Levantamento de sobrancelha ou blefaroplastia? Como saber o que é certo para você

Levantamento de sobrancelha ou blefaroplastia? Como saber o que é certo para você
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 24 ago 2021 · Atualização: 24 ago 2021

Seja devido à queda da pele na testa e sobrancelhas ou excesso de pele na pálpebra superior, os sinais de envelhecimento nesta área podem ser difíceis de tratar por meios não invasivos - razão pela qual muitos pacientes recorrem à cirurgia. Dois procedimentos populares para corrigir a flacidez nessa área são a elevação da sobrancelha e a blefaroplastia, mas determinar qual é a melhor solução para seus problemas específicos pode ser desafiador. A consulta com um cirurgião plástico é ideal para explicar a diferença entre um lifting de sobrancelha e uma blefaroplastia e pesar sobre os melhores candidatos para cada um.

O que é um levantamento de sobrancelha?

Embora existam várias técnicas diferentes de levantamento de sobrancelha - dependendo do ponto e do método de entrada, da gravidade do envelhecimento e da flacidez e do resultado desejado do paciente - o objetivo comum de todas é tratar o excesso ou a pele caída da testa e das sobrancelhas. O foco principal de um lifting de sobrancelha é, obviamente, levantar as sobrancelhas, mas o método também aperta a pele da pálpebra superior, embora não diretamente, uma vez que nenhuma pele da pálpebra é removida. Na maioria dos casos, a pele é removida e, em seguida, esticada, e a incisão é feita na linha do couro cabeludo no topo da testa, atrás da linha do cabelo ou diretamente acima das sobrancelhas, dependendo da anatomia do paciente.

O que é blefaroplastia?

Ao contrário da elevação da sobrancelha, a blefaroplastia superior concentra-se inteiramente no excesso de pele da pálpebra superior e geralmente é realizada quando essa pele toca a linha dos cílios ou obstrui a visão. “Nesta cirurgia, uma incisão é escondida na dobra natural da pálpebra e a pele extra é removida”, diz o Dr. Shafer. Uma vez que o lifting da sobrancelha aperta a pele da pálpebra superior, bem como levanta as sobrancelhas, o cirurgião plástico observa que a blefaroplastia deve ser feita quando o único problema do paciente é o excesso de pele da pálpebra.

Um dos melhores recursos
Um dos melhores recursos

Como é a recuperação para cada um?

Tanto a elevação da sobrancelha quanto a blefaroplastia levam cerca de uma hora para serem realizadas e normalmente são feitas sob anestesia geral, embora a anestesia local seja possível em casos selecionados. Os pacientes geralmente podem voltar para casa cerca de 30 a 60 minutos após o procedimento, e qualquer sutura geralmente é removida dentro de uma semana. Os pacientes podem esperar algum inchaço e possíveis hematomas, que geralmente desaparecem dentro de uma a duas semanas. O seu médico pode prescrever medicamentos para a dor nos primeiros dias e, no caso de blefaroplastia, colírios. Para tratar qualquer vermelhidão residual e promover a cicatrização, alguns podem optar por fazer um tratamento a laser em suas incisões, um mês após a cirurgia.

Quem é o candidato ideal para cada cirurgia?

Para levantamento da sobrancelha, o candidato ideal tem sobrancelha pesada, enquanto para blefaroplastia, o candidato ideal tem pálpebras pesadas. Isso significa que as sobrancelhas ou pálpebras estão visivelmente caídas e podem ceder tanto que interferem na visão. Embora não haja uma idade específica associada a nenhum dos procedimentos, muitos pacientes que perguntam sobre a elevação da sobrancelha ou a blefaroplastia têm cerca de 40 a 50 anos de idade. mbos os procedimentos são comumente realizados ao mesmo tempo que um facelift , a um custo adicional.

Se o paciente tem sobrancelhas e pálpebras pesadas, ou uma elevação da sobrancelha pode ser suficiente ou ambos os procedimentos podem ser necessários. Se um paciente tem uma boa posição da sobrancelha e sem frouxidão da testa, mas tem pálpebras superiores pesadas, então uma blefaroplastia seria a melhor escolha. O objetivo com ambos os procedimentos é uma aparência natural, e puxar muito a sobrancelha durante uma elevação de sobrancelha pode dar uma aparência de surpresa, assim como tirar muita pele ou gordura durante a blefaroplastia pode dar uma aparência de olhos fundos. É por isso que é crucial discutir seus objetivos com um cirurgião plástico certificado para que ele possa realizar o procedimento certo para você.

8 coisas a saber se você está pensando em fazer uma cirurgia de pálpebra

Blefaroplastia
Cuidando de todos os detalhes: blefaroplastia

1. Reserve um tempo para encontrar o médico certo para o seu lifting de pálpebras

Como acontece com qualquer tipo de cirurgia estética, sua prioridade deve ser encontrar um cirurgião plástico certificado ou cirurgião oculoplástico com vasta experiência em cirurgia de pálpebras. Uma ótima maneira de começar é lendo comentários e pesquisando cirurgiões em sua área. Encontrar o cirurgião certo requer ir além de suas credenciais, o que levará um pouco mais de tempo.

2. Tire um tempo para pesquisar o procedimento também

Depois de encontrar um cirurgião com bastante experiência em blefaroplastia, é importante continuar fazendo sua lição de casa e entender completamente a cirurgia das pálpebras que você está planejando fazer. 

3. Esteja preparado para o custoRepita conosco: a cirurgia plástica, inclusive a cirurgia plástica dos olhos, não é algo para se tentar economizar dinheiro. 

4. O levantamento da pálpebra não foi feito para ser totalmente transformadorA cirurgia das pálpebras pode fazer seus olhos parecerem mais abertos e apertar a pele solta ao redor dos olhos, mas a blefaroplastia não altera a estrutura dos olhos. Os resultados são muito mais sutis, deixando você com uma aparência renovada e jovem, em vez de totalmente diferente. 

5. É normal ficar nervoso

Conversar com seu cirurgião nos dias e semanas que antecederam a cirurgia pode ajudar a aliviar seus temores.

6. A recuperação de uma cirurgia nas pálpebras é um processo.

É natural focar apenas nos resultados após a cirurgia, mas paciência é uma virtude. Quanto tempo leva para os olhos cicatrizarem? Pense em termos de meses, não semanas ou dias. O edema pós-operatório pode ocultar os verdadeiros resultados; pode até parecer que seus resultados são assimétricos durante o período inicial de recuperação. A pele da pálpebra é a pele mais fina do corpo e geralmente cura bem e rapidamente - as feridas são seladas com água em 48 horas e as suturas costumam sair em sete dias ou menos.

7. Experimente essas outras dicas de recuperação da cirurgia das pálpebras

Após a cirurgia nas pálpebras, seu médico irá aconselhar que você evite maquiagem e pare de usar lentes de contato por pelo menos uma semana. No entanto, a maioria dos médicos recomenda que você espere duas semanas para dar às pálpebras tempo suficiente para se recuperarem totalmente. Esperar duas semanas ajudará a garantir que a área da incisão esteja cicatrizada e a minimizar o risco de infecção devido à aplicação de maquiagem. Em geral, tocar as pálpebras o mínimo possível também ajudará a reduzir o inchaço. 

Você também pode sentir vermelhidão e olhos secos após uma blefaroplastia. Alguns médicos prescreverão colírios para ajudar. Se você já sofre de olhos secos, converse com seu cirurgião antes do procedimento.

8. Dê a si mesmo uma pausa, emocional e fisicamente

Resumindo, deixe o processo de recuperação seguir seu curso. Tire uma folga do trabalho para que você possa ter alguns dias para se recuperar em particular. Isso também irá prepará-lo para o sucesso, quando se trata de seguir cuidadosamente as diretrizes de recuperação e, por fim, garantir que você obtenha os melhores resultados possíveis de sua cirurgia estética nos olhos.

Artigo relacionado: Blefaroplastia: conselhos para um pós-operatório seguro

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.