Informações sobre o tratamento

Tempo tratamento
45-60 minutos
Anestesia
Local
Hospitalização
Não é necessária
Recuperação
2-3 dias
Efeitos
Imediatos
Resultados
Duradouros

O que o custo pode incluir

  • Primeira consulta
  • Tratamento

Vantagens

  • Combate as doenças bucais que afetam as gengivas
  • Evita complicações dentárias e perda de peças
  • Proporciona um sorriso saudável

Resultados esperados e riscos

Os resultados são vistos logo após o tratamento e, se o paciente tiver uma correta higiene oral, as doenças bucais são eliminadas completamente. As complicações relacionadas ao tratamento são sangramentos e hipersensibilidade.

O tratamento

As doenças periodontais mais comuns são a gengivite e a periodontite. Ambas são caracterizadas por gengivas vermelhas com sangramento, acúmulo de tártaro e mau hálito. A técnica mais adequada depende do grau da doença, podendo ser realizada desde a simples eliminação de placa bacteriana e raspagem da gengiva até uma cirurgia para remover as bolsas de inflamação localizadas perto das raízes dos dentes.

Cuidados após o tratamento

É fundamental que o paciente mantenha uma correta higiene bucal com uso de fio dental para prevenir uma nova doença periodontal. Também são recomendadas visitas ao dentista a cada 6 meses para um acompanhamento e limpeza profunda.

Contraindicações

Os tratamentos para gengivite e periodontite são contraindicados para gestantes, mulheres em período de amamentação e pacientes com problemas cardiovasculares e de coagulação. Outros casos devem ser avaliados pelo dentista.

O conteúdo publicado por Cirurgia.net é apenas informativo e orientado a compreender, de forma geral, em que consiste um tratamento em condições normais. Esta informação não pode ser considerada, em nenhum caso, como conselho médico.

Experiências

Ver todas

Tenho 42 anos e recentemente foi diagnosticado que tenho periodontite. Me disseram que tenho que fazer uma raspagem para eliminar a placa bacteriana. Não sinto dor, mas sim tenho sensibilidade na gengiva, tanto com alimentos frios como quentes. Também tenho os dentes mal colocados e pode ser que isso esteja agravando o problema. Estou angustiada porque tenho muitas dúvidas a respeito. Quantas sessões tenho que fazer de raspagem? Esta técnica soluciona ou apenas ameniza o problema?

No começo não dei muita importância, pensava que estava colocando muita força na escovação, e que era uma questão de controlar os movimentos. O tempo foi passando, eu percebi que eu me enganei e o problema foi se agravando. Hoje em dia não tem vez que eu escove os dentes e a gengiva não sangre. Além disso, sinto muita dor, tanto na escovação como para comer. Gostaria de conversar com alguém que tratou este problema, que me aconselhasse.

A inflamação da minha gengiva chegou ao estágio mais avançado e mais grave, ou seja, foi diagnosticado que tenho periodontite. Isso aconteceu não por descuido meu, mas sim porque fiz dois tratamentos para curar a gengiva e não tive resultados. O dentista me alertou que a inflamação atingiu os ossos dos dentes, mas por outro lado não soube me dizer porque os dois tratamentos não deram certo. Sinto dores e tenho muito medo de perder os dentes. Preciso urgentemente consultar com outro profissional. Também queria saber se alguém aqui teve ou está passando por este mesmo problema.

Passei muito tempo sem fazer as revisões periódicas com o dentista e isso me causou um problema seríssimo. Tudo indica que estou com gengivite pelo acúmulo de tártaro. Fui procurar ajuda, realizei uma primeira avaliação e o que me disseram foi que a única solução, agora, é realizar um tratamento de canal. Achei estranho e por isso quero escutar uma segunda opinião médica, e se for necessário uma terceira. Reconheço o meu desleixo, mas eu conto que existe outras alternativas antes do tratamento de canal.

Escovo os meus dentes como, mínimo, três vezes ao dia, pela noite completo a higiene com o fio dental e, uma vez ao ano, vou ao dentista para realizar uma limpeza profunda. Não sei se não estou sabendo fazer a higiene bucal ou é o medicamento regular que tomo que está afetando a saúde da minha boca. Noto a minha gengiva inchada e avermelhada. Às vezes sangra. Não tenho dor, mas tem dias que tenho um mau hálito terrível. Gostaria de saber se isso é muito grave e se corro o risco de perder os dentes.

Não sei bem o que é que está acontecendo, só sei que preciso encontrar uma solução urgente e rápido porque senão vou acabar perdendo os dentes. Minha gengiva dói muito todas as vezes que eu escovo os dentes. Ela não sangra, mas ultimamente está com um aspecto muito estranho, parecendo inchada e mais vermelha. O pior é que a dor não está sozinha, ela vem acompanhada de um mau hálito que me deixa muito constrangida. Gostaria que um especialista avaliasse o meu caso para saber do que se trata.

Faz dois meses que fiz a higiene dental que faço todos os anos e desde então a minha gengiva não para de sangrar. O dentista me explicou que era normal que acontesse isso nos primeiros dias porque a gengiva estava inflamada e eu precisava tratá-la com uma pasta especial. Fiz o tratamento como ele me ensinou, mas a gengiva continua sangrando. Além disso dói e tem dias que cheira mal. Voltei no dentista e ele me disse para ter paciência e seguir escovando os dentes com esta pasta. Ele não me convenceu e por isso quero a opinião de outro profissional.

Sempre fui muito cuidadoso com os meus dentes e não consigo entender como cheguei a este ponto. Vou contar pra vocês o que é que está acontecendo. Toda vez que escovo os dentes sangra a gengiva. Antes o sangramento era pouco, mas agora eu vejo que está demais e, além disso, tenho um mau hálito. Também percebi que a minha gengiva está vermelha e inchada. O que eu estranho é que, apesar de tudo isso, eu não sinto dor. Preciso urgentemente encontrar um bom dentista que analise profundamente a minha situação.

Não foi por falta de aviso, foi por relaxamento meu. Reconheço o erro, mas se eu ficar me queixando não vou solucionar nada. Tudo começou com um pequeno sangramento na gengiva diagnosticada na última limpeza bucal. O dentista me alertou, mas como não doia, fui levando. Agora eu acho que a inflamação chegou aos ossos porque não é normal a quantidade de sangue que eu perco em cada escovação, sem contar a dor. Meu dentista foi embora para outro estado. Preciso urgentemente encontrar outro profissional que esteja disposto a me ajudar.

Temas do fórum

Ver todos
Temas Mensagens Última mensagem
3 30 Jan 2017
5 23 Dez 2016
5 28 Nov 2016
Pergunte ao médico

perguntas

Ver todas

Estou com periodontite, fui ao dentista e comecei o tratamento. Ele passou um remédio, mas não estou vendo melhoras, estou em busca de uma clínica confiavél para tratar, tenho muito medo de perder os dentes! Mas tratando, isso ocorre?

A melhor resposta

Olá tudo bem? Periodontide é coisa séria pode piorar e progredir para canal!! Qual cidade você está, posso indicar algumas clínicas excelentes na área de Odontologia (periodontia) ... ler mais

O tratamento é feito todo no consultório? Em quantas visitas?

A melhor resposta

A gengivite é a inflamação da gengiva e pode ter várias causas. Geralmente é causada pelo acúmulo de placa bacteriana, mas pode ser associada com cálculo dentário, tártaro, bolsa periodontal, cárie, restaurações ou, mais raramente, com doenças no sangue, cistos e tumores. O correto é examinar o paciente e determinar a etiologia e o tratamento. ... ler mais

Artigo

Ver todos
Gengivite na gravidez: causas e tratamentos

Gengivite na gravidez: causas e tratamentos

Durante a gravidez é preciso ter cuidados especiais com a saúde bucal, já que nesta fase a mulher está mais sensível a desenvolver...

Cirurgia.net  · 25 Mai 2016 Ler mais
Confira 5 verdades sobre a gengivite

Confira 5 verdades sobre a gengivite

A gengivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação das gengivas. Deve ser tratada com rapidez, para que o quadro não se agrave....

Cirurgia.net  · 11 Out 2015 Ler mais

Imagem

Ver todas

Centros destacados

Ver todos

Clínica Fina Estampa

1 recomendação

A Clínica Fina Estampa é um espaço moderno e bem equipado, que reúne toda a infra-estrutura necessária para cuidar da estética do seu corpo e rosto, sempre com muita segurança e resultados satisfatórios. Nossos tratamentos são inovadores e as técnicas utilizadas por nossos especialistas são aprimoradas ao longo de anos de experiência em estética.À frente do setor de cirurgia plástica, está a Dra. Giovana Haeser, CRM 21254 / RQE 13311 e 15029. Nosso centro também conta com dermatologistas, odontologistas, fisioterapeutas, esteticistas e especialistas em ortomolecular.A sede da Clínica Fina Estampa está localizada em Porto Alegre e atendemos pacientes interessados de toda a região. Entre em contato e agende uma consulta com um dos especialistas.ginecomastiamamoplastiaplástica do abdômenlipoesculturamicropigmentaçãoclareamento dentalortodontiabotoxpeeling

Porto Alegre (Rio Grande do Sul) Rio Grande do Sul

Implantus Esthetic

2 recomendações

Desde que foi inaugurada, a Implantus Esthetic trabalha com muita seriedade e hoje é referência em realibilitação e estética. Por isso, reúne profissionais renomados e com alta capacidade técnica, para que os serviços oferecidos sejam seguros e ajustados às expectativas dos pacientes.Especialidades Trata-se de um espaço multidisciplinar, com serviços de cirurgia plástica, odontologia e fisioterapia (estética / dermatofuncional). O espaço é moderno e conta comcentro cirúrgico próprio, o que permite acompanhar de perto todas as etapas do tratamento com segurança e controle de infecções.A direção técnica da Implantus Esthetic é responsabilidade do Dr. Andrey Figueiredo, CRO 5525, especialista em implantodontia. Já a cirurgia plástica é coordenada pelo cirurgião plástico Dr. Marcelo Lins, CRM-PE 13754 / RQE 91, que realiza com maestria intervenções corporais e faciais.LocalizaçãoA sede da clínica fica em Caruaru-PE, um espaço pioneiro e que se preocupa com o bem-estar do paciente. Oferece conforto e exclusividadeaos pacientes que procuram resultados diferenciados.

Caruaru Pernambuco

Odontodiagnose

Necessita de uma clínica ética e profissional para cuidar da saúde da sua boca e deixar seu sorriso ainda mais bonito? Você pode contar com a experiência da Odontodiagnose para os mais variados tratamentos de odontologia preventiva, laser e tratamentos alternativos, sempre com garantias de segurança e qualidade. A nossa clínica é moderna e bem aparelhada, dispondo de toda a estrutura necessária para atender-lhe com conforto e comodidade.Além disso, a Odontodiagnose conta com uma equipe de profissionais graduados e altamente qualificados, que garantem bons resultados em todos os serviços prestados pela clínica. Aqui, você encontra técnica e tecnologia. A sede da Odontodiagnose está localizada em São Luiz, em um bairro nobre, o São Francisco, de fácil acesso por transporte público, ao lado das lojas Liliani. Contate a nossa equipe e solicite uma avaliação.diagnóstico e tratamento da DTM e dor orofacialdiagnóstico e controle do bruxismolaserrestaurações estéticasclareamento dentalodontologia do trabalho (exames admissionais, demissionais e auditoria)tratamento mau hálito (halitose)clínica geral

São Luís Maranhão