Informações sobre o tratamento

Tempo intervenção
1-2 horas
Anestesia
Geral
Hospitalização
2 dias
Recuperação
1-2 semanas
Efeitos
3-6 dias
Resultados
Duradouros

O que o custo pode incluir

  • Cirurgia
  • Anestesia
  • Revisões

Vantagens

  • Promove o emagrecimento
  • Diminui o tamanho do estômago
  • Não existe a perda de nutrientes
  • Combate a obesidade
  • Trata as doenças associadas à obesidade

Resultados esperados e riscos

Os efeitos da gastrectomia podem ser vistos nos primeiros dias, pois a capacidade para digerir os alimentos não é a mesma. Entre os riscos da cirurgia estão sangramentos, infecções, má cicatrização e náuseas.

A intervenção

A gastrectomia parcial é realizada por videolaparoscopia, com 5 incisões de 1cm no abdômen, o que torna a cirurgia menos invasiva e com uma recuperação mais rápida. A gastrectomia consiste em remover cerca de 80% do estômago, convertendo o órgão em um tubo estreito. Nessa modalidade de cirurgia bariátrica não é realizado o desvio intestinal.

Cuidados após a intervenção

Depois da cirurgia, o paciente deverá comer menos e mais vezes ao dia, o que requer uma reeducação alimentar. Na primeira semana é indicada a ingestão apenas de líquidos e durante da segunda semana os alimentos pastosos já podem ser introduzido à dieta. O consumo de alimentos sólidos está liberado à partir da quarta semana.

Contraindicações

Cada paciente deve ser avaliado de forma personalizada, já que para realizar a gastrectomia é preciso apresentar um determinado grau de obesidade e ter tentado perder peso pelos métodos tradicionais de emagrecimento.

O conteúdo publicado por Cirurgia.net é apenas informativo e orientado a compreender, de forma geral, em que consiste um tratamento em condições normais. Esta informação não pode ser considerada, em nenhum caso, como conselho médico.

Experiências

Ver todas

Tenho uma gastrectomia agendada para o final deste mês. O doutor Glenio foi muito atencioso comigo desde a primeira visita e teve muita paciência para esclarecer todas as minhas dúvidas. Sinto que estarei em boas mãos e que dará tudo certo, mas não vou negar que eu estou nervosa. Infelizmente ainda não encontrei ninguém que fez esta cirurgia. Acho que me tranquilizaria um pouco conhecer alguma experiência, saber como foi a alimentação por sonda, se teve rejeição e principalmente a adaptação do dreno abdominal que é o que mais me assusta.

Olá pessoal! Faz um ano fiz uma gastrectomia porque tinha sobrepeso. Tanto a cirurgia como o pós-operatório foi tudo bem, ainda que no inicio foi difícil eu me acostumar com o novo estilo de vida. Estou preocupado porque, além de eu não conseguir perder a quantidade de peso que eu esperava, voltei a ganhar uns quilos. Eu estava bem contente, mas devido a este problema minha autoestima está em baixa. Isso é normal? Alguém aqui que também passou por esta situação para me ajudar com uma explicação ou um conselho?

Tenho 1,65 altura e 95 kg, estou pensando em fazer a cirurgia. Alguém já fez e pode me falar um pouco de como é e o pós da cirurgia também? O que devo fazer, comer, que hábitos preciso mudar para que seja mais eficaz. Não faço nenhum tipo de atividade física, após a cirurgia vou precisar fazer com frequência, ou por quanto tempo?

1 comentário

Passei quase três anos tentando emagrecer pelos métodos tradicionais e menos agressivos e fracassei em todos eles. Estou nervoso porque o médico me disse que eu cheguei num nível de obesidade que a única solução para proteger a minha saúde é fazer uma gastrectomia. Ele foi muito atencioso e me explicou tudo com detalhes, o que acho que foi pior. Não quero ter que retirar meu estômago, ainda que seja só uma parte. Estou triste e preocupado. Preciso ouvir uma segunda opinião.

Graças ao profissionalismo e cuidados do Dr. Douglas e sua equipe a minha cirurgia foi um sucesso total. Já superei a fase da alimentação por sonda e agora estou com a dieta líquida. Acredito que na semana que vem já posso experimentar comer algo sólido. Confesso que não está sendo fácil, é tudo muito novo, e por mais que eu tenha recebido toda a orientação necessária, trata-se de uma mudança radical e é preciso tempo para se acostumar aos novos hábitos. Estou confiante e feliz.

Depois de pensar muito e ser aconselhada pelo meu clínico geral, decidi fazer uma cirurgia para tratar a obesidade. O meu colesterol está bastante alto e na última revisão médica foi constatado que o nível do açúcar no sangue também tá subindo. Eu sei que cada operação tem as suas vantagens e desvantagens e que é preciso passar por uma avaliação com o especialista, mas me recomendaram este portal para eu começar a trocar informação e ir esclarecendo as minhas dúvidas. Estou interessada em conversar com pessoas que fizeram a gastrectomia, e conhecer todos os prós e contras desta cirurgia.

Aos 54 anos media 51cm e pesava quase 100 quilos. Depois de inúmeras dietas sem sucesso, decidi procurar ajuda médica e tratar a obesidade com uma gastrectomia. Tanto a cirurgia como o pós-operatório foi tudo bem, apesar da recuperação ter sido bem delicada. Perdi 40kg. Meu organismo aceita melhor o doce, mas rejeita totalmente qualquer tipo de carne. Gostaria de saber se alguém fez esta cirurgia e se enfrentando o mesmo problema.

Fiz a gastrectomia em 2012. Meu organismo reagiu bem, emagreci muito, mas ainda estou me adaptando ao novo estilo de vida. Quem está pensando ou necessita fazer esta cirurgia é preciso ser consciente que terá que passar por várias mudanças, desde o controle periódico com exames de sangue até a rejeição de alguns alimentos. É preciso mastigar muito bem a comida, não ter pressa e descubrir o que faz mal comendo de tudo. É um processo lento e difícil, mas vale muito a pena.

Temas do fórum

Ver todos
Temas Mensagens Última mensagem
6 1 Fev 2017
6 22 Dez 2016
7 21 Nov 2016
Pergunte ao médico

perguntas

Ver todas

Moro em Uberaba mg e gostaria de fazer uma bariátrica,já tentei inúmeras RA e dieta desde a da lua, do suco, jejum...meu imc é 36 o que já mostra obesidade II,estou cansada de ficar tentando até porque já tenho 2 filhos e depois da ultima gestação meu peso estabilizou e meu sofrimento é grande.gostaria de saber se o valor tem que ser pago total ou se pode parcelar 50 ou 60% da cirurgia.

Ainda não tem respostas

Sou uma mulher de 60 anos, que preciso reduzir minha glicose e colesterol. Tenho um plano de saúde da Assim. Sou professora da prefeitura, mas acho que meu plano não cobriria. Gostaria de saber o preço no particular e se vocês parcelariam. Obrigada pela atenção.

Dr. Fabricio Francischone

A melhor resposta

Olá tudo bem? Os valores cirúrgicos podem variar muito dependendo de cada cidade e estado, bem como o tipo de cirurgia, anestesia, hospital a ser escolhido entre outros fatores. De acordo com Conselho Federal de Medicina (CFM) somos proibidos de divulgar valores de procedimentos, quem os faz está indo contra ética médica. Por isso ideal seria av ... ler mais

1 resposta ler mais

Artigo

Ver todos

Centros destacados

Ver todos

Dr. Marco Aurélio Cabral

1 recomendação

Formado pela Universidade de Ciências Médicas de Alagoas, Dr. Marco Aurélio Cabral, CRM-PE 15203, tem conhecimento sólido na área de estética, sendo frequentador assíduo de congressos nacionais e internacionais. Está preparado para atender cada paciente de forma personalizada, com dedicação e profissionalismo.EspecialidadesTrabalha com procedimentos faciais e corporais, que visam uma melhora estética e a retomada da autoestima do pacientes. Dentre os habitualmente realizados pelo Dr. Marco Aurélio estão o preenchimento, os tratamentos a laser, a aplicação de botox, além de tratamentos de manchas e estrias.EstruturaA clínica conta com um ambiente acolhedor, com atendimento personalizado, onde não há espera do horário marcado. As consultas são atendidas com brevidade. LocalizaçãoTemos uma equipe completa a seu dispor para melhor atender você, em duas cidades: Recife e Caruaru. Os locais foram especialmente escolhido para sua comodidade. Entre em contato para agendar uma avaliação.Responsável técnico: Dr. Marco Aurélio Cabral, CRM-PE 15203

Recife Pernambuco

Dr. Eduardo Passamai

Se você está pensando em realizar uma cirurgia plástica estética ou reparadora, conte com a experiência do Dr. Eduardo Passamai. O profissional está em contínuo aperfeiçoamento para aplicar as técnicas mais adequadas no atendimento de cada paciente.EspecialidadesMembro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o Dr. Eduardo Passamai, CRM-ES 7766 / RQE 6964, está preparado para atuar com cirurgias para a remodelagem do contorno corporal e também intervenções faciais. Todos os procedimentos são realizados em ambiente hospitalar devidamente equipado, proporcionando total segurança.LocalizaçãoEntrando em contato você poderá marcar uma primeira avaliação, estamos ao seu dispor. As clínicas estão localizadas nas cidades de Vitória e Vila Velha, aguardamos sua visitaResponsável técnico: Dr. Eduardo Passamai, CRM-ES 7766 / RQE 6964

Vitória (Espírito Santo) Espírito Santo

Grupo Vivere

Centro especializado em cirurgia bariátrica, eficiente no atendimento e na agilidade de marcação de exames e consultas da equipe multidisciplinar. Conta com equipe acolhedora que auxilia os pacientes nos períodos de preparação e após a cirurgia.EspecialidadesOs pacientes contam com profissionais de alto nível de formação e preparados para oferecer um tratamento seguro e eficaz. Dr Marnay H. Carvalho, CRM-MG 40961 / RQE 28293, mestre em cirurgia digestiva pela USP de São Paulo, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariatrica e Metabólica, está em constante atualização através de cursos e palestras nacionais e internacionais.Os procedimentos são realizados em centros especializados, devidamente equipados para trazer a segurança e bem-estar aos pacientes. As técnicas e condutas aplicadas são sempre de acordo com a sociedade científica mundial.LocalizaçãoO Grupo Vivere fica em Uberlândia. Garanta um atendimento ético responsável e acolhedor. Entre em contato e agende uma avaliação.Responsável técnico: Dr. Marnay Helbo de Carvalho, CRM-MG 40961 / RQE 28293

Uberlândia Minas Gerais