Informações sobre o tratamento

A abdominoplastia consiste na eliminação do excesso de pele e de gordura localizado na região abdominal, entre o umbigo e o púbis. Normalmente, é indicada para quem teve uma perda significativa de peso ou para quem passou por uma gravidez e que deseja um abdômen mais tonificado e liso. A plástica do abdômen é realizada, frequentemente, com anestesia geral e o tamanho da incisão depende da quantidade de gordura e pele a ser removida. Para um resultado mais satisfatório, o recomendado é que o paciente esteja próximo do seu peso ideal.

Tempo intervenção
3 horas
Anestesia
Geral
Hospitalização
1-2 dias
Recuperação
15 dias
Efeitos
Imediatos
Resultados
Duradouros

O que o custo pode incluir

  • Gastos com hospital
  • Cirurgia
  • Anestesia
  • Revisões

Vantagens

  • Elimina o excesso de pele e de gordura localizada do abdômen
  • Melhora a flacidez abdominal
  • A cirurgia também corrige casos de diástase
  • Elimina as estrias localizadas abaixo do umbigo
  • A cicatriz costuma ficar escondida pela roupa íntima

Resultados esperados e riscos

Normalmente, os resultados são imediatos e duradouros, sempre que forem seguidas as orientações do cirurgião. Entre os riscos, podem existir complicações causadas por infecções ou trombose. Também podem aparecer hematomas e seromas (acúmulo de líquido) que costumam ser tratados com medicação adequada. Em casos de fumantes, os riscos de uma má cicatrização podem ser maiores.

A intervenção

Primeiramente, é realizada uma avaliação do paciente para verificar suas necessidades e definir a técnica que será utilizada na intervenção. O cirurgião realiza duas incisões no abdômen, uma na altura do púbis em forma de “U” e outra na altura do umbigo. O excesso de pele e de gordura são retirados e a musculatura é reposicionada para resultar em um abdômen mais definido.

Cuidados após a intervenção

Durante os primeiros 15 dias, o paciente deve permanecer em repouso, evitando atividades que exijam esforço. Nesse período, é necessário o uso de uma faixa para minimizar o inchaço e manter o novo contorno da região abdominal, além da realização de drenagens linfáticas. Não é recomendado dirigir, fumar, beber álcool ou tomar sol. Os exercícios físicos podem ser retomados depois de um mês.

Contraindicações

A abdominoplastia é contraindicada para pessoas com problemas de coagulação, com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, obesos, gestantes e lactantes.

O conteúdo publicado por Cirurgia.net é apenas informativo e orientado a compreender, de forma geral, em que consiste um tratamento em condições normais. Esta informação não pode ser considerada, em nenhum caso, como conselho médico.

Experiências

Ver todas
Sonho realizado aos 42 anos
SimoneTeodoro · Hoje

Bem fui mãe aos 20 anos, e por conta disso eu fiquei com barriga horrível, cheia de estrias é murcha não tinha umbigo. Por conta disso eu não ia mais a praia, a pesar de gostar mto eu preferi me isolar de certos lazeres com a família, lazer esses q sempre envolvia praia, piscinas tudo q me deixava de barriga de fora, e por eu não gostar de maiô eu preferia ficar em casa. Sempre tive vergonha , não ficava nua na frente de ninguém , nem do meu marido, acredite! Sempre achei q fosse impossível de realizar essa cirurgia pq é um procedimento mto caro é eu não tinha condições alguma. Um certo dia eu fiquei sabendo q um hospital do SUS perto da onde eu moro até hj até hoje estava fazendo essa cirurgia de graça, daí eu fui nesse hospital e me inscrevi, ou seja o médico q me atendeu me colocou num livro onde obedecia uma "fila", fila essa q eu fiquei quase 4 anos pra ser chamada. Até q enfim aconteceu, fui chamada. Daí fui na primeira Consulta eu ja estava no peso certo e consegui realizar meu sonho. Tem uns detalhes de impedimento, mais eu prefiro não falar. Hj me sinto realizada, autoestima lá em cima, tenho 44 anos com barriga de 20 anos rsrs. Tenho fofos de antes é depois. Quem quiser ver é só falar que eu mostro com mto orgulho RS.

Abdominoplastia e silicone
Vanivyancastro · Ontem

Então pessoal dia 23/04/2018 fiz minha sonhada abdominoplastia e silicone, não fiz na minha cidade fiz na cidade vizinha Montes Claros Mg fiquei muito ansiosa no dia quebrei até minha unhas mais foi muito simples na verdade não vi nada somente até a hora que ele me riscou, equipe do médico muito boa, conheci anestesista, em geral gostei do hospital em geral não tenho do q reclamar muito fiquei no hospital protocor de um dia para o outro, pela manhã me liberou fui com o dreno e fiquei com o dreno dentre 15 dias complicado um pouco p dormi teve os primeiros dias que dormi na cadeira pois antes só dormia de lado e vc não pode agora q estou indo p 4 meses que consigo virar e dormir de lado de barriga p baixo não consigo ainda estou gostando mais achava que o processo era mais rápido mais tem que ter muita paciência pq não é fácil assim tomar banho e etc tudo depende de uma pessoa pois não posso força nada então pessoal ainda não tenho fotinha mais em breve mostro meu antes e depois e espero que vcs gosta pois não to 100. % satisfeita ainda mais vai valer a pena o investimento que eu fiz pois não é barato !

Márcio Morroni meu anjo!
TopKel · 18 Ago 2018

Foi algo muito expontaneo a avaliação foi super esclarecedora e soube que poderia ser a minha vez! Dr Márcio me passou confiança e profissionalismo em momento algum tive medo ou receio experiência maravilhosa sou outra mulher de corpo harmônico e uma linda silhueta rs sem contar o meu umbigo detalhes que fazem toda diferença muito feliz e realizada.

Depois da abdominoplastia recuperei minha autoestima
ClaudiaMaraBimdeLima · 18 Ago 2018

Em 2012 realizei meu sonho me submeti a abdominoplastia sem lipo, depois de 3 gestações e ter feito bariátrica em 2005. Tinha muita vergonha da minha barriga por causa das estrias e da sobra de pele. Depois da plástica recuperei a autoestima e voltei a me sentir bonita e de bem com meu corpo.

Minha cirurgia plástica!
Iracema6 · 3 Ago 2018

Minha cirurgia plástica. Antes eu era infeliz, gorda só usava roupas largas , hoje faço luta academia, musculação , dança, vou à praia, sou feliz!

Foi a melhor coisa que eu fiz!
TamisDuarteRibeiro · 3 Ago 2018

Amei ter feito esse tratamento fiz abdômen lipo e enxerto no bumbum, foi muito tranquilo o procedimento não tive dor nenhuma to louca pra chegar o verão queria saber se posso fazer abdominal já tenho 3 meses sou de rio grande Rio Grande do Sul fiz com a doutora Larissa Nascimento ela muito querida !

Fiz a abdominoplatia!
Riziaaquino · 3 Ago 2018

Oi gente,dia 10/01 fiz a tão sonhada abdominoplastia! Tudo correu bem .. cheguei em casa comecei a sentir falta de ar fiquei uns 3 dias assim acho q por causa das próteses de silicone . A cinta me queimou do lado do umbigo e a moça q estava fazendo as drenagem linfática acabou estourando a bolha q formou ,meu unico sofrimento e esse em arruma o meu umbigo q nao ficou legal estou aguentando da os 6 meses pra ver o q o medico vai fazer. A minha próteses do lado esquerdo subio e ainda esta voltando isso tbm esta me preocupando.

Fazem 10 meses q me submeti ao procedimento, confesso q ñ estou 100% satisfeita, mas estou bem melhor q antes, tb fiz lipo e mamoplástia, algo q melhorou muito minha auto estima, sou outra mulher hoje! Pra me sentir melhor desejo fazer uma criolipose, pois sinto q ainda tenho gordura localizada e um excesso de pele.

Temas do fórum

Ver todos
Temas Mensagens Última mensagem
Cirurgia plástica pelo SUS?
Vaidosas · São Paulo (cidade)
Vaidosas 3 3 Ago 2018
3 3 Ago 2018
qual plano de saúde cobre uma cirurgia plastica?
luiza01 · Belo Horizonte (Minas Gerais)
luiza01 27 30 Mai 2018
27 30 Mai 2018
Baixa autoestima por causa das cicatrizes
valquiriasampaio · Lages
valquiriasampaio 6 16 Mai 2018
6 16 Mai 2018

Vídeos

Ver todos
Pergunte ao médico

perguntas

Ver todas
Abdomen flácido! giuliomarques · 15 Ago 2018

Após a lipoaspiração abdominal, a pele do meu abdomen ficou muito flácido. O cirurgião me garantiu que alcançaria excelentes resultados, que eu poderia fazer uma lipoaspiração sem precisar fazer uma abdominoplastia. Após a cirurgia, fui submetido a 5 sessões de cavitação no consultório do médico. Tenho 42 anos e 10 meses se passaram desde a operação. Entrei em contato com o cirurgião, que agora sugere a abdominoplastia ou a carboxiterapia a ser realizada em seu estudo. Estou muito confuso, não quero passar por outra cirurgia que me deixaria com desfechos cicatriciais importantes. A carboxiterapia pode reduzir o problema? Obrigado a quem me responder

Ainda não tem respostas
Sobre pos ap de enxertia vaginal Carla081 · 14 Ago 2018

E aconselhavel fazer lipo + abdminoplastia tudo ao mesmo tempo e faxer a lipo enxertia vaginal?? Por conta de ter q usar a cinta modelado por um longo período isso nao prejudica??

Dra. Rosimara Bonfim

A melhor resposta

Normalmente se houver uma contra-indicação o seu cirurgião orientará. Na maioria dos casos não há problemas. ... ler mais

1 resposta ler mais
Pmma Maryja · 13 Ago 2018

Bom dia , fiz pmma há uns 4 anos atras5 no bigode chinês .Posso fazer um tratamento com radiofrequência local?

Ainda não tem respostas
Cai depois de 8 dias de silicone Elisete10 · 13 Ago 2018

Coloquei silicone nos seios há 10 dias e fazem 2 dias q cai e me apoiei com o braço direito e minha mama direita está mais inchada e mais doida tenho q me preocupar?

Ainda não tem respostas

Artigos

Ver todos

Centros destacados

Ver todos
Dr. Andre Ventura Ferreira

Dr. Andre Ventura Ferreira

2 recomendações

Especialista em cirurgia plástica pelo Instituto Ivo Pitanguy, Dr. Andre Ventura Ferreira, CRM-SP 116997 / RQE 37122, trabalha centrado no bem-estar de seus pacientes, realizando avaliações personalizadas e traçando as melhores alternativas para conseguir cumprir as expectativas dos mesmos quando o tema é intervenção estética, cirurgias reconstrutoras e outros tratamentos estéticos para o corpo e o rosto.EspecialidadesMembro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o Dr. Andre Ventura Ferreira está preparado para realizar diferentes procedimentos, entre eles lipoaspiração e lipoescultura, cirurgias da mama, plástica do nariz e gluteoplastia. O especialista conta com suporte de equipe capacitada, oferecendo ainda opções menos invasivas, como aplicação de botox e preenchimentos.EstruturaTodos os procedimentos são realizados num ambiente seguro, confortável e bem equipado. O cirurgião acompanha de perto o paciente em todas as etapas, esclarecendo dúvidas e mantendo uma relação de confiança.LocalizaçãoA clínica está localizada em São Paulo, sendo uma excelente opção para interessados de toda a região, realizando atendimento em outras unidades localizadas na Granja Viana. Entre em contato para agendar uma visita.Responsável técnico: Dr. Andre Ventura Ferreira, CRM-SP 116997 / RQE 37122

São Paulo (cidade) São Paulo

Dr. Fábio Santos Cesconetto

Dr. Fábio Santos Cesconetto

6 recomendações

Com uma experiência reconhecida e sempre em contínua formação, o Dr. Fábio Santos Cesconetto oferece intervenções cirúrgicas e tratamentos estéticos com técnicas modernas e seguras. O atendimento preza pela qualidade e pelo bem-estar do paciente desde a primeira consulta.EspecialidadesO Dr. Fábio Santos Cesconetto, CRM-SP 77757 / RQE 16670, é especialista em CIRURGIA PLÁSTICA, MAMOPLASTIA REDUTORA, ABDOMINOPLASTIA, PRÓTESE MAMARIA, PRÓTESE DE GLÚTEO, RINOPLASTIA, BLEFAROPLASTIA, RITIDOPLASTIA( lifting de rosto ), MASTOPEXIA, DERMOLIPECTOMIA DE COXAS E BRAÇOS, LIPOESCULTURA, PREENCHIMENTO LABIAL E FACIAL.Também realiza tratamentos para o rejuvenescimento facial, como aplicação de toxina botulínica e preenchimento (ácido hialurônico).LocalizaçãoContate hoje mesmo para agendar uma consulta e conhecer as instalações. A clínica, localizada em São Paulo, conta com a infraestrutura necessária para lhe receber com segurança e conforto.Responsável técnico: Dr. Fábio Santos Cesconetto, CRM-SP 77757 / RQE 16670

São Paulo (cidade) São Paulo

Dra. Renata Magalhães

Dra. Renata Magalhães

12 recomendações

Os procedimentos conduzidos pela Dra. Renata Campos Magalhães, CRM-GO 12408 / RQE 7031 são feitos no Hospital Unique, que possui o título de acreditação internacional ONA, que confere qualidade e segurança para os pacientes. Ela trabalha com critério para poder oferecer as melhores opções de tratamento a seus pacientes, prezando sempre pela naturalidade dos resultados.EspecialidadesEspecialista em cirurgia plástica, a Dra. Renata realiza intervenções para o corpo e o rosto, além de procedimentos pouco invasivos. Algumas das opções mais buscadas são cirurgia íntima, rinoplastia, plástica do abdômen, lipoaspiração e colocação de próteses mamárias.As consultas duram uma hora, a equipe atende menos pacientes, porém com mais qualidade. É importante para entender os detalhes do que a paciente deseja e explicar o que pode esperar como resultado, evitando frustrações. Também não fazemos mais de uma cirurgia por dia, justamente por entender que tempo significa qualidade.LocalizaçãoA sede do consultório fica em Goiânia. Os procedimentos são realizados no Hospital Unique, que possui estrutura adequada, inclusive com UTI, médico plantonista 24h, exames e enfermagem treinada para oferecer atendimento de qualidade com absoluta segurança. Entre em contato para agendamentos. Local de fácil acesso e com estacionamento coberto.Responsável técnico: Dra. Renata Campos Magalhães, CRM-GO 12408 / RQE 7031

Goiânia Goiás