Cirurgia de varizes: tudo o que você precisa saber

Cirurgia de varizes: tudo o que você precisa saber
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 7 ago 2015 · Atualização: 17 dez 2021
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Para muitos especialistas, a cirurgia de varizes convencional continua sendo a técnica mais eficaz para tratar os casos de veias dilatadas e o desconforto estético provocado por elas. Mas você sabe como é feita essa intervenção?

Se você sofre com o problema de varizes, fique atenta a este artigo para entender as opções de tratamento disponíveis e qual pode ser a melhor para o seu caso.

Como tratar as varizes?

Apesar de todos os avanços na medicina, ainda não existe um medicamento capaz de tratar as varizes. Cremes e remédios naturais podem ser paliativos, mas na hora de conseguir resultados visíveis é preciso recorrer ao laser cirúrgico ou à angioplastia convencional.

Antes da intervenção, o especialista utiliza uma caneta especial para marcar, diretamente na pele do paciente, todas as veias que devem ser removidas. É preciso anestesia local para fazer a cirurgia, que consiste em pequenos cortes na pele, por onde serão puxadas as veias doentes.

As incisões são tão pequenas que normalmente não demandam pontos, basta um curativo no local. Porém, se a variz está numa veia safena, a remoção é um pouco mais complicada e exige cortes um pouco maiores.

flickr-frankservayge.jpg

A favor da cirurgia convencional para retirada de varizes está o resultado estético e o fato de ser uma técnica que vem sendo aprimorada por muitos anos.

Como é o pós-operatório da cirurgia de varizes?

O paciente deve ficar de repouso durante a primeira semana, evitando ficar de pé e limitando-se a caminhar por casa. Pequenos passeios poderão ser incorporados na rotina a partir da segunda semana.

As atividades normais só poderão ser retomadas passadas duas semanas e sempre de forma gradual. É importante evitar pegar peso durante os dois primeiros meses, além de não expor as pernas ao sol e ao calor.

O uso de meias elásticas é recomendado desde o primeiro dia. Normalmente, o paciente deve utilizá-las, em média, por 6 meses, reduzindo gradualmente o número de horas diárias.

Os exercícios físicos na academia, especialmente opções que forçam mais as pernas como as aulas de step, não podem ser retomados antes do primeiro mês. Peça uma supervisão do cirurgião vascular antes de iniciar tais atividades.

Preparamos também outros tipos de tratamentos para as varizes, confira.

Opções de tratamento

O tratamento mais indicado dependerá de cada caso, necessitando uma avaliação com o especialista. Os procedimentos variam desde os mais tradicionais aos mais modernos e podem ser feitos por questões estéticas ou ainda para diminuir problemas físicos e dores nas pernas. Conheça alguns dos tratamentos disponíveis para que você possa ter pernas bonitas e saudáveis

A escleroterapia é realizada com a injeção de medicamentos em forma de espuma. Nesse, caso, a intenção é provocar uma inflamação na parede interna do vaso, impedindo a circulação de sangue. Com isso, há perda de coloração e o vaso não é visível a olho nu. É indicada para veias de até quatro milímetros e o procedimento dura em média 30 minutos. A escleroterapia pode ser feita também com glicose, porém, é recomendada para tratamento de vasinhos com menos de dois milímetros.

Existem muitos tratamentos para varizes

Outra alternativa para tratar varizes seria com sessões a laser. O propósito é o mesmo das injeções com espuma ou glicose: fechar a via do vaso para obstruir o fluxo sanguíneo nessa veia. Especialistas comentam que esse tratamento pode doer mais que a escleroterapia, já que são necessários diversos disparos de luz e mais de uma sessão, segundo o caso. Esse tratamento não é recomendado para varizes grandes, pois exigiria uma energia muito alta, com risco de manchar a pele.

Há casos mais graves que requerem a retirada do vaso dilatado por meio de uma cirurgia. Esse procedimento deve ser feito por um angiologista, profissional especializado nesse tipo de cirurgia.

Como prevenir o aparecimento de varizes

Quem tem casos de varizes na família deve redobrar a atenção, já que a hereditariedade é um dos fatores que influenciam no aparecimento dessas veias. Médicos angiologistas recomendam diversas medidas que podem auxiliar na prevenção das varizes, como:

  • caminhar regularmente
  • praticar exercícios que estimulam a irrigação sanguínea nas pernas
  • evitar ficar muito tempo em pé ou sentado
  • ter uma dieta rica em fibras
  • não fumar

Foto: por frankservayge (Flickr)

Dra. Renata Mariotto
247 Opiniões
Campinas, São Paulo
Dra. Vanessa Souza
Sem opiniões
Goiânia, Goiás
Dra. Daniela de Souza Rodrigues
Sem opiniões
Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Clínica Lindomar Delgado
1 Opinião
Juiz de Fora, Minas Gerais
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.