a córnea, conseguindo com que o tipo de luz ajude a corrigir a curvatura da córnea. Apesar de ser um laser, não existe nenhum efeito térmico e também não afeta outras partes do olho. O laser é ajustado de forma personalizada, assim é possível corrigir com eficiência cada caso.

Os candidatos à cirurgia de olhos a laser

Com o laser é possível corrigir miopias de 0,75 a 12 graus, mas existem técnicas que podem ser aplicadas em pacientes com graus maiores. A intervenção deve ser realizada por um oftalmologista especializado neste tipo de cirurgia e é após uma consulta e avaliação de exames que se define qual é a técnica mais adequada para cada caso.

olhos-3.jpg

Depois da cirurgia de olhos a laser

A recuperação costuma ser rápida, mas é preciso seguir algumas orientações passadas pelo médico. Na primeira semana após a cirurgia é importante não dirigir, evitar a exposição solar, não realizar atividades que requerem esforço ou esforços e evitar movimentos bruscos. Depois desse período, o paciente já pode começar a retomar sus atividades normais, sempre com orientação médica.

Os efeitos secundários que podem ser ocasionados pela cirurgia são mínimos, como:

  • sensibilidade à luz
  • olhos secos
  • visão borrada

Caso note algum incômodo fora do normal, é importante consultar o médico para avaliar suas condições físicas.

↪️ Quer se livrar dos óculos e está pensando em fazer a cirurgia de olhos a laser? Troque informações e tire suas dúvidas em nosso fórum!

Está interessado neste tratamento?
As informações são gratuitas!

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.