Conheça as diferenças entre botox e preenchimentos faciais

Conheça as diferenças entre botox e preenchimentos faciais

Aplicações de botox e de preenchimentos são os tratamentos mais populares quando se fala em rejuvenescimento facial. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), esses procedimentos não invasivos são os mais realizados no Brasil e em muitos países.

Mesmo sendo tão conhecidos, muitas pessoas não sabem que o botox e os preenchimentos têm usos específicos e são indicados para diferentes situações. Veja todos os detalhes nesta entrevista exclusiva com a cirurgiã plástica Dra. Pollyana Farchi de Paula.

É muito comum as pessoas pensarem que botox e preenchimento são a mesma coisa. Quais são as principais diferenças entre esses produtos?

Muito realizados atualmente, a toxina botulínica, popularmente chamada de "botox" (este é um dos seus nomes comerciais) e preenchimento (na sua grande maioria feito com ácido hialurônico) não são a mesma coisa. Os dois são conhecidos para o tratamento que ameniza rugas, previne sinais profundos e repõe o volume facial, perdido com o tempo.

Ambos são injetáveis, feitos em caráter ambulatorial, ou seja, não precisa de internação, mas têm mecanismos de ação diferentes: a toxina botulínica age paralisando os músculos, assim impede a contração muscular responsável pela formação das rugas. Para as rugas que já existem, acaba por suavizá-las. O preenchimento com ácido hialurônico repõe o volume perdido em determinadas áreas da face, hidrata a pele e, consequentemente, reduz a sua flacidez melhorando o contorno do rosto.

botox.jpg

Quais são as indicações do botox e do preenchimento no rejuvenescimento facial? Um tratamento complementa o outro?

A aplicação de botox e de preenchimentos devolve a naturalidade e um ar descansado à face. O uso desses produtos são indicados como procedimentos minimamente invasivos de rejuvenescimento facial, complementares entre si, bem como complementares às cirurgias de lifting facial (ritidoplastia), quando estas estão indicadas.

Existem produtos usados no preenchimento mais seguros que outros?

O ácido hialurônico é muito seguro, é o preenchimento mais amplamente utilizado e tem efeito duradouro e reversível. Trata o bigode chinês, dá volume às maçãs do rosto e lábios, suaviza olheiras e, para isto, tem apresentação no mercado em densidades diferentes: alta, média e baixa. A escolha correta para cada área do rosto é imprescindível e tudo deve ser feito para se obter o máximo de naturalidade.

A durabilidade do botox e do preenchimento pode mudar de uma pessoa para outra? Por que isso acontece?

A toxina botulínica, para ser aplicada, precisa ser diluída, o que interfere na duração de seu efeito. O número de unidades aplicadas deve ser individualizado, tanto para rugas entre as sobrancelhas (glabela), na testa, no pescoço, ao redor dos olhos ("pés de galinha") e da boca, por exemplo.

Cautela na quantidade de produto, bom senso estético e honestidade do médico, e esclarecer todas as suas dúvidas com um profissional médico habilitado são a chave para um bom resultado. Ainda que reversíveis, resultados exagerados são muito indesejados.

Cirurgia.net

0 Comentários

Contate um médico