Elimine tatuagem, mancha e micropigmentação com laser Q-Switched N-yag

Elimine tatuagem, mancha e micropigmentação com laser Q-Switched N-yag
Formada em Publicidade e Propaganda, desde que me formei, sempre fui apaixonada pelas redes sociais, sou redatora há mais de 10 anos, com experiência no setor da medicina estética.
Criação: 9 abr 2017 · Atualização: 25 mai 2022
Entre em contato com clínicas Verificadas que podem realizar o tratamento.

Antigamente era possível eliminar tatuagem somente com o uso de métodos considerados agressivos, o que mudou na atualidade. Hoje em dia, graças ao avanço tecnológico, a remoção é possível com o uso de técnicas eficientes que não danificam a pele.

Geralmente, tatuagens feitas em regiões visíveis do corpo, como pescoço, braços e mãos, por exemplo, podem ser algo que influenciem de maneira negativa na vida laboral e social de muita gente. Há casos, inclusive, de pessoas que buscam soluções efetivas para eliminar a marca que, em algum momento, foi motivo de satisfação, mas que, atualmente, se tornou um problema.

Quanto uma tatuagem é feita, são introduzidas micropartículas de pigmentos de tintas abaixo da pele, o que requer o uso de técnicas eficientes de remoção. De preferência, uma tecnologia que possa gerar impulsos de energia com uma longitude específica e, desse modo, focar unicamente na eliminação dos pigmentos de tinta.

A técnica com laser Q-Switched N-yag possui uma longitude que é absorvida pelas proteínas, sendo altamente efetiva para o tratamento de lesões vasculares superficiais, tatuagens, e ainda lesões benignas. Trata-se de um laser considerado ideal para remover tatuagens com pigmentos de tinta azul e negra.

O objetivo principal do tratamento é o controle preciso da energia térmica. Isso porque possui um efeito fotoacústico com choque mecânico sobre os tecidos, fazendo, assim, com que haja um desprendimento de resíduos epidérmicos.

As tecnologias que fazem uso do laser para a eliminação de tatuagens geralmente são indolores. Podem, em algumas situações, causar um breve desconforto dependendo da área de tratamento, pois alguns tecidos são mais sensíveis do que outros. Em casos assim, se faz necessária a aplicação de pomadas anestésicas.

Em que consiste o método Q-Switched N-yag?

O sistema "Q" significa qualidade, enquanto "Switched" se refere ao fator de mudança de qualidade ou seletividade da estrutura de ressonância ótica do laser. Clinicamente, isso é chamado de efeito fotoacústico com choque mecânico sobre os tecidos.

No entanto, para que seja determinada qual a melhor técnica utilizada para a eliminação de tatuagens, antes é necessária uma avaliação personalizada que leva em consideração a cor, o tipo de pigmento e a localização corporal.

tatu2.jpg

A tinta negra é absorvida com mais facilidade em todas as longitudes de onda, o que faz com que sua eliminação seja mais efetiva com o uso do laser Neodimio-Yag Q- Switched de 1064 nm por sua penetração.

Já as cores azul, verde, e mistas, por suas combinações variáveis, estão mais condicionadas pela quantidade de óxido de titânio ou de zinco, que são pigmentos difíceis de eliminar. Em casos assim, os sistemas de lasers mais adequados são o de rubi Q-Switched e o Alexandrita Q-Switched. Já para as tatuagens com tons de amarelo e vermelho, o laser ideal é o Q-Switched de 532 nm.

Número de sessões necessárias para a eliminação de tatuagens

Dependendo do tipo de tatuagem, se requer um número maior ou menor de sessões. Além disso, há outros fatores que influenciam, como:

  • Tatuagem profissional: requer cerca de 10 sessões. Isso devido à densidade e a profundidade dos pigmentos utilizados;
  • Maquiagem permanente ou micropigmentação: requer em média 3 sessões, pois se trata de um procedimento mais simples de eliminar. No entanto, tende a custar um pouco mais, já que a pigmentação é mais profunda.

↪️ Relacionado: Mitos e verdades sobre a remoção de tatuagem

O laser é efetivo para todos os tipos de pele?

O laser Q-Switched N-yag se adapta a todos os tipos de pele graças à dupla longitude de onda emitida. Isso diferentemente dos lasers Alexandrita e Rubi, que são mais efetivos para peles claras, mas oferecem mais riscos de queimaduras epidérmicas. Veja algumas das vantagens do laser Q-Switched N-yag:

  • é mais utilizado para a eliminação de tatuagens e hiperpigmentações;
  • trata-se de última tecnologia para la eliminação de tatuagens;
  • possui maior efetividade;
  • não tem limitação de fototipos;
  • é um tratamento não invasivo;
  • não requer pós-operatório;
  • tem longitude de onda de 1.064 e é capaz de dobrar sua frequência até 532 nm;
  • tempos curtos de emissão;
  • elimina tatuagens de todas as cores.

É preciso destacar que esse tipo de laser também é muito efetivo para eliminar manchas de idade com a necessidade de apenas 1 ou 2 sessões. Isso em regiões como a face, o decote, e as mãos. Trata-se de um procedimento bastante seguro e eficaz, o qual não necessita de anestesia, além de ser completamente combinado com outros tipos de laser para tratamentos estéticos.

O laser Q-Switched N-yag ainda pode eliminar a micropigmentação de lábios, sobrancelhas e olhos com poucas sessões e sem deixar nenhum tipo de cicatriz ou marca.

Dra Débora Ramos
Sem opiniões
João Pessoa, Paraíba
Dra. Elisete Crocco
Sem opiniões
São Paulo, São Paulo
Dermplástica
1 Opinião
Franca, São Paulo
Day Hospital Novaplástica
Sem opiniões
Jundiaí, São Paulo
Anúncio

O conteúdo publicado no Cirurgia.net (site e App) em nenhum caso pode, nem pretende substituir as informações fornecidas individualmente por um especialista em cirurgia e medicina estética ou áreas afins. Este conteúdo é meramente indicativo e não é um conselho médico nem um serviço médico de referência. Fazemos um esforço e esforço constante para manter um alto padrão e precisão nas informações fornecidas, no entanto, a precisão e a adequação das informações contidas ou vinculadas não são garantidas.

Você não pode deixar de ler...