5 tratamentos que estimulam a produção de colágeno

5 tratamentos que estimulam a produção de colágeno
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 30 mar 2017 · Atualização: 6 jul 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Você já reparou que sempre que quase se fala em tratamentos para rejuvenescer a pele se destaca a importância da produção do colágeno? Bem, isso não é por acaso. O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo e responsável por manter a firmeza e a elasticidade da pele.

No entanto, com o passar dos anos, a produção natural do colágeno diminui e começam aparecer os primeiros reflexos, como a flacidez, surgimento de rugas e marcas de expressão. Felizmente, grande parte dos tratamentos estéticos atuais voltados ao rejuvenescimento da pele também incentivam a produção de colágeno. Mas, para que você saiba mais, separamos cinco muito utilizados.

Em geral, a partir dos 35 anos, algumas rugas e dobras de expressão começam a ser visíveis em nosso rosto, que normalmente se devem à falta de colágeno e elastina na pele.

O colágeno tem muito a ver com o processo de aparecimento das rugas, pois é a proteína responsável por gerar fibras muito resistentes e flexíveis, que estão presentes em inúmeros tecidos do nosso corpo. É por isso que se considera que esta proteína é uma das estruturas mais importantes para manter a elasticidade, firmeza e suavidade adequadas da nossa pele.

O corpo produz naturalmente o colágeno de que precisa, mas sua produção diminui gradualmente com o passar dos anos. Em qualquer idade, o conteúdo total de colágeno na pele é menor em uma mulher do que em um homem e, além disso, diminui a uma taxa de 1,5% ao ano ao longo da vida. Isso significa que uma mulher terá perdido naturalmente quase metade do colágeno de sua pele quando completar 50 anos, e essa diminuição fará com que a derme fique mais fina e a pele fique mais frágil.

Junto com o colágeno, a elastina, que está localizada sob a epiderme, na área conhecida como derme, é outra proteína naturalmente presente na pele e é responsável pela produção das fibras de elastina, que dão elasticidade aos tecidos.

Peeling químico

Além da idade, existem outros fatores que causam diminuição de colágeno e elastina, como genética, sol, falta de hidratação, má alimentação, consumo de tabaco ou álcool e estresse.

1) Peeling químico

Essa técnica é usada para tratar de rugas profundas, olheiras, lesões provocadas por acne e manchas na pele. Para isso, o profissional aplica o produto químico, o qual provoca uma esfoliação da pele e surgimento de células novas. Apesar de ser um tratamento que requer uma longa recuperação, o peeling é considerado muito satisfatório pelos profissionais, já que promove o aumento das fibras de colágeno e o clareamento da pele.

As camadas de pele reveladas após a realização de um peeling químico são mais novas e, portanto, mais suaves e jovens. “Os peelings químicos podem ser usados ​​para tratar rugas, linhas de expressão, remover manchas faciais, sequelas de acne e para cicatrizes, principalmente na região do rosto, onde têm um efeito rejuvenescedor bastante notável. Também pode ser feito no corpo.

O peeling químico podem ser feitos sozinhos ou em combinação com outros tratamentos estéticos.

2) Ácido polilático

Essa substância é usada para o preenchimento facial, propiciando a melhoria dos contornos do rosto. O ácido, que é aplicado através de injeções, é considerado bioestimulador, o que contribui de maneira significativa para a produção do colágeno. O método ocorre por meio de três sessões (mas pode depender de cada caso) com espaço de um mês entre cada. É uma das técnicas mais buscadas contra rugas e flacidez facial.

Dra. Deborah Faraco Coelho
3 Opiniões
Campo Grande, Mato Grosso do Sul
Clínica Juliana Moreira
16 Opiniões
São Paulo, São Paulo
Dra. Fernanda Torras
1 Opinião
São Paulo, São Paulo
Clínica Fina Estampa
2 Opiniões
Porto Alegre, Rio Grande do Sul

3) Laser de CO2 fracionado

Essa é uma técnica muito buscada por quem quer eliminar ou pelo menor reduzir cicatrizes provocadas por acnes, suavizar as rugas, diminuir a flacidez e tratar das olheiras. Esse laser promove a remoção da camada superficial da pele e produção de células novas. Além disso, preserva a pele saudável e incentiva a produção de colágeno. Normalmente são necessárias entre três e cinco sessões.

4) Radiofrequência

Os tratamentos que utilizam a radiofrequência também são importantes para a produção da substância. Isso porque a técnica gera ondas de calor que aquecem os tecidos e estimulam a criação de novas fibras de colágeno. Desse modo, a região fica com a pele mais suave e firme. A radiofrequência é bastante usada para tratar gordura localizada, rugas, flacidez e celulite, por exemplo. O número de sessões depende muito da área tratada.

77.jpg

5) Luz intensa pulsada

Essa técnica propicia o tratamento da pele que sofre alteração da pigmentação com o passar do tempo, que apresenta manchas causadas pelo sol ou com excesso de sardas. A luz intensa pulsada (LIP) atinge diversos comprimentos de ondas e, assim como o laser, gera calor, o que ajuda na formação do colágeno e diminuição da flacidez. Assim como o laser CO2 fracionado, o fotorejuvenescimento também requer entre três e cinco sessões.

É importante destacar que todas as técnicas citadas necessitam ser realizadas por profissionais especializados, que avaliam cada caso e definem, junto com o paciente, o melhor tratamento.

Por que o colágeno é tão importante?

É uma proteína, um componente natural da pele cuja função é fornecer sustentação (andaime) e construir blocos de células, tecidos e órgãos.Cerca de um terço das proteínas do nosso corpo são feitas de colágeno e são encontradas nos ossos, músculos e tecidos orgânicos. O colágeno, juntamente com a queratina e a elastina, conferem força, elasticidade e estrutura à pele.

O corpo produz naturalmente o colágeno de que precisa, mas sua produção diminui gradualmente com o passar dos anos. Em qualquer idade, o conteúdo total de colágeno na pele é menor em uma mulher do que em um homem, e diminui a uma taxa de 1,5% ao ano ao longo da vida. Isso significa que uma mulher terá perdido naturalmente quase metade do colágeno de sua pele quando completar 50 anos.

Outro ponto a considerar é o estresse ambiental, como exposição ao sol, danos à pele, contato com poluentes, tabaco ou certas substâncias tóxicas. À medida que o colágeno diminui, a pele perde sua elasticidade e firmeza e as rugas e flacidez começam a aparecer.

Quer saber mais sobre os tratamentos? Não deixe de participar do nosso fórum ou pode entrar em contato com os especialistas.

Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.