A idade é relevante no caso de uma cirurgia plástica?

A idade é relevante no caso de uma cirurgia plástica?
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 10 dez 2017 · Atualização: 24 mai 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

A cirurgia plástica é uma boa opção para mudar de forma moderada aquelas partes do nosso corpo que não gostamos. Há muita discussão sobre a idade dos pacientes e o tipo de intervenção, mas a verdade é que não há limites rigorosos.

No caso das crianças, está claro que as operações de cirurgia plástica não são as mais indicadas, mas em alguns casos podem ser totalmente necessárias para evitar que as crianças tenham complexos ou sofram bullying. Na infância, uma das intervenções mais comuns é a otoplastia, que é uma forma simples de corrigir as "orelhas de abano".

Exceto em casos de extrema necessidade, os especialistas sempre aconselham esperar até que as crianças se desenvolvam para realizar intervenções de natureza estética. De fato, apenas 1,5% das cirurgias plásticas desse tipo feitas anualmente são realizadas em menores de idade.

Em determinadas circunstâncias, inclusive sendo o paciente maior de idade se recomenda esperar. É o caso da cirurgia de aumento de seios. Esta intervenção é solicitada por pacientes cada vez mais jovens, mas os cirurgiões recomendam esperar até que a mama tenha se desenvolvido completamente, o que não ocorre até os 21 anos aproximadamente.

Da mesma forma, também há muita controvérsia sobre a conveniência ou não de se realizar uma cirurgia plástica em pacientes de idades avançadas. Neste sentido, vale ressaltar que não existe uma idade máxima a partir da qual se desaconselha uma intervenção cirúrgica deste tipo. Na verdade, os especialistas costumam observar outros fatores além da idade para avaliar a possibilidade de realizar ou não uma intervenção.

shutterstock-480396280.jpg

Há um limite de idade para a cirurgia plástica?

De acordo com os especialistas, a idade fisiológica é mais importante do que a cronológica. Ou seja, o que realmente importa é a condição física do paciente e não sua idade. Assim, pode haver pessoas de 30 anos, cujo estado de saúde faz com que não sejam candidatos adequados para a cirurgia estética ou plástica e pessoas de 65 anos com boa saúde e que, portanto, podem passar uma cirurgia sem maiores problemas.

No entanto, é certo que à medida em que os anos se passam, vão aparecendo doenças que são associadas diretamente com a idade. Um bom exemplo disso são os problemas cardiovasculares, que podem representar um risco no momento da cirurgia.

Contudo, este tipo de patologias associadas à idade não por si próprias um motivo para que o paciente não possa operar. O médico se encarregará de fazer um exame completo para avaliar os riscos e indicará ao paciente se ele pode ou não se submeter à cirurgia.

Para isso, devemos acrescentar que as intervenções estéticas são cada vez menos invasivas, portanto, há menos risco.

As operações mais solicitadas em cada idade

Existe outra relação importante entre a idade dos pacientes e as operações de cirurgia estética, e é o tipo de tratamento solicitado.

Entre 18 e 29 anos, as operações mais solicitadas são o aumento de seios e a rinoplastia. De 30 a 45 anos, as mulheres geralmente solicitam operações que as ajudem a se recuperar das consequências físicas da gravidez. Deste modo, as operações mais solicitadas são a lipoaspiração, a abdominoplastia e a mastopexia.

Quando se passa dos 45 anos, o interesse é focado em manter um rosto que não mostre demais os sinais do tempo. Nessa faixa etária, as operações mais procuradas são as cirurgias faciais, a correção de flacidez no pescoço e a blefaroplastia.

shutterstock-393764179.jpg

A idade recomendada para cada cirurgia plástica

Agora que sabemos quais são os tratamentos cirúrgicos que mais são procurados em cada idade, veremos a idade recomendada pelos médicos para cada cirurgia.

  • As orelhas podem ser operadas a partir dos seis anos.
  • Redução de mamas, é aconselhável esperar até os 18 anos, a menos que os seios sejam muito grandes e causem incômodos graves.
  • Para o aumento dos seios, é recomendável esperar até os 21 anos.
  • No caso de operações de nariz, para as mulheres se recomenda aguardar a primeira menstruação, enquanto que no caso dos homens é necessário aguardar até os 16 ou 18 anos.
  • A papada pode ser operada mesmo em menores de 18 anos se houver um excesso de pele devido a causas genéticas.
  • Para as pálpebras não existe uma idade específica; em casos de envelhecimento precoce, são realizadas a partir dos 30 anos.
  • O lifting facial geralmente é feito em mulheres entre 40 e 50 anos, embora também se obtenha bons resultados a partir dos 60 anos. No caso dos homens, é usual que esta operação seja realizada entre os 50 e 60 anos.
  • A lipoaspiração pode ser praticada em qualquer paciente maior de idade, mas o mais comum é que tais pacientes tenham mais do que 30 anos, que é a idade em que a gordura começa a se acumular nesta região.
  • A abdominoplastia é recomendada a partir dos 45 anos, ou bem depois do pós parto quando não se deseja ter mais filhos.

Alternativas à sala de cirurgia

Para aqueles que, por razões de idade ou por outros motivos, não querem passar pelo centro cirúrgico, esteticamente já existem muitos tratamentos que ajudam a melhorar o aspecto do corpo e rosto sem a necessidade de cirurgia plástica.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Anúncio

Você não pode deixar de ler...