Informações sobre o tratamento

Tempo tratamento
45 minutos
Anestesia
Não é necessária
Hospitalização
Não é necessária
Recuperação
Imediata
Efeitos
12-18 meses
Resultados
Duradouros

O que o custo pode incluir

  • Primeira consulta
  • Tratamento

Vantagens

  • Corrige o posicionamento dos dentes
  • Melhora a mastigação
  • Facilita a limpeza dos dentes
  • Proporciona um sorriso bonito e alinhado

Resultados esperados e riscos

Os resultados são duradouros, uma vez que os dentes podem se mover, mas não chegarão a voltar ao estado original. Os riscos do tratamento ortodôntico são o aparecimento de cáries, diminuição das raízes e desgastes dos dentes, dores de cabeça e de ouvido.

O tratamento

Existem diferentes tipos de aparelhos ortodônticos e a escolha é baseada nas necessidades de cada paciente. Entre os principais modelos, estão o metálico tradicional, de policarbonato, de cerâmica, de safira, o autoligável e o aparelho lingual. Primeiramente, o dentista solicitará um raio-x da boca e da face do paciente e fará um molde de suas arcadas dentárias para avaliar o caso. Pode ser necessário um tratamento prévio, como extração de dentes ou eliminação de cáries. Finalizada esta fase, o aparelho ortodôntico é colocado e ajustado mensalmente para se alcance o resultado desejado.

Cuidados após o tratamento

É fundamental manter uma correta higiene bucal, escovando os dentes e passando o fio dental após cada refeição para evitar o aparecimento de cáries. É recomendável não mastigar alimentos muito duros para que os bráquetes não descolem dos dentes.

Contraindicações

Para se submeter ao tratamento ortodôntico, o paciente deve estar com os dentes e gengivas saudáveis. Dependendo do caso, pode ser realizado um tratamento dental prévio.

O conteúdo publicado por Cirurgia.net é apenas informativo e orientado a compreender, de forma geral, em que consiste um tratamento em condições normais. Esta informação não pode ser considerada, em nenhum caso, como conselho médico.

Experiências

Ver todas

Não sei se estou fazendo algo errado ou se esse não era o tratamento adequado para mim, mas a verdade é que não esotu me adaptando ao aparelho. Fiquei com o primeiro diagnóstico, não escutei uma segunda opinião médica e estou muito arrependido. Eu só quero poder me livrar deste desconforto, ver meus dentes retos, resolver o problema da mastigação e da inflamação na gengiva, mas para isso preciso encontrar um profissional de verdade porque até agora tudo o que eu consegui foi frustração e gastos.

1 comentário

Tenho 37 anos e não estou contente com a minha aparência. Sempre tive os meus dentes um pouco tortos, mas nunca foi nada exagerado. Acontece que com os anos, além deles entortarem mais, também se inclinaram pra frente. É muito feio, tenho vergonha até de sorrir. E não é somente um problema de estética já que ultimamente tenho notado que às vezes a minha voz sai pelo nariz e que quando mastigo mordo a bochecha. Estou disposta a corrigir isso, mas penso que a esta altura, com esta idade, esse problema já não tem mais correção.

1 comentário

Já não lembro mais quando foi a última vez que sorri com alegria. Me olho no espelho e vejo uma desarmonia entre rosto, dentes e maxilar. Além disso, ultimamente noto que não estou articulando bem as palavras e que tenho problemas para mastigar determinados alimentos. Gostaria muito de poder melhorar a minha aparência através de um sorriso bonito. Não sei se sou uma candidata ao tratamento ortodôntico, mas tenho interesse em saber como funciona e quanto dura este tratamento, e se colocar o aparelho nos dentes causa dor.

Esta semana fiz a limpeza dental anual e o dentista reforçou a necessidade de eu colocar aparelho. Ano passado ele já tinha me alertado, mas, como não era nada urgente, deixei passar. Acontece que, além dos dentes terem girado mais ainda, ele também encontrou um desgaste em alguns dentes. Até aqui eu entendo, mas o que me deixou na dúvida é que ele disse que eu vou ter que tirar os 4 sisos para poder colocar o aparelho. Os sisos nunca me incomodaram, sinceramente não vejo esta necessidade. Gostaria de escutar uma segunda opinião antes de seguir adiante com o tratamento.

Tenho 32 anos e faz uns dois anos que venho notando algo estranho na minha mastigação. Comecei a observar os meus dentes, que nunca foram retos, e vi que eles se torceram muito e rapidamente. Fiquei tão impressionada que agora tenho a sensação que até a minha boca está torta. Não sei se seria o caso de colocar aparelho e me pergunto se a esta idade já não é um pouco tarde para tentar corrigir este problema.

Aos meus 42 anos descubro que meus dentes estão desgastados e que a parte de cima já não encaixa muito bem com a parte de baixo. Felizmente isso não está me causando nenhum problema de mastigação ou fala, mas o dentista foi bem claro em dizer que com o tempo a situação poderá se agravar. Ele me deu duas opções. A primeira seria fazer como uma espécie de raspagem e colocar um aparelho móvel, e a segunda seria colocar um aparelho fixo. A diferença de preço é muita e quando falo muita me refiro a 6 vezes mais. Ele disse que o primeiro tratamento resolveria algo, mas que o segundo, claro, é muito mais efetivo. É a minha saúde, mas também é o meu tempo e dinheiro e por isso desejo ouvir uma segunda opinião profissional.

Fiz apenas uma frenectomia para completar meu tratamento ortondontico, mais ainda tenho um desvio facial da mandibula e também no meu septo nasal. Pele é horrível, tenho marcas de acnes por todo o corpo, minhas nádegas são flácidas e cheia de estrias.

1 comentário

Meus dentes estão me trazendo diversos problemas... mordo a bochecha com bastante frequência. Passei por uma primeira avaliação e o dentista me falou que terei que colocar o aparelho fixo, em principio por um ano e meio, e logo substituí-lo pelo móvel e usá-lo por mais um ano e meio. Ele também disse que, antes de colocar o aparelho, terei que tirar o siso e é aqui onde eu não estou de acordo porque estes dentes nunca me incomodaram. Gostaria de escutar uma segunda opinião para poder decidir.

Meus dentes tortos, que até então nunca me incomodaram, estão começando a me causar problemas, principalmente para mastigar. Custa acreditar que aos meus 39 anos não tenho outra alternativa senão colocar um aparelho para evitar que esta situação se agrave ainda mais. O que me conforma um pouco é que parece que agora existem outras opções, ou seja, já não é preciso usar o antigo aparelho fixo metálico. Gostaria de conhecer a experiência de quem colocou um destes aparelhos mais modernos, como é a adaptação e os resultados que se pode conseguir.

Temas do fórum

Ver todos
Temas Mensagens Última mensagem
6 21 Dez 2016
5 1 Nov 2016
4 17 Set 2016
Pergunte ao médico

perguntas

Ver todas

Bom dia! Gostaria de saber como funciona o procedimento de Liberação do músculo depressor do septo nasal para tratamento do sorriso gengival? Pesquisei várias formas para tratamento e achei esse tratamento o mais acessível. Poderiam me passar valores? Obrigada!

A melhor resposta

Realmente este é um dos tratamentos embora eu ache um pouco agressivo. Hije cada vez menos se faz este tipo de tratamento pois pode deixar sequelas graves e é definitivo, uma vez lesionado o musculo ele não retorna a ter ação. O mais simples, barato e eficiente hoje é o Botox que com dois pontinhos de aplicação ao lado da asa nasal se consegue o me ... ler mais

Anônimo

5 Ago 2015

A melhor resposta

Estes dentes podem estar inclusos (não nasceram) ou não. Geralmente, se recomenda a remoção dos terceiros molares inclusos, uma vez que podem gerar patologias associadas, como: cistos, pericoronarite, cáries (neles ou nos vizinhos), abscessos, dor, dilaceração das raízes associadas ao nervo mandibular etc. Todavia, é necessário avaliar o caso. Talv ... ler mais

Artigo

Ver todos
Como escolher o aparelho ortodôntico?

Como escolher o aparelho ortodôntico?

Atualmente, existe uma grande variedade de aparelhos ortodônticos e a escolha da melhor opção deve ser feita considerando diferentes...

Cirurgia.net  · 10 Jun 2016 Ler mais

Imagem

Ver todas

Centros destacados

Ver todos

Clínica Fina Estampa

1 recomendação

A Clínica Fina Estampa é um espaço moderno e bem equipado, que reúne toda a infra-estrutura necessária para cuidar da estética do seu corpo e rosto, sempre com muita segurança e resultados satisfatórios. Nossos tratamentos são inovadores e as técnicas utilizadas por nossos especialistas são aprimoradas ao longo de anos de experiência em estética.À frente do setor de cirurgia plástica, está a Dra. Giovana Haeser, CRM 21254 / RQE 13311 e 15029. Nosso centro também conta com dermatologistas, odontologistas, fisioterapeutas, esteticistas e especialistas em ortomolecular.A sede da Clínica Fina Estampa está localizada em Porto Alegre e atendemos pacientes interessados de toda a região. Entre em contato e agende uma consulta com um dos especialistas.ginecomastiamamoplastiaplástica do abdômenlipoesculturamicropigmentaçãoclareamento dentalortodontiabotoxpeeling

Porto Alegre (Rio Grande do Sul) Rio Grande do Sul

Implantus Esthetic

2 recomendações

Desde que foi inaugurada, a Implantus Esthetic trabalha com muita seriedade e hoje é referência em realibilitação e estética. Por isso, reúne profissionais renomados e com alta capacidade técnica, para que os serviços oferecidos sejam seguros e ajustados às expectativas dos pacientes.Especialidades Trata-se de um espaço multidisciplinar, com serviços de cirurgia plástica, odontologia e fisioterapia (estética / dermatofuncional). O espaço é moderno e conta comcentro cirúrgico próprio, o que permite acompanhar de perto todas as etapas do tratamento com segurança e controle de infecções.A direção técnica da Implantus Esthetic é responsabilidade do Dr. Andrey Figueiredo, CRO 5525, especialista em implantodontia. Já a cirurgia plástica é coordenada pelo cirurgião plástico Dr. Marcelo Lins, CRM-PE 13754 / RQE 91, que realiza com maestria intervenções corporais e faciais.LocalizaçãoA sede da clínica fica em Caruaru-PE, um espaço pioneiro e que se preocupa com o bem-estar do paciente. Oferece conforto e exclusividadeaos pacientes que procuram resultados diferenciados.

Caruaru Pernambuco

Dentclin

Para cuidar dos seus dentes e deixar o seu sorriso ainda mais bonito, a DentClin oferece um amplo leque de serviços, com procedimentos que vão desde o clareamento de dentes à ativação de aparelhos ortodônticos. Na nossa clínica, você tem garantias de excelentes resultados em todos os tratamentos de odontologia estética, já que dispomos de uma estrutura moderna e bem aparelhada e contamos com a experiência dos melhores profissionais.A sede da DentClin está localizada em Campo Grande, em um ambiente tranqüilo e confortável. Dispomos de tudo o que é necessário para atender pacientes de toda a região, sem abrir mão da excelência. Para todos eles, reservamos acompanhamento personalizado e atenção individualizada. Conheça nossas instalações.implantodontiarestaurações estéticasprótese dentalaparelhos fixos

Campo Grande (Mato Grosso do Sul) Mato Grosso do Sul