Você sabia que muitas mulheres brasileiras buscam a cirurgia íntima para ter mais autoestima? O tema ainda pode parecer tabu, mas já é possível ver uma grande tendência e aumento de buscas por esse tratamento. O doutor Franklin Carneiro, é um especialista e parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia plástica, tirou algumas dúvidas que as pacientes tem desse tratamento de labioplastia:
1 -Por que as mulheres procuram esse procedimento?
"A maioria das clientes que chegam ao meu consultório a procura da labioplastia, relatam que não se sentem bem com o seu parceiro no momento íntimo, por sentirem dor ou por terem vergonha da sua região íntima. A maior queixa são os excessos de pele que atrapalham na hora da relação sexual e incomodam em roupas justas."
2 - É possível alterar algo na vida sexual da mulher com a LABIOPLASTIA?
"Sim, é um procedimento que trás como principais mudanças na confiança e na auto-estima em relação ao seu corpo, propiciando a mulher a experimentar uma nova liberdade de sentir e de se expor."
3 - Qual é o principal cuidado no pós- operatório?
"Os cuidados dependem dos procedimentos que foram realizados, em geral o mais importante são evitar relações sexuais durante 30 dias e nos primeiros 15 dias exercícios físicos intensos."
4 - Quais são as técnicas desse procedimento?
"As técnicas cirúrgicas utilizadas dependem do tipo de queixa e necessidade, alguns dos procedimentos utilizados para harmonização da região vulvovaginal realizados são preenchimento dos grandes lábios ou redução dos pequenos lábios (labioplastia), entre outros. Outros sintomas como ressecamento e flacidez vaginal podem ser tratados com radiofreqüência ou laser vaginal, que atuará nos tecidos promovendo contração da musculatura, o aumento da lubrificação e sensibilidade da região. É necessária uma consulta médica para o diagnóstico e indicação do procedimento."
5- Quais são as principais queixas quanto à região íntima e tratamentos?
"- Excesso de gordura na região pubiana pode ser tratada com lipoaspiração ou outros procedimentos.
- Excesso de pele ou perda de gordura nessa região pode sem tratada com enxertia de gordura.
- Excesso de pele ou flacidez da região pubiana que dá a impressão de caimento pode ser corrigida com lifting pubiano reposicionando a harmonia da região.
- Excesso de pele nos pequenos lábios podem ser corrigidos através da labioplastia.
- Excesso da região clitoriana pode ser tratada cirurgicamente."
6- É verdade que é necessário realizar uma nova intervenção depois de um parto normal?
"Em alguns partos, devido ao grau de traumatismo na região vaginal pode alterar a elasticidade e sensibilidade do conjunto de músculos que compõem esta região, nestes casos podem ser necessários alguns procedimentos."
Para essas ou mais dúvidas, estamos à disposição. Busque sempre um profissional membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.