Mitos e verdades sobre implantes dentários

 · 
Mitos e verdades sobre implantes dentários

Para quem sofre com a falta de dentes, os implantes podem ser uma ótima solução para recuperar a funcionalidade da dentição e a estética do sorriso. O tratamento permite ao paciente mastigar, falar e sorrir com confiança, contribuindo fortemente para o aumento da sua autoestima.

É natural que quem está pensando em colocar implantes dentários tenha muitas dúvidas sobre o tratamento. Para lhe ajudar a entender o que o verdade e mentira, preparamos este artigo. Não perca!

1) Qualquer pessoa pode colocar implantes dentários

Mito. É necessário que o paciente esteja saudável e que disponha de estrutura óssea adequada para receber os implantes. É fundamental que cada caso seja avaliado de forma personalizada, pois existe a possibilidade de realizar um tratamento prévio com enxerto ósseo que viabiliza a fixação do implante dentário.

2) O implante de dente pode causar rejeição

Meia verdade. Os implantes são feitos de titânio, um material que não causa rejeição. Os riscos da colocação de implantes dentários estão relacionados a problemas durante a cirurgia ou pós-operatório, o que requer a retirada do implante e fixação de uma nova peça.

diseno-de-sonrisa.jpg

3) O implante e o dente são colocados no mesmo dia

Meia verdade. Existem casos em que é possível colocar o implante e o dente artificial definitivo no mesmo dia, dependendo da quantidade e da qualidade do osso da mandíbula e da maxila. Normalmente, o procedimento é realizado em duas etapas.

Na primeira, o implante, que é um pino de titânio, é colocado dentro do osso, fazendo o papel de raiz do dente. Após 3 a 6 meses, quando o implante está completamente fixo e cicatrizado, o dente artificial é parafusado no implante, finalizando o tratamento.

4) É possível comer de tudo com o implante dentário

Mito. Assim como os dentes naturais, os implantes requerem cuidados, já que determinados alimentos podem trincar a peça. Porém, não existem grandes restrições.

5) O implante dentário dura mais que a prótese

Verdade. Ao contrário das próteses dentárias, que precisam ser trocadas em média a cada 2 anos, os implantes podem durar por um longo prazo. Especialistas explicam que a peça de titânio tem uma vida útil de 15 anos ou mais, porém, é fundamental um acompanhamento a cada 6 meses para manutenção e uma correta higiene oral.

Agora que você esclareceu suas principais dúvidas sobre o tratamento, clique aqui e um encontre um especialista em implantes dentários perto de você.

Cirurgia.net

Comentários (4)

Hibisco

· Natal

Olá! Esse também é um dos procedimentos que eu preciso fazer. Perdi dois dentes da frente ainda na adolescência e uso protese até hoje. Muito inconveniente!
Responder
JCMartins

· São Francisco do Sul

é eu tambem tenho que fazer e faz tempo que to me enrolando... to conversando com umas pessoas aqui que ja colocaram implantes dentarios pra tirar duvidas: http://www.cirurgia.net/forum/nao-tem-risco-do-dente-implantado-se-mover-8269 tao me ajudando
Responder
Hibisco

· Natal

A cirurgia é bem simples... Só acho que ainda tá muito caro.
Responder
JCMartins

· São Francisco do Sul

eu tenho mais duvida sobre o resultado mesmo... se fica bom. Se ficar bom o investimento vale a pena
Responder
Contate um médico