Blefaroplastia: conselhos para um pós-operatório seguro

Blefaroplastia: conselhos para um pós-operatório seguro
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 28 fev 2017 · Atualização: 16 jul 2019

Os olhos são uma das principais referências no rosto de uma pessoa. Desse modo, manter a região sempre bem cuidada às vezes é um desafio. Isso porque a pele que rodeia os olhos é bastante sensível, o que faz com que o passar dos anos tenha grande influência e se torne natural o surgimento de bolsas, assim como ocorra a queda das pálpebras.

No entanto, felizmente há alternativas bastante eficientes para a correção não somente de imperfeições surgidas com o tempo, mas também de problemas como a ptose, que é a queda da pálpebra por causas musculares. Em casos assim, a técnica mais utilizada é a blefaroplastia, que oferece ótimos resultados com o rejuvenescimento da região.

Após realizada a cirurgia, é fundamental que a paciente siga todas as instruções passadas pelo profissional. Isso, além de evitar problemas durante a recuperação, também possibilita alcançar resultados satisfatórios.

Como ter uma boa recuperação da blefaroplastia

A recuperação da blefaroplastia necessita de cuidados especiais, principalmente quando são corrigidas as pálpebras inferiores e superiores ao mesmo tempo. Desse modo, separamos algumas dicas importantes para que você tenha um pós-operatório seguro.

  • Evite tocar a região. Se o fizer, como na hora de lavar ou higienizar, tome bastante cuidado para evitar golpes.
  • Procure dormir de barriga para cima. Isso ajuda na recuperação, pois evita que ocorra pressão sobre os olhos e, desse modo, possíveis infecções.
  • Lave a região com os produtos recomendados pelo especialista. O intuito é evitar irritações e possíveis problemas.
  • Não faça uso de maquiagem, principalmente nos primeiros dias (ou semanas), o que é crucial para a recuperação. Alguns dos componentes da maquiagem podem causar danos e prejudicar a recuperação. O mesmo serve para cremes hidratantes e outros produtos não recomendados pelo especialista.
  • É importante evitar atividades físicas ou outros tipos de esforços no início. O repouso é fundamental.
  • Não se preocupe se você se deparar com o excesso de lágrimas ou ainda com a visão embaçada nos primeiros dias. Isso costuma ocorrer. No entanto, de todo modo, é importante entrar em contato com o cirurgião plástico.
  • No princípio existe a dificuldade de leitura, assim como também de estar diante de eletrônicos, como TV, tablet ou celular. Porém, depois de alguns dias tudo volta ao normal.
  • Siga as instruções de lembre-se que o tempo de recuperação varia de caso para caso. Quanto mais complexa for a blefaroplastia, mais duradouro tende a ser o pós-operatório.

shutterstock-325919765.jpg

Os resultados da blefaroplastia

Justamente pelo fato de a recuperação variar de pessoa para pessoa, não existe um período predeterminado para que se possa ver o resultado final da blefaroplastia. Por isso, é fundamental tomar os cuidados indicados.

No entanto, de maneira geral, a partir da 6ª semana já é possível se ter uma ideia muito aproximada de como vai ficar o resultado final. Cabe destacar que é normal se deparar com a aparição de uma pequena cicatriz onde foi feita a incisão, que desaparece gradualmente até se tornar praticamente imperceptível.

Vale lembrar que os resultados positivos são também consequência dos cuidados tomados pela pessoa. Fazer a limpeza da região regularmente e com cuidado ajuda a evitar possíveis infecções, o que garante uma cicatrização livre de surpresas inesperadas.

Do mesmo modo, ao se notar que a recuperação não ocorre como o esperado, é fundamental entrar em contato com o cirurgião para que seja feita uma revisão. Em caso de problemas, é normal que o profissional receite medicamentos, além de passar conselhos de como agir diante da situação.

Para finalizar, caso você deseje passar por uma blefaroplastia e corrigir questões que lhe causam desconforto, lembre-se que se trata de uma cirurgia simples, mas que ocorre em região delicada. Sendo assim, é muito importante procurar por profissionais certificados especializados.

Em nosso fórum você vai encontrar mais informações sobre a blefaroplastia, não deixe de participar!

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.